Roteiro de Estudos
Professor(a): Cíntia
Aparecida Rodrigues
Componente Curricular: Língua
Portuguesa
Turmas: 9 A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 6
Habilidade(s) a ser desenvolvida: (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em
campos da vida social dos quais participa
cotidianamente (na casa,
na rua, na
comunidade, na escola)
e em diferentes mídias: impressa,
de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.
Forma de
avaliação da aprendizagem: Participativa
e reflexiva.
Contato : cintiarodrigues_rc2@hotmail.com (Dúvidas: Segunda, terça e quinta das 07:00 às 12:35;
sexta das 07:00 às 15:45)
Primeiro passo:Leia e escute a música
“Sintaxe à vontade”, do grupo Teatro Mágico, disponível nos links:
3º Passo - Assista aos vídeos “Dia mundial da
Língua Portuguesa” e “O tamanho da Língua: os sotaques do português”,
disponíveis nos links:
4º Passo – Copie as perguntas a caneta e responda a lápis;
5º Passo - Faça a
atividade em folha de almaço ou de caderno e não se esqueça de colocar suas
informações: nome, nº, série, nome da escola.ítulo da Atividade: DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Orientações de estudo:
1º Passo – Leia o texto “Declaração de amor”, de Clarice Lispector,
disponível no link: https://aviagemdosargonautasdotcom.files.wordpress.com/2016/02/declarac3a7c3a3o-de-amor.jpg
2º Passo -Descritivo da atividade:
No dia 05 de maio, comemoramos o Dia Internacional da
Língua Portuguesa. Por esse motivo, estudaremos algumas manifestações do idioma
em diferentes contextos.
Após a leitura do texto,
responda:
1. O conteúdo do texto
mostra-se inesperado em relação ao título. O que rompe com as expectativas do
leitor?
2. Ainda que o narrador afirme fazer uma
“confissão de amor”, alguns aspectos negativos
relacionados ao objeto de
adoração são levantados.
a) Quais são eles?
b) Você concorda com estas
considerações? Justifique.
3. Assim como o texto de
Clarice Lispector, a música “Sintaxe à vontade” também trata do idioma. Qual a
diferença de abordagem da Língua Portuguesa nos dois textos?
4. A música usa os aspectos
da Língua para abordar questões mais amplas. Como você compreende as ideias
apresentadas? Explique.
5.
O vídeo “O tamanho da Língua: os sotaques do português” trata das diferentes
formas de falar a Língua Portuguesa.
Pesquise
a história da Língua Portuguesa e explique a razão de tantas variações no
idioma.
Sugestões
de pesquisa:
Desculpe, onde estão as perguntas do 4º passo referente a atividade: Dia Internacional da Língua Portuguesa?
ResponderExcluirObrigada.