Tecnologia e a Transformação no Espaço
Pesquisar sobre a Tecnologia e sua Transformação no Espaço, o que a tecnologia nos trouxe de
benefícios e no que ela nos tem prejudicado na sua opinião.
Entregar essa atividade em uma folha com seu nome e ano.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
sexta-feira, 3 de abril de 2020
EF 6º ano - Arte - Professora Daniele
PONTOS, LINHAS E TEXTURAS
EM UMA FOLHA DE SULFITE, COLOQUE SEU NOME E ANO.
PESQUISE FORMAS DE LINHAS E PONTOS E PASSE AS FORMAS QUE DESCOBRIU PARA ESSA FOLHA.
USE A SUA IMAGINAÇÃO E UTILIZE MATERIAIS QUE VOCÊ POSSA FAZER ESSAS FORMAS.
LEMBRANDO QUE JÁ TRABALHAMOS ESSE ASSUNTO EM SALA DE AULA.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EM UMA FOLHA DE SULFITE, COLOQUE SEU NOME E ANO.
PESQUISE FORMAS DE LINHAS E PONTOS E PASSE AS FORMAS QUE DESCOBRIU PARA ESSA FOLHA.
USE A SUA IMAGINAÇÃO E UTILIZE MATERIAIS QUE VOCÊ POSSA FAZER ESSAS FORMAS.
LEMBRANDO QUE JÁ TRABALHAMOS ESSE ASSUNTO EM SALA DE AULA.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 8º ano - Projeto de Vida - Professora Daniele
Descobrindo seu super poder!
Em cima daquilo que já falamos em sala de aula, descreva em uma folha para entregar, seu super
poder. Descreva aquilo que você faz bem e aquilo que você gostaria de melhorar em você.
Descreva também uma habilidade que você gostaria de ter e ainda não tem e como você poderia
buscar meios de conseguir realizar ela.
Não esqueça de colocar nessa folha que vai me entregar seu nome e ano.
Bons estudos!
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
Em cima daquilo que já falamos em sala de aula, descreva em uma folha para entregar, seu super
poder. Descreva aquilo que você faz bem e aquilo que você gostaria de melhorar em você.
Descreva também uma habilidade que você gostaria de ter e ainda não tem e como você poderia
buscar meios de conseguir realizar ela.
Não esqueça de colocar nessa folha que vai me entregar seu nome e ano.
Bons estudos!
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
quinta-feira, 2 de abril de 2020
EF 9º ano - Projeto de Vida - Professora Valdirene
NO CADERNO
-MARKETING PESSOAL (O QUE É, IMPORTÂNCIA, COMO USAR NO DIA A DIA, COMO
FUNCIONA, TÉCNICAS);
-FAZER UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA USANDO SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS (FAZER SEU MARKETING PESSOAL).
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
-MARKETING PESSOAL (O QUE É, IMPORTÂNCIA, COMO USAR NO DIA A DIA, COMO
FUNCIONA, TÉCNICAS);
-FAZER UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA USANDO SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS (FAZER SEU MARKETING PESSOAL).
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
Eletiva - História em Quadrinhos - Professora Valdirene
NO CADERNO
-A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS;
-TRAJETÓRIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS;
-OS DESENHISTAS QUE SE DESTACARAM EM CADA ÉPOCA, COMENTAR DE CADA UM.
-OS BALÕES QUE SÃO USADOS E SEUS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
-A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS;
-TRAJETÓRIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS;
-OS DESENHISTAS QUE SE DESTACARAM EM CADA ÉPOCA, COMENTAR DE CADA UM.
-OS BALÕES QUE SÃO USADOS E SEUS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
quarta-feira, 1 de abril de 2020
EF 9º ano - Matemática (Correção da primeira lista de exercícios) - Prof. Paulo
Assista à correção e explicação de cada exercício anteriormente realizado. Vídeo do nosso estimado professor, Paulo Xavier:
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
terça-feira, 31 de março de 2020
EF 9º ano - Projeto de Vida - Professora Márcia
Realizar as atividades de Projeto de Vida presentes no Caderno do Aluno - 9º ano.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 7º ano - LEM Inglês - Prof. Richard (atividade 2)
Clique no link abaixo para ter acesso às atividades de Inglês. Selecione o arquivo "Tempos verbais em Inglês - 7º ano":
https://drive.google.com/drive/folders/1wWlP2msnbdGqauHuDOyA4YX_RmoqG9OF
As atividades devem ser registradas no caderno para avaliação futura.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
https://drive.google.com/drive/folders/1wWlP2msnbdGqauHuDOyA4YX_RmoqG9OF
As atividades devem ser registradas no caderno para avaliação futura.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 7º ano - LEM Inglês - Prof. Richard
130 substantivos em inglês mais usados
Uma das classes de palavras mais importantes quando aprendemos um idioma estrangeiro são os substantivos.
Eles são responsáveis por nomear os seres e uma variedade de outras coisas como objetos, sentimentos e lugares.
Para ajudar você a ampliar o seu vocabulário em inglês, organizamos uma lista com os 130 substantivos em inglês mais usados.
Encontre a lista clicando no link abaixo e selecionando a arquivo "Lista de substantivos em inglês":
https://drive.google.com/drive/folders/1wWlP2msnbdGqauHuDOyA4YX_RmoqG9OF
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 6º ano - Língua Portuguesa - Prof. Richard (atividade 2)
Registre no caderno de Língua Portuguesa as informações sobre adjetivos, bem como os exercícios para avaliação após o retorno às aulas presenciais.
Clique no link abaixo e, em seguida, selecione o arquivo "Adjetivos - 6º ano":
https://drive.google.com/drive/folders/1wWlP2msnbdGqauHuDOyA4YX_RmoqG9OF
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
Clique no link abaixo e, em seguida, selecione o arquivo "Adjetivos - 6º ano":
https://drive.google.com/drive/folders/1wWlP2msnbdGqauHuDOyA4YX_RmoqG9OF
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
Eletiva - Gestão de orgânicos - Professora Elaine
ELETIVA – GESTÃO DE ORGÂNICOS
PROCURE ASSISTIR AO FILE WALL-E https://www.youtube.com/watch?v=UP6xQIw9KhY
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças.
Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada. Questionário de Acompanhamento Leia as perguntas e assista ao filme Wall-E. Durante o filme, observe atentamente os detalhes pedidos nas questões e responda as perguntas:
1. Qual é o assunto, o tema principal do filme?
2. Por que você acha que uma grande produtora como Walt Disney preocupou-se em fazer um filme com esse tema?
3. O robozinho Wall-E não é capaz de falar, entretanto ele consegue transmitir alguns sons e aprende a palavra EVA. O que esta palavra representa para ele?
4. Alguns objetos não têm nenhum valor para nós, seres humanos, mas são interessantes. Cite alguns desses objetos e uma passagem do filme que comprove isso.
5. Qual era o sentimento de Wall-E com relação aos humanos?
6. Qual é o principal motivo que faz Eva deixar de seguir sua diretriz?
7. Os humanos viviam a bordo de uma nave chamada Axiom; o que houve com a espécie humana a bordo dessa nave?
8. Qual das funções abaixo se manteve muito ativa nos humanos?
a) Fala c) Locomoção
b) Audição d) Paladar
9. Explique quais partes do filme o levaram à resposta da questão número
10. Por que todos os passageiros humanos andam em cadeiras flutuantes?
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
PROCURE ASSISTIR AO FILE WALL-E https://www.youtube.com/watch?v=UP6xQIw9KhY
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças.
Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada. Questionário de Acompanhamento Leia as perguntas e assista ao filme Wall-E. Durante o filme, observe atentamente os detalhes pedidos nas questões e responda as perguntas:
1. Qual é o assunto, o tema principal do filme?
2. Por que você acha que uma grande produtora como Walt Disney preocupou-se em fazer um filme com esse tema?
3. O robozinho Wall-E não é capaz de falar, entretanto ele consegue transmitir alguns sons e aprende a palavra EVA. O que esta palavra representa para ele?
4. Alguns objetos não têm nenhum valor para nós, seres humanos, mas são interessantes. Cite alguns desses objetos e uma passagem do filme que comprove isso.
5. Qual era o sentimento de Wall-E com relação aos humanos?
6. Qual é o principal motivo que faz Eva deixar de seguir sua diretriz?
7. Os humanos viviam a bordo de uma nave chamada Axiom; o que houve com a espécie humana a bordo dessa nave?
8. Qual das funções abaixo se manteve muito ativa nos humanos?
a) Fala c) Locomoção
b) Audição d) Paladar
9. Explique quais partes do filme o levaram à resposta da questão número
10. Por que todos os passageiros humanos andam em cadeiras flutuantes?
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 8º ano - Tecnologia - Professora Elaine (atividade 2)
TECNOLOGIA
ASSISTA AO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=tcLLTsP3wlo
VOCÊ JÁ SE IMAGINOU SEM CELULAR OU QUALQUER OUTRO INSTRUMENTO QUE CONSIDERE TECNOLÓGICO HOJE EM DIA?
POIS BEM, NEM SEMPRE FOI ASSIM. COMO SERÁ QUE ERA A VIDA DAS PESSOAS SEM A INTERNET OU SEM ALGUM INSTRUMENTO QUE FACILITE SEU DIA A DIA?
POR ISSO VAMOS FAZER UMA PESQUISA: ESCOLHA UM INSTRUMENTO E FAÇA UMA PESQUISA SOBRE SUA INVENÇÃO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
ASSISTA AO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=tcLLTsP3wlo
VOCÊ JÁ SE IMAGINOU SEM CELULAR OU QUALQUER OUTRO INSTRUMENTO QUE CONSIDERE TECNOLÓGICO HOJE EM DIA?
POIS BEM, NEM SEMPRE FOI ASSIM. COMO SERÁ QUE ERA A VIDA DAS PESSOAS SEM A INTERNET OU SEM ALGUM INSTRUMENTO QUE FACILITE SEU DIA A DIA?
POR ISSO VAMOS FAZER UMA PESQUISA: ESCOLHA UM INSTRUMENTO E FAÇA UMA PESQUISA SOBRE SUA INVENÇÃO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 7º ano - Ciências - Professora Elaine (atividade 2)
MÁQUINAS SIMPLES
ASSISTAM AO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=SL7bxTDhlEw
DEPOIS RESPONDA:
1 – O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE MÁQUINAS SIMPLES?
2 – O QUE SÃO ALAVANCAS? QUAL SUA UTILIDADE NO DIA A DIA? DÊ EXEMPLOS.
3 – FAÇA UM DESENHO DE UM INSTRUMENTO DO SEU DIA A DIA QUE REPRESENTE UMA ALAVANCA.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
ASSISTAM AO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=SL7bxTDhlEw
DEPOIS RESPONDA:
1 – O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE MÁQUINAS SIMPLES?
2 – O QUE SÃO ALAVANCAS? QUAL SUA UTILIDADE NO DIA A DIA? DÊ EXEMPLOS.
3 – FAÇA UM DESENHO DE UM INSTRUMENTO DO SEU DIA A DIA QUE REPRESENTE UMA ALAVANCA.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 6º ano - Ciências - Professora Elaine (atividade 2)
Olá! Vamos aos estudos? Vamos falar sobre "Tratamento de água". Prontos?
Clique no link abaixo. Em seguida, selecione o arquivo "6º ano - Tratamento de água":
https://drive.google.com/drive/folders/1IBHWpvvjXnjAm5CbIAPe6WwR6VJ9oQ9W
Bom estudos!
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
Clique no link abaixo. Em seguida, selecione o arquivo "6º ano - Tratamento de água":
https://drive.google.com/drive/folders/1IBHWpvvjXnjAm5CbIAPe6WwR6VJ9oQ9W
Bom estudos!
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 8º ano - Tecnologia - Professora Elaine
Olá! Vamos aos estudos? Vamos começar com um texto sobre o tema FAKE NEWS, bem pertinente ao momento que estamos vivendo.
Após a leitura, enviem pelo menos duas situações onde após analisarem a notícia, perceberam que se tratava de FAKE NEWS.
Leia o texto clicando no link abaixo. Selecione o arquivo "FAKE NEWS":
https://drive.google.com/drive/folders/1IBHWpvvjXnjAm5CbIAPe6WwR6VJ9oQ9W
Bom estudo!
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
Após a leitura, enviem pelo menos duas situações onde após analisarem a notícia, perceberam que se tratava de FAKE NEWS.
Leia o texto clicando no link abaixo. Selecione o arquivo "FAKE NEWS":
https://drive.google.com/drive/folders/1IBHWpvvjXnjAm5CbIAPe6WwR6VJ9oQ9W
Bom estudo!
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
segunda-feira, 30 de março de 2020
EF 7º ano - Língua Portuguesa - Professora Patrícia (atividade 7)
Registre as questões e as respostas no caderno de Língua Portuguesa para avaliação futura.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 7º ano - Líingua Portuguesa - Professora Patrícia (atividade 6)
O relógio
Vinícius de Morais
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Poema:
Gênero textual que tem por finalidade expressar sentimentos, emocionar, sensibilizar e entreter o leitor.
Classifique/defina cada item indicado abaixo:
Estrutura:
Verso:
Estrofe:
Rima:
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 7º ano - Língua Portuguesa - Professora Patrícia (atividade 5)
Registre as atividades para avaliação no retorno às aulas presenciais.
Exercícios - Antônimos e Sinônimos :
Exercícios - Antônimos e Sinônimos :
1) Assinale a alternativa cuja frase apresenta antônimos :
A) ( ) Ele é simpático e muito atencioso
b) ( ) Nem entrava , nem saia, estava indeciso.
c) ( ) Aquela jovem é alta, esbelta e simpática.
d) ( ) A prova do concurso foi difícil e reflexiva.
e) ( ) ou vens alegre e satisfeito ou a festa não acontecerá.
2) Identifique os sinônimos, relacionando as colunas:
Coluna 1 Coluna 2
1- capaz ( ) falha
2- façanha ( ) apto
2- economizar ( ) proeza
4-deficiência ( ) poupar
3) A alternativa que apresenta erro quanto á correlação entre a palavra e seu antônimo é :
a) ( ) grande/ baixo
b)( ) rápido/ devagar
c)( ) crente / descrente
d) ( ) ativo/ inativo
e) ( ) frio/ quente
4) Assinale a alternativa em que as duas palavras não são sinônimas:
a) ( ) filhote/ cria
b) odor/ cheiro
c) ( ) cuidar/ tratar
d) ( ) perto/longe
e)( ) progenitores/pais
5) Assinale a alternativa em que á palavras são sinônimas:
a ( ) ) Ele é ágil e esperto
b) ( ) este rio é largo e fundo
c)( ) Estou cansado, impaciente
d) ( ) Esta resposta está , exata
e)( ) Ele precisa aguardar e ficar sentado.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 7º ano - Língua Portuguesa - Professora Patrícia (atividade 4)
Ortografia - Copie e responda corretamente no caderno:
Uso correto do MAL/MAU
BEM/BOM
A) Me sinto ________ hoje.
B) O tempo está ______ para viajar.
C) O menino foi _______ para seus amigos.
D) De tanto ajudar se deu ______.
E) O sapato foi _______ ajustado nos pés.
F) A previsão do tempo foi ______ prevista em relação à ontem.
G) Esse doce está com ______ cheiro.
Uso correto do G/J
tra_etória cere_a ferru_em
ti_ela lo_ista pa_em
ma_estade can_ica cirur_ia
an_elical previlé_io canoa_em
-ibóia cora_em _iló
va-em vare_ista pa_é
2) Uso correto do s / z
ra_ura arra_o pou_ada ca_a
rique_a a_aléia pobre_a análi_e
univer_o va_o leve_a pre_ilha
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF & EM - Atividade sobre o Coronavírus - Prof. Hélio
Objetivo do vídeo: Conscientização sobre a importância da
quarentena, informar sobre as melhores formas de proteção e como agir em
caso de sintomas.
Atividade para todas as séries/anos abaixo:
Responda as questões abaixo em um caderno para posterior visto.
1) Explique o que é o Coronavírus.
2) Por que essa doença foi batizada de Covid-19?
3) Quais são os sintomas do novo Coronavírus?
4) Explique o que é uma Pandemia.
5) O que muda após uma pandemia ter sido declarada?
6) Como surgiu o novo Coronavírus?
7) Como o vírus é transmitido ?
8) Quanto tempo esse vírus sobrevive em superfícies?
9) Como se prevenir para não ser infectado pelo novo Coronavírus?
10) Quando utilizar a máscara ?
11) Quem corre mais riscos? Justifique.
12) Como proceder em caso de sintomas?
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EM 2ª série - História - Prof. Jânio
Clique no link abaixo para ter acesso ao arquivo com as atividades de História. Selecione "2ª série - História":
https://drive.google.com/drive/folders/1H2L5RjVkQnsMZL8Ye9XI60WsftV80vf-
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
https://drive.google.com/drive/folders/1H2L5RjVkQnsMZL8Ye9XI60WsftV80vf-
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EM 1ª série - História - Prof. Jânio
Clique no link abaixo para ter acesso ao arquivo que contém a atividade de História. Selecione "1ª série - Arqueologia":
https://drive.google.com/drive/folders/1H2L5RjVkQnsMZL8Ye9XI60WsftV80vf-
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
https://drive.google.com/drive/folders/1H2L5RjVkQnsMZL8Ye9XI60WsftV80vf-
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 7º ano - Matemática - Professora Renata
Registro dos exercícios no caderno de Matemática.
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
EF 8º ano - Ciências - Professora Ariane (atividade 2)
EF 8º ano - Ciências - Professora Ariane
- Assistir à videoaula sobre ''fontes e transformação de energia" para relembrar o que foi trabalhado nas aulas. Clique no link https://www.youtube.com/watch?v=HfM4_eEQJkA
- Ler o texto abaixo:
Produção e distribuição de
energia elétrica
Existem
diferentes tipos de usinas elétricas, com diversas fontes de energia, que podem
ser renováveis ou não.
Mesmo com
fontes diferentes, a transformação de energia que ocorre é quase sempre a
mesma: a energia mecânica em energia elétrica; uma exceção é a usina de energia
solar.
A energia mecânica
está relacionada à movimentação, por exemplo, da água ou do vapor de água ou do
vento. Essa movimentação faz girar turbinas, formadas por um conjunto de hélices
acopladas aos geradores elétricos. A movimentação das turbinas aciona os
geradores de energia elétrica.
Mas de que forma a energia gerada
chega até os consumidores?
A energia elétrica é transmitida
da usina geradora até o usuário pela rede de transmissão, composta de fios
condutores, torres de transmissão e subestações de distribuição.A energia gerada na usina elétrica é distribuída por fios condutores até uma subestação elevadora. Nela ocorre a elevação da tensão elétrica estabelecida nos fios, para que a energia possa ser conduzida por longos trajetos.
Torres de transmissão dão suporte
aos fios elétricos que saem da subestação para diversos locais. Os fios elétricos
são conduzidos ate uma subestação distribuidora próxima a uma cidade, onde a
tensão é reduzida para, então, a energia elétrica ser distribuída aos consumidores.
Os fios
elétricos que saem da subestação são conduzidos por postes até chegarem
a transformadores, que novamente reduzem a tensão elétrica para valores
adequados ao uso residencial ou comercial, normalmente 127 V ou 220 V. Por fim,
os fios seguem até as residências e estabelecimentos comerciais,
disponibilizando energia elétrica aos usuários.
- Com base na vídeo aula e no texto acima, copiar as questões abaixo e respondê-las no caderno:
Ex: chuveiro elétrico = transforma energia elétrica em
energia térmica
a)
Furadeira
b)
Ferro de passar
c)
Lâmpada
d)
Rádio
e)
Moinho de vento
f)
Micro-ondas
2)
Qual é a função da rede de transmissão de
energia elétrica e quais são os componentes que fazem parte do seu funcionamento?
3)
Na rede de transmissão da energia elétrica, qual a função dos
seguintes itens:
a) Subestação
elevadora
b) Transformadores
4) Quais
as tensões elétricas que são utilizadas normalmente nas casas?
Assinar:
Postagens (Atom)