segunda-feira, 15 de junho de 2020

EF 6º ano - Ciências - Professora Elaine (15/06 a 19/06)

ROTEIRO DE ESTUDOS
 ATIVIDADE 15 
 A CÉLULA

Professor(a): ELAINE APARECIDA STENZEL
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Turmas: 6os. ANOS A, B, C e D 
Número de aulas/data referente: 04 AULAS – semana de 15 a 19 de Junho

Sensibilização  
Se as células são microscópicas, como ela foi descoberta? Quais instrumentos foram responsáveis por 
visualizar uma célula? O que vocês imaginam? Quais instrumentos abaixo facilitariam essa tarefa?

 Conjunto DE Ícones DE Vetor Livre DE Realeza Preto E Branco DE ...

Habilidade(s) a ser desenvolvida  EF06CI05 – Identificar a organização básica da célula por meio de imagens
 impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como
unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História 
da Ciência.




Sequência de Atividades

AGORA É COM VOCÊ!


2 – Leitura das páginas 60 e 61 do livro didático:
     - Instrumentos ópticos

3 – Agora responda as questões abaixo:
    A – Quais instrumentos ópticos você identificou no texto?
    B – De acordo com o vídeo, para que serve um microscópio?
    C – Como os microscópios funcionam? (conforme explicação do vídeo)
    D – Para que servem as lunetas? E os telescópios?
    E – No dia a dia, que instrumentos ópticos podem ser usados para aumentar a imagem dos objetos?


4 – Observe as partes de um microscópio no desenho abaixo e relacione a explicação dada no vídeo 
sobre suas partes. Descreva essa explicação.


Como se forma a imagem na lupa, microsópio e telescópio? | Luso ...


5 – Observe as imagens abaixo e identifique no banco de palavras o nome de cada instrumento óptico.
Pesquise a função de cada um deles.


        LUPA                                                     MICROSCÓPIO                                                MÁQUINA FOTOGRÁFICA

                         BINÓCULO                                                   ÓCULOS                                  LUNETA

                                                   _________________________________________________________________________
_____________________________________                _____________________________________

                           
                               ______________________________________________________________________________________             
Desenhos para imprimir - midisegni.it                                          6 de Junho de 2012 - O Mundo Das Crianças
_______________________________________            _____________________________________
_______________________________________            ______________________________________
Forma de Avaliação da Aprendizagem
De acordo com o entendimento do texto, respostas das atividades e capricho na entrega.

Contato 
QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A PROFESSORA PELO EMAIL 
 elainestenzel@prof.educacao.sp.gov.br

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E 
ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO. 

FAZER CABEÇALHO EM TODAS AS ATIVIDADES:
NOME
N.
ANO/SÉRIE
ATIVIDADE N.

Referências 
Canto, Eduardo Leite  - Aprendendo com o cotidiano – 6º.ano
Site Ciências WMS – Colégio Adventista da Lapa – 05/04/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário