Roteiro de Estudos
Professor(a): Edison Luis
Candian Filho
Componente Curricular: Eletiva
Turmas: 6º e 7º anos
Número de aulas/data referente: 2 aulas / semana do dia 15/06 ao dia 19/06
Sensibilização: “O xadrez é a
ginástica da inteligência” (Johann Wolfgang von Goethe)
Sequência de Atividades:
1º Atividade (Aula
1 – O Tabuleiro)
A luta entre as peças é travada em um tabuleiro de 64 casas
(8×8). Alternando casas pretas com casas brancas.
O diagrama acima mostra o posicionamento do tabuleiro. A casa
da direita de cada jogador deve ser branca. Para ficar mais fácil a
aprendizagem, vamos dividir o tabuleiro em colunas, filas e diagonais.
Colunas: Seqüência de casas verticais.
Filas: Seqüência de casas horizontais.
Diagonais: Seqüência de casas oblíquas em linha reta.
Todas as casas do tabuleiro possuem uma denominação
específica que é dada pelo encontro de uma fila com uma coluna. As colunas
recebem letras de a até h e as filas são numeradas de 1 até 8.
EXEMPLO: O
encontro da coluna a com a fila 1 vai dar orígem à casa a1.
Exercício:
Identifique no diagrama abaixo as seguintes casas: a8, b4,
c5, d2, d7, e4, f6, g3, h1.
2º Atividade (Aula
2 – As Peças)
Cada jogador inicia a partida com 16 peças. As brancas estão
situadas nas duas primeiras fileiras (1 e 2), e as pretas nas duas últimas
filas (7 e 8 ).
AS PEÇAS
PEÇA
|
SÍMBOLO
|
|
Brancas
|
Pretas
|
|
Rei
|
|
|
Dama
(Rainha)
|
|
|
Torre
|
|
|
Bispo
|
|
|
Cavalo
|
|
|
Peão
|
|
|
Ao iniciar a partida a distribuição das peças é feita da
seguinte forma: um rei, uma dama, duas torres, dois bispos, dois cavalos e oito
peões para cada jogador.
A POSIÇÃO INICIAL DAS PEÇAS
Quando vamos iniciar uma partida, as peças devem estar
posicionadas conforme o diagrama abaixo:
Observe que na posição inicial a dama branca ocupa a casa
branca e a dama preta ocupa a casa preta.
Exercício:
Na posição inicial, quais as casas ocupadas pelas seguintes
peças: Rei branco, Dama pretas, Bispos brancos.
Forma de Avaliação da Aprendizagem: As atividades realizadas serão consideradas como forma de avaliação na
disciplina. Ao finalizar as atividades, tirar as fotos e enviar ao e-mail do
professor ou entregar na secretaria da escola, não esquecendo de identificar na
entrega o nome, número e a série que está.
Contato: Qualquer dúvida
o professor está a disposição, podem entrar em contato em meu e-mail: edisoncandian@prof.educacao.sp.gov.br
Referências:
[1] INACIO,
Air. Xadrez Básico. Blog Airnacio,
2011. Disponível em: https://airinacio.wordpress.com/xadrez-basico/. Acesso em: 15 jun. 2020.