sexta-feira, 3 de julho de 2020

Eletiva "Ciências do dia a dia" (manhã e tarde") - Professor Paulo Xavier (03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier Ferreira.
Componente Curricular: Eletiva “Ciências do dia a dia”.
Turmas: Manhã e Tarde.
Número de aulas/data referente: 2 aulas   - 03-07-2020

Sensibilização: Olá estudantes, tudo bem com vocês? Espero que tenham gostado do experimento do plástico feito de batata. É incrível ver como podemos fazer coisas legais com os materiais que temos em casa, não é? E o melhor de tudo, nesse momento tão delicado de isolamento social, podemos realizar todos os experimento tornando essa passagem mais tranquila. 😊

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF06CI04

Sequência de Atividades:
Ler o pequeno texto abaixo:
As colas são utilizadas há milhares de anos para várias aplicações. As principais matérias-primas utilizadas no seu preparo eram de origem animal ou vegetal. Algumas das colas produzidas apresentam alto poder de adesão e a cola de carpetes, por exemplo, apesar de ser eficaz, pode apresentar problemas para a saúde por eliminar substâncias orgânicas voláteis. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA -2010)

Assistir os vídeos dos links abaixo e produzir sua cola derivada do leite:
Cola derivada do leite:
ROTEIRO EXPERIMENTAL:

MATERIAL E REAGENTES:
100ml de leite.
2 limões.
Peneira de cozinha.
Pano (ou guardanapo de pano).
Guardanapo de papel.
Bicarbonato de Sódio.
Copos.
Palitos para colar.
Faca.
Colher de café.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Cortar e espremer os limões utilizando a peneira para coletar somente o suco em um copo.
No copo contendo o suco de limão, adicionar os 100ml de leite, utilizando um palito para misturar as duas substâncias.
Colocar o guardanapo de pano sobre um outro copo e filtrar o conteúdo do primeiro, coletando a pasta formada (caseína).
Colocar essa pasta sobre uma folha de papel toalha, para retirar a umidade presente.
Colocar a pasta em um copo limpo e adicionar uma colher de café de bicarbonato de sódio.
Misturar todo o conteúdo e adicionar um pouco de água para diminuir a viscosidade.
Agora é só testar a cola, você pode utilizar para isso palitos de sorvete ou qualquer material que queira colar. 

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Realizar o experimento proposto e enviar uma foto  via e-mail ou whatsapp.

Contato: xferreira@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsaap (19) 9-8957-9545

Referências :
Currículo Paulista: Ciências da Natureza.

A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

EF 9º ano B - Projero de Vida - Professora Valdirene (29/06 a 03/07)

Clique no link a seguir para ter acesso ao Roteiro de Estudos.

ATENÇÃO: selecione o arquivo "RE_9ºano_PV_29-06a03-07"

https://drive.google.com/drive/folders/1-97ouG-Mj7pLOai0QRpRdi_MtQq6PNQ5?usp=sharing

Eletiva "História em quadrinhos" - Professora Valdirene (29/06 a 03/07)

Clique no link a seguir para ter acesso ao Roteiro de Estudos.

ATENÇÃO: selecione o arquivo "RE_Elet_HQ_29-06a03-07"

https://drive.google.com/drive/folders/1-97ouG-Mj7pLOai0QRpRdi_MtQq6PNQ5?usp=sharing

EF 8º ano - Língua Portuguesa - Professora Valdirene (29/06 a 03/07)

Clique no link a seguir para ter acesso ao Roteiro de Estudos.

ATENÇÃO: selecione o arquivo "RE_8ºano_LP_29-06a03-07"

https://drive.google.com/drive/folders/1-97ouG-Mj7pLOai0QRpRdi_MtQq6PNQ5?usp=sharing

Conhecendo o blog da E.E. Prof. Odécio Lucke (vídeo)

Entenda melhor o blog, os Roteiros de Estudos e a importância da realização e envio correto das atividades assistindo ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=20Xrbr4qpNk

EF 9º ano C e D - Tecnologia - Professora Daniele (29/06 a 03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Daniele Bilatto
Componente Curricular: Tecnologia
Turmas: 9° C e D
Número de aulas/data referente:  1 aula semanal:  29/06 a 03/07/2020

Sensibilização: Narrativas Digitais

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF89TEC01 Identificar e diferenciar os principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de utilização.

Sequência de Atividades :         ANTES E DEPOIS DA TECNOLOGIA
. Os adolescentes e jovens que nasceram no contexto tecnológico, a partir do começo do século XXI, convivem e utilizam essas tecnologias o tempo todo. Dessa forma seu desenvolvimento, sua sociabilidade e seu acesso a atividades culturais, educação e trabalho, por exemplo, ocorrem de forma muito diferente daquelas de seus pais e avós, que tinham acesso a veículos tradicionais como rádio, jornal e televisão.
ANTES DA TECNOLOGIA
. Antes a produção e a distribuição da informação era um poder exclusivo dos meios de comunicação, da indústria cultural e das organizações privadas e governamentais, que emitiam e veiculavam seus pontos de vista.
TECNOLOGIA HOJE
. Sabemos que a internet, as redes sociais, redes digitais e as mídias sociais e os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam, organizam e consomem informações.
ATIVIDADE  A SER DESENVOLVIDA
1.       Em seu caderno de tecnologia, pesquise sobre tecnologia anteriores ao século XXI e tecnologias de hoje.
2.       Pesquise imagens de objetos que demonstre a diferença da tecnologia de antigamente para a tecnologia atual, desenhe a imagem em seu caderno ou pode fazer a colagem das imagens.
3.        Pode pesquisar em internet, revistas, jornais ou seja través dos meios que você tem condições de realizar essa atividade.

Observação: Só serão aceitas atividades feitas a mão e não digitadas. Porém imagens pode ser impressas e coladas em seu caderno.     
Data da entrega: 10/07/2020
Não esqueça de adicionar seu nome, número e ano.

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Sua disposição para aprender, entrega das atividades dentro dos prazos, capricho.

Contato Dúvidas e entrega de atividades no e mail: danielebilatto@prof.educacao.sp.gov.br

Referências:  Currículo Paulista
Bons estudos!

EF 8º ano B - Projeto de Vida - Professora Daniele (29/06 a 03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Daniele Bilatto
Componente Curricular: Projeto de vida
Turmas: 8°B
Número de aulas/data referente:  2 aulas semanais 29/06 à 03/07/2020

Sensibilização: Eu, minha comunidade e a escola.

Habilidade(s) a ser desenvolvida: Competições socioemocionais em foco: Organização, Empatia e Respeito.

Sequência de Atividades:  De acordo com a aula do CMSP, baseado no tema: Eu, minha comunidade e a escola que vamos desenvolver nossa atividade.
Comunidade é um grupo de indivíduos que compartilham elementos em comum. Ex: o idioma, os costumes, as crenças, a localização geográfica, os valores, entre outros. Aula completa no link abaixo do CMSP.

Aula dia 24/06/2020.


Atividade 1
Em seu caderno de projeto de vida responda:
1.       Você conhece a história do seu bairro? Ou da sua cidade? Conte ela para nós.
2.       Pesquise em que ano sua escola foi inaugurada? E se o nome dela homenageia alguma personalidade importante?

Atividade 2
Em seu caderno responda continue as seguintes frases:
1.       Que bom que minha comunidade...
2.       Que pena que minha comunidade...
3.       Seria bom se na minha comunidade...
 
Observação: Só serão aceitas atividades feitas a mão e não digitadas.
Data da entrega: 10/07/2020
Não esqueça de adicionar seu nome, número e ano.

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Sua disposição para aprender, entrega das atividades dentro dos prazos, capricho.

Contato Dúvidas e entrega de atividades no e mail: danielebilatto@prof.educacao.sp.gov.br
Referências:  Currículo Paulista
Bons estudos!

EF 6º ano A e B - Arte - Professora Daniele (29/06 a 03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Daniele Bilatto
Componente Curricular: Arte
Turmas: 6° A e B
Número de aulas/data referente:  2 aulas semanais 29/06 à 03/07/2020

Sensibilização: Dança Folclórica

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF06AR09 Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

Sequência de Atividades:  Ainda sobre o tema folclore e baseado na nossa atividade da semana anterior. Danças folclóricas: Essas danças tiveram suas origens nas manifestações trazidas pelas culturas europeia, indígena e africana. São importantes manifestações culturais.
                                                                              
Atividade

1.       O que é dança para você?
2.       O que ela representa na sua opinião?
3.       Escreva sobre a origem da dança folclórica e o que ela representa na história do nosso país?

Observação: Só serão aceitas atividades feitas a mão e não digitadas.
Data da entrega: 10/07/2020
Não esqueça de adicionar seu nome, número e ano.

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Sua disposição para aprender, entrega das atividades dentro dos prazos, capricho.

Contato Dúvidas e entrega de atividades no e mail: danielebilatto@prof.educacao.sp.gov.br
Referências:  Currículo Paulista
Bons estudos!