segunda-feira, 15 de junho de 2020

EF 8º ano - Tecnologia - Professora Elaine (15/06 a 19/06)

ROTEIRO DE ESTUDOS
ATIVIDADE 06
LETRAMENTO DIGITAL


Professor(a): ELAINE APARECIDA STENZEL
Componente Curricular: TECNOLOGIA
Turmas: 8os. ANOS A, B, C  e D
Número de aulas/data referente: 01 aulas  – semana de 15 a 19 de Junho

Sensibilização  
O que representa a figura abaixo?
Resultado de imagem para emojis | Imagens de emoji, Frases para ...


Habilidade(s) a ser desenvolvida EF89TEC12 – Analisar e interagir com outros modos de ler e escrever, por 
meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem 
compartilhamento de idéias.


Sequência de Atividades

AGORA É COM VOCÊ!

1 –  Vamos ler atentamente o texto a seguir: 


Linguagem digital: A introdução de símbolos como facilitadores do discurso

A difusão da comunicação social, através dos ambientes digitais, tem-se mostrado uma grande aliada 
a várias esferas da vida em sociedade.
Embora o início da era digital tenha sido marcado por preocupações referentes ao papel e ao uso da 
escrita e, até mesmo, por exemplo, à suposta extinção de materiais impressos (livros, revistas, 
jornais), o momento é de proveito.

devices
As pessoas aprenderam a utilizar as ferramentas digitais. Hoje, buscamos empregos, conectamo-nos 
com pessoas do mundo inteiro, lemos livros (e-books), noticiários, vemos vídeos, filmes, séries, 
testamos a veracidade das informações e pesquisamos qualquer tipo de assunto que queiramos 
conhecer.
Entre os principais fatores de aceitação, sem dúvida, está a agilidade na comunicação. Enviar uma 
mensagem pelo WhatsApp, deixar um recado de aniversário no face para aquele amigo que não 
vemos há tempos, atualizar o Instagram com registros fotográficos de momentos interessantes, 
são ações que tornaram-se mais que corriqueiras, tornaram-se necessárias e isso só quer dizer 
uma coisa: as pessoas gostam de comunicar-se com o mundo ao seu redor!
social media
Mas, em uma realidade de comunicação em tempo real, escrever ou comentar um post, e/ou 
enviar uma mensagem cuja resposta é ansiosamente esperada do “outro lado” requer habilidade. 
Mais que isso, exige uma nova linguagem.
Com a necessidade de sermos ágeis, introduzimos sinais, abreviações linguísticas e os mais 
imprevisíveis símbolos, capazes de simplificar e reduzir o discurso a tal ponto que a construção 
frasal no ambiente digital passou a ser híbrida, pois incorporou smiles e transformou o discurso, 
sem, no entanto, perder coerência e funcionalidade.

emoticons

Mas, essas mudanças são boas ou ruins? Há o risco de os jovens “desaprenderem”? As pessoas 

ficarão “preguiçosas”?

Ao que tudo indica, os recursos que criamos no mundo virtual servem para facilitar nosso 
discurso, sendo usados nos espaços em que são permitidos. Em contrapartida, nos âmbitos 
profissional e acadêmico, a linguagem formal continua sendo o padrão de comunicação. Isto 
significa que é preciso aprimorar o processo de aprendizagem da língua portuguesa mas, 
independente das formas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, os jovens e as pessoas 
em geral têm mais acesso a discursos formais, bem como a ferramentas de correção e consulta 
vocabular.
Assim, utilizar símbolos é, além de prático, intensificador, pois pode expressar melhor uma 
sensação ou situação, deixando-a até mesmo aberta para a interpretação do receptor.


por Thiago Acioli
Publicitariossc.com 04/05/16
2 – Agora responda: 
    A – Você costuma usar emojis ou smiles no lugar de palavras? Porque?
B – Costuma usar o corretor em suas mensagens?
C – Você já percebeu erros de português nas mensagens que envia e fez as devidas correções?
D – Já se percebeu usando abreviações em textos escritos ou numa redação, por exemplo? 
Fez as devidas               correções ou não?
   

Forma de Avaliação da Aprendizagem
De acordo com o entendimento do texto, respostas das atividades e capricho na entrega.

Contato 
QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A PROFESSORA PELO EMAIL  
elainestenzel@prof.educacao.sp.gov.br


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E 
ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO. 


FAZER CABEÇALHO EM TODAS AS ATIVIDADES:
NOME
N.
ANO/SÉRIE
ATIVIDADE N.


Referências 
por Thiago Acioli
Publicitariossc.com 04/05/16

Um comentário: