Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA –
Período - 2º BIMESTRE
Turmas: 1 º A e 2º B
Número de aulas/data referente: 2 AULAS - SEMANA DE 15 a 19/06
Tema : O que permite ao aluno
viver em sociedade?
Sensibilização: QUEM VEIO
PRIMEIRO? O OVO OU A GALINHA?
Embora no caso da SOCIEDADE e dos homens já saibamos quem veio primeiro,
essa relação é tão imbricada ( entrelaçada, inseparável) que a dúvida adquire
os mesmos contornos que a questão acima.
Curiosidades
Meu caro aluno e minha querida
aluna!
Já estamos no 2º Bimestre . Agora que você já sabe quando, como e
porque a Sociologia surgiu, nesse bimestre, a vida em sociedade será o foco
de todas as nossas reflexões e a primeira delas é : o que nos permite viver em sociedade?
Na atividade anterior você
aprendeu o significado de:
Sociedade
Substantivo feminino
1. 1.agrupamento de seres que convivem em estado gregário e em colaboração
mútua.
"s. humana"
2. 2. Para a sociologia
3. Grupo humano que habita em certo período de tempo e espaço, seguindo um
padrão comum; coletividade
Sociabilidade
Substantivo feminino
1. 1.característica do que é sociável.
2. 2.prazer de levar vida em comum, inclinação a viver em companhia de
outros; socialidade.
"alguns animais apresentam alto grau de s."
Fonte: https://www.google.com/
Embora estejamos inseridos em grupos humanos,
a sociabilidade é algo que aprendemos ao longo da nossa convivência em
sociedade.
Vamos
estudar mais esse assunto?
Preste
atenção nas atividades a seguir.
Habilidade(s) a ser desenvolvida : 1.Compreender as dinâmicas de
interação e relações sociais;
Sequência de Atividades:
1.
Abra o seu Caderno do Aluno – 2º
bimestre – na página 91 e 92 e faça a leitura atenta do Momento
1
2.
Embaixo da figura do bebê tem 2 perguntas:
A) O nível de dependência /independência e vulnerabilidade
dos animais e dos seres humanos são iguais?
B) Os animais reagem e aprendem por
imitação, como os seres humanos?
C) Pesquise alguns vídeos sobre o nascimento
dos animais.
D) Produza um texto com suas
conclusões a respeito do tema, comparando a maneira de viver e de aprender dos animais
e dos seres humanos.
Forma de Avaliação da Aprendizagem
1.
Processual:
verificando de forma comprometida o desenvolvimento do aluno em atividade
remota e atenta às suas dificuldades e/ou necessidades.
2.
Inclusiva - porque o aluno vai ser ajudado a dar um
passo à frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário