segunda-feira, 15 de junho de 2020

EF 7º ano A e B - Ciências - Professora Elaine (15/06 a 19/06)

ROTEIRO DE ESTUDOS
ATIVIDADE 12
IMPACTO AMBIENTAL DOS COMBUSTÍVEIS


Professor(a): ELAINE APARECIDA STENZEL
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Turmas: 7os. ANOS A e B 
Número de aulas/data referente: 04 aulas  – semana de 15 a 19 de Junho


Sensibilização  
Leia a reportagem abaixo da Prefeitura de Salvador:

Segunda, 08 de Junho de 2020 - 12:00

Vereador solicita investigação sobre construção de posto de combustíveis em Ondina

Vereador solicita investigação sobre construção de posto de combustíveis em Ondina
Foto: Divulgação

O vereador Zé Trindade (PSB) entrou com uma representação no Ministério Público da Bahia 
(MP-BA) para questionar a concessão de uma área pública para a construção de um posto de 
combustíveis no canteiro central da Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, onde estão a 
praça Camaleão, a praça Eliana Kertész e o monumento "As Meninas do Brasil", conhecido 
como "Gordinhas".

No documento, o vereador solicitou a instauração de procedimento investigativo para apurar 
as questões apontadas, principalmente como a irregularidade no processo de permissão de 
uso da área, assim como os possíveis impactos.

A construção tem causado preocupação e levantou questões sobre a saúde e a segurança de 
moradores e transeuntes da região, onde estão localizados prédios residenciais, clínicas 
médicas, e um dos campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Zé Trindade também questionou a argumentação do secretário de Desenvolvimento e 
Urbanismo da Prefeitura, Sérgio Guanabara, que indicou não serem necessários estudos 
prévios de impacto ao meio-ambiente neste tipo de empreendimento.

O parlamentar argumenta que o artigo 93 da Lei Municipal Nº 8.915/2015, que dispõe sobre 
a Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável estabelece que "a 
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é o instrumento que possibilita diagnosticar, avaliar e 
prognosticar as consequências ambientais relacionadas à localização, instalação, construção, 
operação, ampliação, interrupção ou encerramento de uma atividade ou empreendimento de 
significativo impacto ambiental".

Ainda segundo Trindade,, a concessão aconteceu sem processo licitatório – o que fere o 
artigo 2º da Lei Federal Nº 8.666/93, que determina que "obras, serviços, inclusive de 
publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração 
Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação".


Habilidade(s) a ser desenvolvida EF07CI05 – Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e 
máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva 
econômica e consequências socioambientais causadas pela produção e uso desses materiais e 
máquinas.


Sequência de Atividades

AGORA É COM VOCÊ!

1 –  Assista aos vídeos https://www.youtube.com/watch?v=gYHUrpmB-L4

2 – Leitura das páginas 223 a 226 (Poluição do ar) do livro didático;

3 – Procure uma reportagem ou relate algo que tenha acontecido em sua cidade que impactou o 
meio ambiente. (lembre-se que a poluição pode ser do solo, do ar ou da água)

4 – Pesquise e conceitue:
        A – Chuva ácida;
        B – Efeito estufa

5 – Pesquise os impactos ambientais caudados pelos combustíveis abaixo:
    A – lenha
    B – carvão mineral
    C – petróleo
    D – álcool


Forma de Avaliação da Aprendizagem
De acordo com o entendimento do texto, respostas das atividades e capricho na entrega.

Contato 
QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A PROFESSORA PELO EMAIL 
 elainestenzel@prof.educacao.sp.gov.br


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E 
ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO. 


FAZER CABEÇALHO EM TODAS AS ATIVIDADES:
NOME
N.
ANO/SÉRIE
ATIVIDADE N.


Referências 
Canto, Eduardo Leite  - Aprendendo com o cotidiano – 7º. Ano
Prefeitura de Salvador – reportagem
Site Khan Academy Brasil – 07/04/20

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