sexta-feira, 12 de junho de 2020

Cadernos do aluno - 2º bimestre (e outros materiais digitais de apoio)



Clique no link abaixo para ter acesso a uma gama de materiais digitais que subsidiam o Currículo Paulista.

Ensino Fundamental
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/


Ensino Médio
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/

Eletiva "Ciências do dia a dia" - Professor Paulo Xavier (12/06)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier Ferreira.
Componente Curricular: Eletiva “Ciências do dia a dia”.
Turmas: Manhã e Tarde.
Número de aulas/data referente: 2 aulas    12-06-2020

Sensibilização: Olá estudantes tudo bem com vocês? Espero que sim e que estejam apreciando nossos experimentos.

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF07CI12 e EF06CI02

Sequência de Atividades: Realizar a leitura do pequeno texto abaixo e na sequência o experimento e observações solicitadas.
Estamos conversando a alguns experimentos sobre reações químicas, um dos fator que influência na velocidade de uma reação é a superfície de contato, mas o que é essa tal superfície de contato. Superfície de contato é a área de uma substância que entra em contato com outra substância para a reação química ocorrer.
Com isso quanto maior for a superfície de contato, mais rápida será a reação química, quanto menor for essa superfície, mais lenta será essa reação.
Vamos comprovar essa teoria observando a reação do ferro que gera ferrugem, para isso vamos usar a palha de aço (maior superfície de contato) e um prego (menor superfície de contato).

ROTEIRO EXPERIMENTAL:

MATERIAL NECESSÁRIO:
2 Copos.
1 Palha de aço.
1 prego.
Água.

PROCEDIMENTO:

Colocar água nos dois copos.
Pegar a palha de aço e fazer uma bolinha com ela, adicionando essa bolinha em um dos copos com água.
No outro copo adicionar o prego.
Deixar os dois copos em repouso por uma semana, realizando anotações diárias do que ocorre em cada copo (mudança de aparência e cor) nas tabelas abaixo:







COPO COM A PLANHA DE AÇO
DIAS
OBSERVAÇÕES
1º DIA


2º DIA


3º DIA


4º DIA


5º DIA


6º DIA


7º DIA





COPO COM O PREGO
DIAS
OBSERVAÇÕES
1º DIA


2º DIA


3º DIA


4º DIA


5º DIA


6º DIA


7º DIA



Ao término do experimento, você consegue explicar o que ocorreu em cada um dos copos
Forma de Avaliação da Aprendizagem: Realizar o experimento proposto e enviar uma foto e as tabelas preenchidas  via e-mail ou whatsapp.

Contato: xferreira@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsaap (19) 9-8957-9545

Referências :
Currículo Paulista: Ciências da Natureza.

“Composição do ar”; SóQ. disponível em: https://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p1.php. Acesso em 12 de maio de 2020.
A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

EF 7º ano - História - Professor Hélio (15/06 a 19/06)

Atividade 2
 
Professor: Hélio
Componente CurricularHistória
Turmas7º A, B, C, D
Número de aulas: 4 Aulas.
Habilidades: EF07HI01  / EF07HI04
 
SensibilizaçãoCompreenda os acontecimentos a sua volta através de uma avaliação da qual você irá divertir-se ao fazê-la.  E ao final dela, você verá que estudar não precisa ser algo chato e desgastante.
 
Roteiro:
 
1º Passo: Click no link a seguir https://forms.gle/CgsnSwgq96fURWHs9  e responda todas as questões.
2º Passo: Após finalizar as questões click na opção “ver pontuação “ e irá aparecer um comentário sobre cada questão. Com base nesses comentários que irão aparecer em cada questão e também nos conhecimentos adquiridos sobre o Renascimento Cultural, o aluno irá desenvolver no caderno um texto com o título> O que eu aprendi corrigindo a Avaliação sobre o Renascimento Cultural. O texto deverá ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas. Após concluído o texto, o aluno deverá enviar uma foto desta produção de texto para o e-mail a seguir hjunior@prof.educacao.sp.gov.br 

A atividade pode ser entregue até o dia 26/06/2020. Atenção ao prazo!

Um grande abraço a todos. Se tiverem dúvida é só perguntarem através do e-mail acima.
Prof. Hélio.

Eletiva "Literatura para o cinema" - Professora Márcia (12/06)

Profª  Márcia Cristina B. Armelin
Eletiva "Literatura para o cinema" // 2 aulas
Semana de 08 a 12/06/2020

Sensibilização: É preciso que eu tenha o habito da leitura para melhorar o vocabulário e comportamentos em várias situações.

A Eletiva trabalha com as atitudes e os comportamentos habituais dos estudantes e desenvolve conteúdos para a compreensão dos valores e procedimentos que sustentam a confiança entre cidadãos, tais como a capacidade de se colocar no lugar do outro, a necessidade de aprender a dialogar no espaço público ou a importância de construir argumentos fundamentados para a defesa de suas posições com autonomia.

 Habilidades - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

1)      Gostaria de sugerir que todos assistissem ao filme “Para todos os garotos que amei”, quem tem acesso ao livro pode também fazer a leitura.
2)      Fazer um storyboard do filme ou livro, para quem está fazendo a leitura ou assistiu o fime.

Envie para marciaarmelin@prof.educacao.sp.gov.br

EF 6º ano - História - Professor Jânio (10/06 a 19/06)


ROTEIRO DE ESTUDOS
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente Curricular: História
Turmas: 6°A, 6°B, 6°C, 6°D
Número de aulas: 04  (  08/06 a 12/06 )

Sensibilização:
 As primeiras civilizações que se formaram no mundo
Habilidade:
(EF06HI07B) Distinguir a importância da cultura oral, material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas).
Sequência da atividade
Faça as respostas das questões no caderno. Não precisa copiar as questões.
Faça a leitura do texto Império Babilônico  na página 73 do livro didático, para responder as questões 2 e 3.
Faça a leitura do texto da página 75 para responder a questão 4.

1- Copie do texto da página 73 do livro didático, 5  palavras  que você não conhece e pesquise o seu significado em dicionário ou na  internet .
2- Explique o que foi feito pelo rei babilônico Hamurábi durante o seu governo.
3- O que era estabelecido por meio das leis do Código de Hamurábi?
4- Responda a questão 2 da página 79 do livro didático.       

Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: livro ARARIBÁ MAIS HISTÓRIA