Roteiro de Estudos –
Resistores elétricos
Professor(a): Elisângela
Componente Curricular: Física
Turmas: 3ªsérie A e B
Número de aulas/data
referente:
2 aulas (15/06 a 19/06)
Sensibilização : Se alguém lhe
perguntasse o que um rádio, um liquidificador , um computador e uma lâmpada têm
em comum, provavelmente você responderia que todos eles precisam de energia
elétrica para funcionar.
Para
que exista corrente elétrica é preciso haver uma diferença de potencial (DDP)
entre as duas extremidades de um fio condutor. Na maioria dos casos, essa
diferença de potencial é mantida por um gerador ou uma fonte de tensão. Assim,
chamamos de circuito elétrico o
movimento de uma corrente elétrica pelos condutores entre os dois terminais da
fonte de tensão, que pode ser uma pilha, fios condutores e outros componentes.
Chamamos
de resistor o dispositivo
utilizados nos circuitos que possui a função de controle da corrente elétrica
por meio do aumento da resistência imposta à passagem dos portadores de carga
em um fio condutor. A resistência do material depende de suas propriedades
físicas e de sua geometria.
Habilidade(s) a ser
desenvolvida :Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito
elétrico simples.
Diferenciar
um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura, avaliando o uso
de diferentes materiais em situações diversas.
Sequência de Atividades Identifique-se : nome
completo, número e série
Realize
a Atividade 3 do caderno do aluno
(1º bimestre página 25)
Faça as
anotações em seu caderno do conteúdo estudado
Encaminhe
suas anotações e exercícios resolvidos por email
Forma de Avaliação da
Aprendizagem : Serão avaliados o envolvimento na
realização das atividades, a compreensão de procedimentos e conceitos físicos
envolvidos nas atividades, as respostas apresentadas no roteiro de estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário