sexta-feira, 22 de maio de 2020

ENEM 2020 - Inscrições prorrogadas



INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 27/05

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/governo-prorroga-prazo-de-inscricao-do-enem-ate-dia-27?amp

Se você ainda não conseguiu realizar sua inscrição no ENEM 2020, não perca mais tempo!

Clique no link abaixo, tire suas dúvidas e FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

EM 3ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (26/05 a 29/05)


Roteiro de Estudos


Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE


Componente Curricular: SOCIOLOGIA


Turmas: 3º ANO A e B       


Número de aulas/data referente: 2 AULAS  -  semana de 26 a 29/05


Sensibilização: AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2020 FORAM PRORROGADAS ATÉ O DIA 27/ 05.

JÁ FEZ A SUA ???



 

Habilidade(s) a ser desenvolvida: 1.  Localizar e integrar várias informações explícitas distribuídas sintetizando-as em uma ideia geral, categoria ou conceito. 2.  Diferenciar ideias centrais e secundárias; ou tópicos e subtópicos do texto.


 Sequência de Atividades: fonte:

 A importância do ENEM no cenário educacional brasileiro

Publicado em 12 novembro 2018 e escrito por Daniel Antonucci
Lembro de quando o Exame Nacional do Ensino Médio era apenas um exame. Digo isso porque no seu início, o ENEM, como todos conhecemos e chamamos hoje, era apenas (na verdade nunca foi só “apenas”) um exame para avaliar a qualidade do Ensino Médio que determinado aluno tinha cursado. O objetivo era saber se a escola que ele tinha frequentado tinha passado todos os conceitos, temas, matérias necessárias para um aluno do ensino médio. O objetivo principal era avaliar a escola, por meio do aluno, não o aluno. Isso foi lá em 98/99 – e de lá para os dias atuais muita coisa mudou.
Hoje o ENEM é um evento tão importante para o Brasil a ponto de chegarem a cogitar a troca de data de início do horário de verão para não impactar em atrasos de alunos desavisados, que não ajustaram o seu relógio para o novo horário. Aliás, os atrasos (e as reações dos atrasados) são memes esperados o ano todo. Todo ano acabamos vendo um “sem número” de pessoas que chegaram atrasados e se desesperam por não conseguir entrar no prédio onde deveriam fazer a prova.
Retrospectiva
Mas o que leva esses jovens e adolescentes a estudar por um, dois ou até três anos para esta prova? Voltamos para 2010, o cenário era o seguinte: para você conseguir uma vaga em uma universidade pública (que no Brasil é gratuita) o candidato a estas vagas precisava mapear todas as universidades que ofereciam o curso que ele desejava, fazer a inscrição, se deslocar (muitas vezes para outras cidades) para fazer a prova de vestibular e esperar o resultado de todas elas. E muitas vezes a data do vestibular de uma faculdade coincidia com outra, e ele precisava escolher entre uma. Além disso, como as provas eram feitas por cada uma das universidades, ele ainda tinha que se preocupar com a matéria de cada uma delas, se preparar para cada uma delas. Quem passou por esta fase tenho certeza que vai lembrar da importância da Fuvest (que era uma espécie de vestibular unificado de algumas universidades públicas de São Paulo). Por fim, se você não conseguisse uma vaga numa pública, então você precisava fazer o vestibular de uma privada ou esperar o próximo ano.
Respondendo à pergunta que abre o parágrafo acima, hoje a grande maioria das universidades (públicas e privadas) aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso. Aqui cabe uma nota: tenho muito orgulho da CRM Educacional ter contribuído para este movimento no mercado privado. Desde 2014 nós temos a aprovação automática pela nota do ENEM em nosso software e incentivamos centenas de faculdades a aderirem a nota do ENEM como forma de ingresso no ensino superior, sem a necessidade do aluno fazer outra prova na faculdade. Se você quiser saber como isso funciona, clique aqui. Voltando para o nosso tema, com o passar do tempo o ENEM foi tomando uma proporção cada vez maior e a cada ano mais universidades públicas passaram a aceita-lo como forma de ingresso, até que em 14/15 o ministério da educação lançou o SISU.
SISU e PROUNI
O SISU, Sistema de Seleção Unificada, é o local onde cada pessoa que fez a prova do ENEM pode tentar uma vaga em diversas universidades públicas por todo Brasil. Por meio de uma única prova (o ENEM), o candidato consegue se inscrever no SISU, digitar suas notas do ENEM e buscar uma universidade que tenha o curso desejado e a nota de corte menor que suas notas. Isso facilitou muito a vida destes candidatos, que não precisam mais fazer diversas inscrições e diversas provas para conseguir acessar o ensino superior público.
E se este candidato não consegue uma vaga na universidade pública (já que não existem vagas para todos os candidatos que gostariam de conseguir uma), é por meio do SISU e de sua nota do ENEM que ele consegue uma vaga para o PROUNI – Programa Universidade para Todos. O PROUNI é um programa onde o governo “aluga” vagas para alunos carentes em universidades privadas, por meio de renuncia fiscal. Assim, o candidato carente, baseado em alguns critérios, que não conseguiu uma vaga na universidade pública, pode tentar uma bolsa PROUNI em uma instituição de ensino superior privada.
Além disso, se este candidato não se encaixar nos critérios do PROUNI, desde dezembro de 2014 ele também precisa ter uma nota mínima de 450 no ENEM para conseguir um financiamento público, mais conhecido como FIES. Antes desta data, o aluno só precisava comprovar a necessidade financeira do financiamento.
E o ENEM atravessou o atlântico. Desde 16/17, diversas universidades portuguesas aceitam o ENEM como forma de ingresso e a cada ano mais universidades deste pais tem aderido ao movimento. Isso tudo para facilitar e atrair alunos brasileiros.
O que aprender com isso
E por fim, houve um deslocamento importante do momento de captação de alunos no ensino superior privado. Antigamente, o momento principal da captação se dava entre outubro e dezembro, pois os candidatos já tinham feito as provas das universidades públicas que pretendiam fazer, já sabiam o resultado e, quem não tivesse tido sucesso, já fazia a prova de uma faculdade privada e, se aprovado, a matricula. Porém, como o ENEM vem acontecendo sempre no início do mês de novembro e o resultado só é liberado em janeiro do ano seguinte, o SISU só abre as inscrições na segunda quinzena de janeiro. Logo, todos estes candidatos que antes faziam sua matricula na faculdade, tanto pública quanto privada, no final do ano anterior, agora só o fazem após o fechamento do SISU, deslocando grande parte das matrículas do ensino privado para o final de janeiro, fevereiro e até março.
Fazendo um resumo, veja a importância e o impacto da prova do ENEM no cenário do ensino superior brasileiro:
1. Prova de avaliação do Ensino Médio
2. Forma de ingresso para diversas Universidades Públicas
3. Forma de ingresso para o PROUNI
4. Nota de corte para o FIES
5. Deslocamento do principal momento de matrícula do ensino superior privado
E se a sua faculdade ou universidade ainda não aceita o ENEM como uma das formas de ingresso, sugiro repensar esta estratégia rapidamente. Conheço diversas. Instituições privadas onde a matricula com forma de ingresso por ENEM já representa em torno de 40% dos alunos.
ATIVIDADE:
Agora escreva um texto argumentativo com os principais aspectos descritos no texto e exponha sua opinião e expectativas sobre o ENEM.

Forma de Avaliação da Aprendizagem:
Formativa – identificar se a proposta de aprendizagem está sendo alcançada para pelo aluno e conhecer sua opiniao a respeito do assunto.
Procedimental: Trabalhos e atividades individuais.


Contato cristininha.maria@hotmail.com. Qualquer dúvida me escreva!

Por favor coloque seu nome, série e número na atividade.
Se quiser imprimir e guardar, tudo bem, ok? Não é obrigatória a impressão do texto


Referências:- mais detalhes sobre o ENEM
·         Referência válida apenas para leitura.



EM 2ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (26/05 a 29/05)


Roteiro de Estudos


Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE


Componente Curricular: SOCIOLOGIA


Turmas: 2 ANO A e B        


Número de aulas/data referente: 1 AULA  -  semana de 26 a 29/05


Sensibilização: A carta de Pero Vaz de Caminha foi escrita com o objetivo de relatar ao rei de Portugal, dom Manuel I, os principais acontecimentos da expedição comandada por Pedro Álvares Cabral às Índias.

            A seguir, serão apresentados alguns trechos que se referem aos primeiros contatos dos portugueses com as populações indígenas e com as terras que deram origem ao nosso país.



Habilidade(s) a ser desenvolvida 1. Compreender e operar com os conceitos de assimilação e aculturação.
2. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira.



Sequência de Atividades: Leia com atenção os fragmentos selecionados e, em seguida, responda às questões propostas.

Trecho 1
            A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, fino na ponta como um furador. (…)
            Os cabelos deles são lisos. E os usavam cortados e raspados até acima das orelhas. E um deles trazia como uma cabeleira feita de penas amarelas que lhe cobria toda a cabeça até a nuca (…).
            Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, eles se tornaria, logo cristãos, visto que não aparentam ter nem conhecer crença alguma. Portanto, se os degredados que vão ficar aqui aprenderem bem a sua fala e só entenderem, não duvido que eles, de acordo com a santa intenção de Vossa Alteza, se tornem cristãos e passem a crer na nossa santa fé. Isso há de agradar a Nosso Senhor, porque certamente essa gente é boa e de bela simplicidade. E poderá ser facilmente impressa neles qualquer marca que lhes quiserem dar, já que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a bons homens. E creio que não foi sem razão o fato de Ele nos ter trazido até aqui.


Trecho 2
            Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta mais ao Sul até a outra ponta ao Norte, do que nós pudemos observar deste porto, é tão grande que deve ter bem ou vinte e cinco léguas de costa. Ao longo do mar, têm, em algumas partes, grandes barreiras, uma vermelhas e outras brancas; e a terra é toda chã e muito formosa. O sertão nos pareceu, visto do mar, muito grande; porque a estender os olhos não podíamos ver senão terra e arvoredos – terra que nos parecia muito extensa.
            Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem os vimos. Contudo, a terra em si é de bom clima, fresco e temperado, como os de Entre-D’Ouro-E-Minho, nesta época do ano. As águas são muitas; infinitas. De tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por causa das águas que tem!

Glossário

Chã: plana
Degredado: exilado
Entre-D’Ouro-E-Minho: regiões litorâneas de Portugal
Légua: representava para os portugueses, 5512 m.
Sertão: refere-se ao interior das terras encontradas.
Questões propostas
1. O texto apresenta algumas características dos primeiros indígenas avistados pelos portugueses. De que forma Caminha os descreve? Utilize as informações do texto para construir sua resposta.
2. Como foi tratada a questão da religiosidade das populações indígenas pelo autor da carta? Justifique sua resposta.
3. Partindo da narração acima, é possível afirmar que Caminha teve uma boa impressão das terras encontradas? Por quê?
4. Quais interesses econômicos dos portugueses sobre essas terras ficaram evidentes no texto? Justifique sua resposta, utilizando os trechos que leu.



Aculturação é o conjunto das mudanças resultantes do contato, de dois ou mais grupos de indivíduos, representante de culturas diferentes, quando postos em contato direto e contínuo.
A aculturação é o resultado dos contatos, de natureza constante, que implicam geralmente na transmissão de certos elementos da cultura de uma sociedade para a outra.
A transmissão de elementos de uma cultura vai sempre precedida por uma relação, que implica na aceitação de alguns e na rejeição de outros elementos culturais.
A aculturação leva muitas vezes à desintegração de uma ou de várias culturas, sob a influência dos contatos que se estabelecem entre os seus integrantes.
É frequente a desintegração de uma ou várias culturas, sob a influência dos contatos que se estabelecem entre os grupos. Muito comum também é a mudança dos elementos adquiridos, ocorrendo uma desorganização social, o que pode envolver o desaparecimento, total ou parcial das configurações anteriores, como também a fusão de certos elementos numa nova configuração.
O termo assimilação é o que define todo o processo que diz respeito às mudanças na personalidade das pessoas envolvidas no processo de aculturação.
 5. Esse encontro entre o europeu e o indígena promoveu mudanças na cultura desses povos?
Escreva as suas impressões sobre esse encontro. O que você aprendeu sobre esse momento histórico.


Forma de Avaliação da Aprendizagem:
Formativa – identificar se a proposta de aprendizagem está sendo alcançada para pelo aluno, para detectar  possiveis adequações e/ou orientações.
Procedimental: Trabalhos e atividades individuais.

Contato cristininha.maria@hotmail.com. Qualquer dúvida me escreva!

Por favor coloque seu nome, série e número na atividade.
Se quiser imprimir e guardar, tudo bem, ok?

Carta de Pero Vaz de Caminha na íntegra.
Essa referência não faz parte da atividade. Apenas para leitura.






EM 1ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (26/05 a 29/05)


Roteiro de Estudos


Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE


Componente Curricular: SOCIOLOGIA


Turmas: 1º ANO A e B       


Número de aulas/data referente: 2 AULAS  -  semana de  26 E 29/05


Sensibilização : Você já viu um teatro de fantoches?

Michael Jackson's Dangerous. Puppet Street Performance.



Habilidade(s) a ser desenvolvida 1. Compreender o que permite ao homem viver em sociedade.
2.  Produzir uma reflexão sobre as relações e interações sociais na vida cotidiana.


Sequência de Atividades :
O aprendizado da linguagem, das formas de convivência, das regras, constitui o que dominamos sociologicamente de socialização. Do ponto de vista da Sociologia, a socialização constitui um processo, ou seja, um desenvolvimento pelo qual todos nós passamos no decorrer da vida e que possui diversas fases. A socialização pode ser definida, em linhas gerais, como a imersão dos indivíduos no “mundo vivido”, que é ao mesmo tempo um “universo simbólico e cultural” e “um saber sobre esse mundo”.
Em outras palavras, trata-se do processo de aprendizado de tudo aquilo que nos permite viver em sociedade.
Desse modo, dizemos que nenhuma pessoa nasce membro de uma sociedade, mas precisa ser gradualmente introduzida nela, por meio da interiorização das suas normas, regras, valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo social humano.
Chamamos de socialização primária a primeira fase da vida, em que aprendemos a falar, a brincar e a conviver com as outras pessoas, muitas vezes imitando o que nossos pais e as outras crianças fazem.

“A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade”. Peter Berger e Thomas Luckmann. A construção social da realidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

Durante sua vida, o ser humano passará por inúmeras outras “socializações secundárias”, à medida que passa a frequentar outros espaços sociais e a interagir com novos grupos. Cada vez mais, precisará interiorizar novos conhecimentos e saberes específicos para lidar com a realidade de forma bem-sucedida. Um exemplo de processo de socialização secundária é a incorporação de saberes profissionais que preparam o indivíduo para o mundo do trabalho.
Isso pode ser feito no interior de uma instituição educacional, como uma faculdade, por exemplo, ou no próprio ambiente de trabalho, à medida que o funcionário aprende, na convivência com os colegas e por meio das instruções de seus superiores, o que é preciso para desenvolver suas atividades.
É importante destacar, porém, que o processo de socialização secundária nem sempre é realizado de forma contínua e tranquila em relação ao processo de socialização primária.
Em outras palavras, muitas vezes aquilo que aprendemos mais tarde, na convivência com amigos, colegas, professores, namorados e outras pessoas, nem sempre se encaixa com aquilo que aprendemos em nosso meio familiar de origem. Assumimos papeis sociais durante a socialização.
Tal processo, portanto, comportam rupturas, mudanças em nossa maneira de pensar e ver o mundo, que podem ou não ser dramáticas e dolorosas. 
Relações e interações sociais na vida cotidiana.
Do ponto de vista da Sociologia, assumir papeis sociais não é um exercício que os indivíduos fazem de forma calculada o tempo todo. Embora em algumas situações alguns papéis sejam assumidos de forma intencional, em outras, as pessoas terão pouca consciência de estar agindo assim. Isso ocorre porque não conseguimos pensar o tempo inteiro sobre o que estamos fazendo – do contrário, enlouqueceríamos. Alguns comportamentos sociais são fortemente marcados pela tradição do grupo ou pela posição social que o indivíduo ocupa na sociedade e que requerem determinados tipos de expressão. Também é preciso considerar que, outras vezes, há falhas de comunicação nas interações sociais e um indivíduo se põe a representar um papel para causar uma impressão totalmente diferente daquela à qual ele originalmente havia se proposto, embora não tenha tido intenção alguma de causar essa impressão.

“Com o objetivo de elucidar o modo como os papéis sociais são representados na vida cotidiana, utilizaremos as metáforas empregadas pelo sociólogo canadense Erving Goffman para conceituar a representação social do “eu” nas interações sociais. Você pode saber mais sobre esse importante autor lendo as informações a seguir.
Erving Goffman nasceu no Canadá, em 1922, e faleceu na Filadélfia, em 1982, nos Estados Unidos. Foi um sociólogo reconhecido por seus estudos sobre as interações humanas. Seu método de pesquisa preferencial era a observação, e a partir dele escreveu sobre o comportamento cotidiano das pessoas em diversas situações. Analisou as diferenças entre o comportamento masculino e feminino, de pessoas internadas em instituições de tratamento de doenças mentais, além de outros temas de interesse também da Antropologia e da Psiquiatria. Entre suas obras mais famosas destaca-se A representação do eu na vida cotidiana.” ( São Paulo faz Escola - Caderno do aluno. Vol.1 )
Para entender como nos relacionamos   com as outras pessoas no dia-a-dia, utilizaremos as interações como se elas estivessem ocorrendo no espaço de um “teatro imaginário”.
     1- Palco – é onde os atores, ou seja, as pessoas que participam ativamente da representação desenvolvem a interação. É composto de um cenário, compreendendo a mobília, a decoração, a distribuição das pessoas e dos objetos no espaço e outros elementos que compõem o “pano de fundo” para o desenrolar da ação humana executada dentro dele.
      2-Plateia – é onde ficam os observadores, ou seja, as pessoas que observam a interação, mas não atuam diretamente. Elas são parte importante da representação, porque as ações sempre são influenciadas por quem nos está assistindo.
     3- Fachada – é a parte da frente do palco, onde se desenvolve a representação, como também o tipo de comportamento que adotamos quando estamos diante de outras pessoas, ou em outras palavras, o papel.
      4- Bastidores – é a parte que fica por detrás do palco, que não pode ser vista pelo público que está na plateia. Justamente porque não pode ser vista, é o local ideal onde os comportamentos não precisam ser manipulados para uma plateia. É nos bastidores que os atores podem ficar mais à vontade, sair do papel, relaxar, enfim, deixar de representar.

A.      Questões objetivas:
1.      O que é a socialização primária? Dê um exemplo.
2.      O que é a socialização secundária? Dê dois exemplos.
B.      Questões para reflexão:
3.      O que você entendeu sobre os bastidores?
4.      Você tem esse lugar (ou essa pessoa) ?


Forma de Avaliação da Aprendizagem:
Formativa – identificar se a proposta de aprendizagem está sendo alcançada para pelo aluno, para detectar  possiveis adequações e/ou orientações.
Procedimental: trabalhos e atividades individuais.

Contato cristininha.maria@hotmail.com. Qualquer dúvida me escreva!

Por favor coloque seu nome, série e número na atividade.
Se quiser imprimir e guardar, tudo bem, ok?

Referências:-