terça-feira, 16 de junho de 2020

EF 9º ano - Língua Portuguesa - Professora Cíntia (15/06 a 19/06)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Cíntia Aparecida Rodrigues
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Turmas: 9 A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 6
Sensibilização : Sugiro que assistam esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=x71Oy7bH6o8
Habilidade(s) a ser desenvolvida: (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos  quais  participa  cotidianamente  (na  casa,  na  rua,  na  comunidade,  na  escola)  e  em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.
Forma de avaliação da aprendizagem: Participativa e reflexiva.
Primeiro passo:Leia e escute a música “Sintaxe à vontade”, do grupo Teatro Mágico, disponível nos links:

3º Passo - Assista aos vídeos “Dia mundial da Língua Portuguesa” e “O tamanho da Língua: os sotaques do português”, disponíveis nos links:

4º Passo – Copie as perguntas a caneta e responda a lápis;

5º Passo - Faça a atividade em folha de almaço ou de caderno e não se esqueça de colocar suas informações: nome, nº, série, nome da escola.ítulo da Atividade: DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Orientações de estudo:
1º Passo – Leia o texto “Declaração de amor”, de Clarice Lispector, disponível no link: https://aviagemdosargonautasdotcom.files.wordpress.com/2016/02/declarac3a7c3a3o-de-amor.jpg

2º Passo -Descritivo da atividade:

            No dia 05 de maio, comemoramos o Dia Internacional da Língua Portuguesa. Por esse motivo, estudaremos algumas manifestações do idioma em diferentes contextos.

Após a leitura do texto, responda:
1. O conteúdo do texto mostra-se inesperado em relação ao título. O que rompe com as expectativas do leitor?

2. Ainda que o narrador afirme fazer uma “confissão de amor”, alguns aspectos negativos  relacionados  ao objeto de adoração são levantados.

a) Quais são eles?
b) Você concorda com estas considerações? Justifique.

3. Assim como o texto de Clarice Lispector, a música “Sintaxe à vontade” também trata do idioma. Qual a diferença de abordagem da Língua Portuguesa nos dois textos?

4. A música usa os aspectos da Língua para abordar questões mais amplas. Como você compreende as ideias apresentadas? Explique. 

5. O vídeo “O tamanho da Língua: os sotaques do português” trata das diferentes formas de falar a Língua Portuguesa.
Pesquise a história da Língua Portuguesa e explique a razão de tantas variações no idioma.

Sugestões de pesquisa:

Um comentário:

  1. Desculpe, onde estão as perguntas do 4º passo referente a atividade: Dia Internacional da Língua Portuguesa?
    Obrigada.

    ResponderExcluir