terça-feira, 16 de junho de 2020

EF 6º ano C e D - Arte - Professora Márcia (16/06 a 19/06)


Profª Márcia Cristina B. Armelin
6 ano C e D // semana de 16/06 a 19/06/2020
ARTE// 2 aulas.

Sensibilização: Danças folclóricas, tradição e costume de um povo.

Habilidade: (EF06AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência. ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos. FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo. PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes). TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

DANÇAS FOLCLÓRICAS – Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração. No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira. Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.
*Apostila Situação de aprendizagem 1 // Responder a página 7 e 8 ( com o contexto acima). Para vocês responderem a questão nº 09 // precisam fazer uma pesquisa sobre dança, deixem tudo no caderno de arte//

* Pesquisa: Frevo, Catira, Xaxado, Chimarrita? Se não conhecem, imaginam como elas são? Saberia dizer quais as origens delas?

*Atividade 2 apreciação  de imagem página 09 e preencha a ficha de acordo com sua pesquisa.

* O primeiro vídeo faz um apanhado geral sobre a dança folclórica brasileira, além da construção poética das músicas. Esse vídeo faz parte do acervo do Instituto Brincante, que é um grupo formado por artistas que pesquisam a cultura nacional, além de oferecer cursos sobre a cultura popular brasileira, tendo como um de seus integrantes o artista e músico Antônio Nóbrega, nascido em Recife e que sempre esteve envolvido no mundo da arte, o levando a desenvolver projetos envolvendo artes cênicas e música com um olhar para o folclore. Instituto Brincante. Clipe: https://www.youtube.com/watch?v=EX8aUTyw2g  // dança catira: https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0 // carimbo: https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI // xaxado: https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg
Referencia: Apostila São Paulo faz escola// caderno 2 ARTE// Paginas 07, 08 e 09 do 6 ano fundamental.

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