sexta-feira, 26 de junho de 2020

EM 1ª série - História - Professor Jânio (22/06 a 26/06)


Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 1° ano A e B
Número de aulas: 2 ( 22 /06 a  26/06 )

Sensibilização:
A Crise Social e a Educação de Esparta

Habilidade:
Avaliar o processo de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-as às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais.

Sequência da atividade:
A atividade pode ser enviada até o dia 03/07
Copie e responda as questões no caderno.
Faça a leitura da página 100 (livro didático) para responder as questões 1 e 2.
Faça a leitura do texto na página 103 (livro didático) para responder a questão 3.
Faça a leitura do texto (A educação grega) na página 107 (livro didático) para responder a questão 4.

1- Quais foram os fatores que levaram ao empobrecimento da população na Grécia Antiga?
2- Como era estabelecida a relação entre os gregos e as populações nativas de suas colônias?
3- De que forma era governada a cidade de Esparta?
4- Escreva sobre a educação em Esparta.

Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: Livro didático: Conexões com a História.


EM 2ª série - História - Professor Jânio (22/06 a 26/06)



Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 2° ano A e B
Número de aulas: 2  ( 22/06 a  26/06)

Sensibilização:
 A Organização  Econômica Na América Espanhola

Habilidade:
Estabelecer relações entre as formas de colonização  portuguesa , espanhola e inglesa , identificando  suas semelhanças  e diferenças.

Sequência da atividade:
A atividade pode ser enviada até o dia 03/07.
Não precisa copiar as questões, basta enviar  as respostas.
Faça a leitura do texto na página 37 (livro didático)para responder a questão  1.
Faça a leitura do texto na página 39 (livro didático) para responder a questão 3.
Faça a leitura do texto  (A encomienda) na página  42 do livro didático para responder a questão 4.
1- Como funcionavam as regras do exclusivo metropolitano?
2- Responda a questão 5 da página 47 ( livro didático)
3- Comente sobre a atividade da mineração durante a colonização espanhola na América.
4-Quais eram  os direitos e as obrigações dos encomenderos no sistema de encomienda?

Forma de avaliação:
Espera-se que o aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: livro didático Conexões com a História.







Eletiva "Escola da moda" - Professora Ísis (22/06 a 26/06)

Clique no link a seguir para ter acesso ao Roteiro de Estudos.

ATENÇÃO: selecione o arquivo "AULA ELETIVA MODA 22 JUNHO"

https://drive.google.com/drive/folders/1YNtj7kXF-tVt0kZGM9QjiXk8uX3-pqnG?usp=sharing

EF 8º ano A - Projeto de Vida - Professora Ísis (22/06 a 26/06)

Clique no link a seguir para ter acesso ao Roteiro de Estudos.

ATENÇÃO: selecione o arquivo "AULA 8ºano PV 22 JUNHO"

https://drive.google.com/drive/folders/10NzQY-v-TFWjxCTPfV77j0byzWdXq9tG?usp=sharing

EF 8º ano A - Projeto de Vida - Professora Ísis (15/06 a 19/06 - Retroativo)

Clique no link a seguir para ter acesso ao Roteiro de Estudos.

ATENÇÃO: selecione o arquivo "AULA 8ºano PV 15 JUNHO"

https://drive.google.com/drive/folders/10NzQY-v-TFWjxCTPfV77j0byzWdXq9tG?usp=sharing

EF 8º ano A - Projeto de Vida - Professora Ísis (08/06 a 12/06 - Retroativo)

Clique no link a seguir para ter acesso ao Roteiro de Estudos.

ATENÇÃO: selecione o arquivo "AULA 8ºano PV 08 JUNHO"

https://drive.google.com/drive/folders/10NzQY-v-TFWjxCTPfV77j0byzWdXq9tG?usp=sharing

EF 8º ano A - Projeto de Vida - Professora Ísis (1º Bimestre - Retroativo)

Clique no link a seguir para ter acesso ao Roteiro de Estudos.

ATENÇÃO: selecione o arquivo "AULA 8ºano PV 1 BIMESTRE"

https://drive.google.com/drive/folders/10NzQY-v-TFWjxCTPfV77j0byzWdXq9tG?usp=sharing

Eletiva "Ciência do dia a dia" - Professor Paulo Xavier (22/06 a 26/06)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier Ferreira.
Componente Curricular: Eletiva “Ciências do dia a dia”.
Turmas: Manhã e Tarde.
Número de aulas/data referente: 2 aulas    26-06-2020

Sensibilização: Olá estudantes, tudo bem com vocês? Seguimos na exploração do incrível mundo da ciência que se esconde em nosso cotidiano.

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF06CI03, EF06CI04

Sequência de Atividades:
Ler o pequeno texto abaixo:
Você sabe o que são plásticos?
Existem muitos materiais que utilizamos em nosso dia a dia que são feitos de plástico, mas afinal o que é o plástico?
Plástico é um material feito pelo homem, utilizando como matéria prima produtos obtidos do petróleo. Esse material, apesar de ser muito útil, causa um grande impacto ambiental, tanto na obtenção de sua matéria prima, quanto no descarte incorreto após sua utilização.
Pensando nisso, cada dia mais os cientistas vêm desenvolvendo plásticos menos poluentes e com matérias primas renováveis. Vamos fabricar um plástico de batata?
Assistir os vídeos dos links abaixo e produzir seu plástico de batata:
Plástico de batata parte 1:
Plástico de batata parte 2:
ROTEIRO EXPERIMENTAL:

MATERIAL E REAGENTES:
Liquidificador.
Água.
Jarra.
Bastão de vidro.
Peneira.
Corante alimentício.
Vinagre.
Batata.
Tábua de Carne.
Faca.
Panela.
Forma de molde.
Copo de medida.
Colher de pau.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Picar 3 batatas em rodelas, transferir para o liquidificador, adicionar aproximadamente 1 litro de água e bater o conteúdo até obter uma mistura homogênea.
Transferir o “suco de batatas” para a jarra e deixar repousando por aproximadamente 20 minutos.
Após o tempo de repouso, retirar a espuma sobrenadante, com o auxílio de uma peneira e depois descartar o restante da água, tomando cuidado para não agitar e perder o precipitado (material branco no fundo da jarra).
Transferir esse material para uma panela, adicionar 20ml de vinagre, 100ml de água e algumas gotas do corante alimentício escolhido.
Aquecer todo conteúdo no fogão. Com o auxílio de uma colher de pau, homogeneizar todo conteúdo durante o aquecimento até obter uma mistura viscosa. Transferir para uma forma desejada e aguardar a cura (ou secagem do material), isso pode levar até uma semana.
 
Forma de Avaliação da Aprendizagem: Realizar o experimento proposto e enviar uma foto  via e-mail ou whatsapp.

Contato: xferreira@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsaap (19) 9-8957-9545

Referências :
Currículo Paulista: Ciências da Natureza.

A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

EF 6º ano - Língua Portuguesa - Professor Richard (22/06 a 26/06)


Roteiro de Estudos
Professor(a): RICHARD PETERSON
Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA
Turmas: 6o. ANO
Número de aulas/data referente: 6 AULAS – 22 A 26/06

Sensibilização  2° BIMESTRE – TEMOS ALGUMAS NOTÍCIAS PARA VOCÊ !
NESTA SEMANA IREMOS ATÉ A PÁGINA 157.

Habilidade(s) a ser desenvolvida  Produção textual – Analise de texto – Leitura (Gênero Textual Notícia) – VERBO E LOCUÇÃO VERBAL.

Sequência de Atividades TODO CONTEÚDO DA ATIVIDADE ESTÁ A DISPOSIÇÃO, NO LIVRO DIDÁTICO ENTRE AS PAGINAS 151 ATÉ A 157 E PELA VIDEOAULA CONFORME LINK DIARIAMENTE NO YOUTUBE.
SEGUNDA FEIRA
TERÇA FEIRA
QUINTA FEIRA
SEXTA FEIRA

Forma de Avaliação da Aprendizagem TODA MATÉRIA REALIZADA DEVE SER FOTOGRAFADA E ENVIADA POR WHATSAPP OU E-MAIL.

Contato richardpeterson@prof.sp.gov.br / ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECER DUVIDAS SOBRE A MATÉRIA E MESMO O ENVIO DA MATÉRIA CASO SEJA NECESSÁRIO PELO  WHATSAPP(19)99444-6699

Referências LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA "TECENDO LINGUAGENS"