Profª Márcia Cristina B. Armelin
6 ano C e D // semana de 16/06 a 19/06/2020
ARTE// 2 aulas.
Sensibilização: Danças folclóricas, tradição e costume de um
povo.
Habilidade: (EF06AR11) Experimentar e analisar os fatores de
movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados,
geram as ações corporais e o movimento dançado.(EF06AR10) Explorar elementos
constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e
brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da
dança em sua história tradicional e contemporânea.
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista
dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus
estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais
iremos comentar na sequência. ESPAÇO
– É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos. FLUÊNCIA – É o movimento
contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades
dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo. PESO – São forças
utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à
verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes). TEMPO – É o que define
na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é
possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
DANÇAS FOLCLÓRICAS – Tiveram suas origens através das
culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural
específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das
danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração
para geração. No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da
região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial
brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira. Esses
são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os
costumes do povo de uma determinada região.
*Apostila
Situação de aprendizagem 1 // Responder a página 7 e 8 ( com o contexto acima).
Para vocês responderem a questão nº 09 // precisam fazer uma pesquisa sobre
dança, deixem tudo no caderno de arte//
* Pesquisa: Frevo, Catira, Xaxado,
Chimarrita? Se não conhecem, imaginam como elas são? Saberia dizer quais as
origens delas?
*Atividade 2 apreciação de imagem página 09 e preencha a ficha de
acordo com sua pesquisa.
* O
primeiro vídeo faz um apanhado geral sobre a dança folclórica brasileira, além
da construção poética das músicas. Esse vídeo faz parte do acervo do Instituto
Brincante, que é um grupo formado por artistas que pesquisam a cultura
nacional, além de oferecer cursos sobre a cultura popular brasileira, tendo
como um de seus integrantes o artista e músico Antônio Nóbrega, nascido em
Recife e que sempre esteve envolvido no mundo da arte, o levando a desenvolver
projetos envolvendo artes cênicas e música com um olhar para o folclore.
Instituto Brincante. Clipe: https://www.youtube.com/watch?v=EX8aUTyw2g // dança catira: https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0
// carimbo: https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI
// xaxado: https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg
Qualquer duvida : marciaarmelin@prof.educacao.sp.gov.br
Referencia: Apostila São Paulo faz escola// caderno 2 ARTE//
Paginas 07, 08 e 09 do 6 ano fundamental.
Professora e para mandar por email
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