segunda-feira, 15 de junho de 2020

EM 3ª série - Física - Professora Elisângela (15/06 a 19/06)


Roteiro de Estudos – Resistores elétricos
Professor(a): Elisângela
Componente Curricular: Física
Turmas: 3ªsérie A e B
Número de aulas/data referente: 2 aulas (15/06 a 19/06)

Sensibilização : Se alguém lhe perguntasse o que um rádio, um liquidificador , um computador e uma lâmpada têm em comum, provavelmente você responderia que todos eles precisam de energia elétrica para funcionar.
Para que exista corrente elétrica é preciso haver uma diferença de potencial (DDP) entre as duas extremidades de um fio condutor. Na maioria dos casos, essa diferença de potencial é mantida por um gerador ou uma fonte de tensão. Assim, chamamos de circuito elétrico o movimento de uma corrente elétrica pelos condutores entre os dois terminais da fonte de tensão, que pode ser uma pilha, fios condutores e outros componentes.
Chamamos de resistor o dispositivo utilizados nos circuitos que possui a função de controle da corrente elétrica por meio do aumento da resistência imposta à passagem dos portadores de carga em um fio condutor. A resistência do material depende de suas propriedades físicas e de sua  geometria.

Habilidade(s) a ser desenvolvida :Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples.
Diferenciar um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura, avaliando o uso de diferentes materiais em situações diversas.

Sequência de Atividades Identifique-se : nome completo, número e série
Realize a Atividade 3 do caderno do aluno (1º bimestre página 25)
Faça as anotações em seu caderno do conteúdo estudado
Encaminhe suas anotações e exercícios resolvidos por email

Forma de Avaliação da Aprendizagem : Serão avaliados o envolvimento na realização das atividades, a compreensão de procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades, as respostas apresentadas no roteiro de estudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário