sexta-feira, 29 de maio de 2020

EF 6º ano A e B - Geografia - Professor Hélio (29/05)

Professor: Hélio
Componente Curricular: Geografia
Turmas: 6º A e 6º B
Número de aulas: 2 Aulas.
Habilidades: (EF06GE25)
 
Sensibilização: Saber direcionar-se pelo espaço geográfico nunca será tão fácil após a aquisição da habilidade trabalhada nessa atividade. E aqui, estudar não precisa ser uma tarefa chata e desgastante.
 
Roteiro
 
Acesse o link a seguir >>> https://forms.gle/5KAijsfL13HeZGP87  e responda as questões objetivas consultando a página 28 do seu livro didático de geografia.
Um grande abraço a todos do prof. Hélio.

EF Eletiva "Ciência do dia a dia" - Professor Paulo Xavier (29/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier Ferreira.
Componente Curricular: Eletiva “Ciências do dia a dia”.
Turmas: Manhã e Tarde.
Número de aulas/data referente: 2 aulas    29-05-2020

Sensibilização: Vamos observar a ciência que está em tudo?

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF07CI12 e EF06CI02

Sequência de Atividades: Assistir ao vídeo “Explicação experimento: ferrugem na palha de aço” e o vídeo experimental “Ferrugem na palha de aço” disponíveis em:
Explicação experimento: ferrugem na palha de aço:     https://www.youtube.com/watch?v=aWsnJ5OQ6Ic
Ferrugem na palha de aço:


Forma de Avaliação da Aprendizagem: Realizar o experimento proposto e enviar uma foto ou vídeo via e-mail ou whatsapp.

Contato: xferreira@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsaap (19) 9-8957-9545

Referências :
Currículo Paulista: Ciências da Natureza.

“Composição do ar”; SóQ. disponível em: https://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p1.php. Acesso em 12 de maio de 2020.
A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

EF 8º ano C - Projeto de Vida - Professor Paulo Xavier (29/05)


Roteiro de Estudos

Professor(a): Paulo José Xavier Ferreira
Componente Curricular: Projeto de Vida
Turmas: 8° Ano C
Número de aulas/data referente: 2 aulas / 25/05 a 29/05/2020

Sensibilização Vamos construir um sonho?

Habilidade(s) a ser desenvolvida:
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Sequência de Atividades: Realizar a leitura da Situação de Aprendizagem:  PROTAGONISMO E COMPROMISSO, contida no caderno do aluno Projeto de vida.
Realizar as atividades “a” e “b”, contidas nesse mesmo roteiro.
Lembre-se de colocar as atividades desenvolvidas no seu diário de vivências.

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Envio de foto do Diário e das missões por e-mail ou whatsapp.

Contato: xferreira@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsaap (19) 9-8957-9545
Referências: Caderno do Aluno: Projeto de Vida.


EF 7º ano A - Projeto de Vida - Professor Paulo Xavier (29/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier Ferreira
Componente Curricular: Projeto de Vida
Turmas: 7° Ano A
Número de aulas/data referente: 2 aulas / 25/05 a 29/05/2020

Sensibilização Vamos construir um sonho?
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Sequência de Atividades: Realizar a Situação de Aprendizagem: “QUANDO TUDO COMEÇOU: MINHA BIOGRAFIA”, contida no caderno do aluno projeto de vida.
Fazem apenas os itens 1 e 2.
Os itens 3 e 4 serão realizados quando retomarmos as aulas (não realizar agora).
Lembre-se de colocar as atividades desenvolvidas no seu diário de vivências.

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Envio de foto do Diário e das missões por e-mail ou whatsapp.

Contato: xferreira@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsaap (19) 9-8957-9545
Referências: Caderno do Aluno: Projeto de Vida.


EM 2ª série - História - Professor Jânio (29/05)


 Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 2° ano A e B
Número de aulas: 2  ( 26/05 a  29/05)
Sensibilização:
A Valorização da Ciência e a Divisão da Igreja Cristã
Habilidade:
Reconhecer a diversidade dos patrimônios etnoculturais  e artísticos em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.
Sequência da atividade:
Pesquisar em sites para realizar a atividade
Sobre as questões 1,2 e 3, precisa enviar apenas a letra correspondente à alternativa correta.
A atividade deve ser feita no caderno

1- O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano. 

2- Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:
a) Henrique VIII.
b) João Huss.
c) João Calvino.
d) Martinho Lutero.
3-O movimento em direção à modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado pela Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu a cosmologia medieval e estabeleceu o método científico – a observação e a experimentação rigorosa e sistemática – como meio essencial de desvendar os segredos da natureza.
A afirmação do texto relaciona-se
a) ao renascimento científico europeu, que introduziu novas concepções relativas, dentre outras, ao heliocentrismo, à anatomia humana, às operações matemáticas decimais e à produção de textos.  
b) ao modo de produção feudal, resultante do aumento da produtividade agrícola e da expansão do poder dos senhores feudais, ampliando a exploração sobre a classe servil.  
c) à finalização da concorrência comercial entre as cidades italianas que disputavam a hegemonia no mar Mediterrâneo.  
d) à eclosão da Reforma Protestante, que condenava o apoio da Igreja Católica às interpretações científicas dos fenômenos religiosos.  

4- Elabore e responda duas questões sobre o Renascimento Cultural.

Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: https//brasilescola.uol.com.br, https//infoescola.com( sugeridos)