ROTEIRO DE ESTUDOS
ATIVIDADE 06
LETRAMENTO DIGITAL
Professor(a): ELAINE APARECIDA STENZEL
Componente Curricular: TECNOLOGIA
Turmas: 8os. ANOS A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 01 aulas – semana de 15 a 19 de Junho
Sensibilização
O que representa a figura abaixo?
Habilidade(s) a ser desenvolvida EF89TEC12 – Analisar e interagir com outros modos de ler e escrever, por
meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem
compartilhamento de idéias.
meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem
compartilhamento de idéias.
Sequência de Atividades
AGORA É COM VOCÊ!
1 – Vamos ler atentamente o texto a seguir:
Linguagem digital: A introdução de símbolos como facilitadores do discurso
A difusão da comunicação social, através dos ambientes digitais, tem-se mostrado uma grande aliada
a várias esferas da vida em sociedade.
a várias esferas da vida em sociedade.
Embora o início da era digital tenha sido marcado por preocupações referentes ao papel e ao uso da
escrita e, até mesmo, por exemplo, à suposta extinção de materiais impressos (livros, revistas,
jornais), o momento é de proveito.
escrita e, até mesmo, por exemplo, à suposta extinção de materiais impressos (livros, revistas,
jornais), o momento é de proveito.
As pessoas aprenderam a utilizar as ferramentas digitais. Hoje, buscamos empregos, conectamo-nos
com pessoas do mundo inteiro, lemos livros (e-books), noticiários, vemos vídeos, filmes, séries,
testamos a veracidade das informações e pesquisamos qualquer tipo de assunto que queiramos
conhecer.
com pessoas do mundo inteiro, lemos livros (e-books), noticiários, vemos vídeos, filmes, séries,
testamos a veracidade das informações e pesquisamos qualquer tipo de assunto que queiramos
conhecer.
Entre os principais fatores de aceitação, sem dúvida, está a agilidade na comunicação. Enviar uma
mensagem pelo WhatsApp, deixar um recado de aniversário no face para aquele amigo que não
vemos há tempos, atualizar o Instagram com registros fotográficos de momentos interessantes,
são ações que tornaram-se mais que corriqueiras, tornaram-se necessárias e isso só quer dizer
uma coisa: as pessoas gostam de comunicar-se com o mundo ao seu redor!
mensagem pelo WhatsApp, deixar um recado de aniversário no face para aquele amigo que não
vemos há tempos, atualizar o Instagram com registros fotográficos de momentos interessantes,
são ações que tornaram-se mais que corriqueiras, tornaram-se necessárias e isso só quer dizer
uma coisa: as pessoas gostam de comunicar-se com o mundo ao seu redor!
Mas, em uma realidade de comunicação em tempo real, escrever ou comentar um post, e/ou
enviar uma mensagem cuja resposta é ansiosamente esperada do “outro lado” requer habilidade.
Mais que isso, exige uma nova linguagem.
enviar uma mensagem cuja resposta é ansiosamente esperada do “outro lado” requer habilidade.
Mais que isso, exige uma nova linguagem.
Com a necessidade de sermos ágeis, introduzimos sinais, abreviações linguísticas e os mais
imprevisíveis símbolos, capazes de simplificar e reduzir o discurso a tal ponto que a construção
frasal no ambiente digital passou a ser híbrida, pois incorporou smiles e transformou o discurso,
sem, no entanto, perder coerência e funcionalidade.
imprevisíveis símbolos, capazes de simplificar e reduzir o discurso a tal ponto que a construção
frasal no ambiente digital passou a ser híbrida, pois incorporou smiles e transformou o discurso,
sem, no entanto, perder coerência e funcionalidade.
Mas, essas mudanças são boas ou ruins? Há o risco de os jovens “desaprenderem”? As pessoas
ficarão “preguiçosas”?
Ao que tudo indica, os recursos que criamos no mundo virtual servem para facilitar nosso
discurso, sendo usados nos espaços em que são permitidos. Em contrapartida, nos âmbitos
profissional e acadêmico, a linguagem formal continua sendo o padrão de comunicação. Isto
significa que é preciso aprimorar o processo de aprendizagem da língua portuguesa mas,
independente das formas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, os jovens e as pessoas
em geral têm mais acesso a discursos formais, bem como a ferramentas de correção e consulta
vocabular.
discurso, sendo usados nos espaços em que são permitidos. Em contrapartida, nos âmbitos
profissional e acadêmico, a linguagem formal continua sendo o padrão de comunicação. Isto
significa que é preciso aprimorar o processo de aprendizagem da língua portuguesa mas,
independente das formas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, os jovens e as pessoas
em geral têm mais acesso a discursos formais, bem como a ferramentas de correção e consulta
vocabular.
Assim, utilizar símbolos é, além de prático, intensificador, pois pode expressar melhor uma
sensação ou situação, deixando-a até mesmo aberta para a interpretação do receptor.
sensação ou situação, deixando-a até mesmo aberta para a interpretação do receptor.
por Thiago Acioli
Publicitariossc.com 04/05/16
2 – Agora responda:
A – Você costuma usar emojis ou smiles no lugar de palavras? Porque?
B – Costuma usar o corretor em suas mensagens?
C – Você já percebeu erros de português nas mensagens que envia e fez as devidas correções?
D – Já se percebeu usando abreviações em textos escritos ou numa redação, por exemplo?
Fez as devidas correções ou não?
Fez as devidas correções ou não?
Forma de Avaliação da Aprendizagem
De acordo com o entendimento do texto, respostas das atividades e capricho na entrega.
Contato
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E
ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.
ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.
FAZER CABEÇALHO EM TODAS AS ATIVIDADES:
Referências
por Thiago Acioli
Publicitariossc.com 04/05/16
entregue
ResponderExcluir