ROTEIRO DE ESTUDOS
ATIVIDADE 15
A CÉLULA
Professor(a): ELAINE APARECIDA STENZEL
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Turmas: 6os. ANOS A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 04 AULAS – semana de 15 a 19 de Junho
Sensibilização
Se as células são microscópicas, como ela foi descoberta? Quais instrumentos foram responsáveis por
visualizar uma célula? O que vocês imaginam? Quais instrumentos abaixo facilitariam essa tarefa?
visualizar uma célula? O que vocês imaginam? Quais instrumentos abaixo facilitariam essa tarefa?
Habilidade(s) a ser desenvolvida EF06CI05 – Identificar a organização básica da célula por meio de imagens
impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como
unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História
da Ciência.
impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como
unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História
da Ciência.
Sequência de Atividades
AGORA É COM VOCÊ!
1 – Assista a animação https://www.youtube.com/watch?v=AP3EMvPMB8I
2 – Leitura das páginas 60 e 61 do livro didático:
- Instrumentos ópticos
3 – Agora responda as questões abaixo:
A – Quais instrumentos ópticos você identificou no texto?
B – De acordo com o vídeo, para que serve um microscópio?
C – Como os microscópios funcionam? (conforme explicação do vídeo)
D – Para que servem as lunetas? E os telescópios?
E – No dia a dia, que instrumentos ópticos podem ser usados para aumentar a imagem dos objetos?
4 – Observe as partes de um microscópio no desenho abaixo e relacione a explicação dada no vídeo
sobre suas partes. Descreva essa explicação.
sobre suas partes. Descreva essa explicação.
5 – Observe as imagens abaixo e identifique no banco de palavras o nome de cada instrumento óptico.
Pesquise a função de cada um deles.
_________________________________________________________________________
_____________________________________ _____________________________________
_______________________________________ _____________________________________
_______________________________________ ______________________________________
Forma de Avaliação da Aprendizagem
De acordo com o entendimento do texto, respostas das atividades e capricho na entrega.
Contato
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E
ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.
ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.
FAZER CABEÇALHO EM TODAS AS ATIVIDADES:
Referências
Canto, Eduardo Leite - Aprendendo com o cotidiano – 6º.ano
Site Ciências WMS – Colégio Adventista da Lapa – 05/04/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário