sexta-feira, 12 de junho de 2020
Cadernos do aluno - 2º bimestre (e outros materiais digitais de apoio)
Clique no link abaixo para ter acesso a uma gama de materiais digitais que subsidiam o Currículo Paulista.
Ensino Fundamental
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/
Ensino Médio
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/
Eletiva "Ciências do dia a dia" - Professor Paulo Xavier (12/06)
Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier
Ferreira.
Componente
Curricular:
Eletiva “Ciências do dia a dia”.
Turmas: Manhã e Tarde.
Número de
aulas/data referente: 2 aulas 12-06-2020
Sensibilização:
Olá estudantes tudo bem com vocês? Espero que sim e que estejam apreciando
nossos experimentos.
Habilidade(s)
a ser desenvolvida: EF07CI12 e EF06CI02
Sequência de
Atividades: Realizar a leitura do pequeno texto abaixo e na sequência o experimento e
observações solicitadas.
Estamos conversando a alguns experimentos sobre reações
químicas, um dos fator que influência na velocidade de uma reação é a
superfície de contato, mas o que é essa tal superfície de contato. Superfície
de contato é a área de uma substância que entra em contato com outra substância
para a reação química ocorrer.
Com isso quanto maior for a superfície de contato, mais
rápida será a reação química, quanto menor for essa superfície, mais lenta será
essa reação.
Vamos comprovar essa teoria observando a reação do
ferro que gera ferrugem, para isso vamos usar a palha de aço (maior superfície
de contato) e um prego (menor superfície de contato).
ROTEIRO EXPERIMENTAL:
MATERIAL NECESSÁRIO:
2 Copos.
1 Palha de aço.
1 prego.
Água.
PROCEDIMENTO:
Colocar água nos dois copos.
Pegar a palha de aço e fazer uma bolinha com ela, adicionando essa bolinha
em um dos copos com água.
No outro copo adicionar o prego.
Deixar os dois copos em repouso por uma semana, realizando anotações
diárias do que ocorre em cada copo (mudança de aparência e cor) nas tabelas
abaixo:
COPO COM
A PLANHA DE AÇO
|
|
DIAS
|
OBSERVAÇÕES
|
1º DIA
|
|
|
|
2º DIA
|
|
|
|
3º DIA
|
|
|
|
4º DIA
|
|
|
|
5º DIA
|
|
|
|
6º DIA
|
|
|
|
7º DIA
|
|
|
COPO COM
O PREGO
|
|
DIAS
|
OBSERVAÇÕES
|
1º DIA
|
|
|
|
2º DIA
|
|
|
|
3º DIA
|
|
|
|
4º DIA
|
|
|
|
5º DIA
|
|
|
|
6º DIA
|
|
|
|
7º DIA
|
|
|
Ao término do experimento, você consegue explicar o que
ocorreu em cada um dos copos
Forma de Avaliação
da Aprendizagem: Realizar o experimento proposto e enviar uma foto e as tabelas
preenchidas via e-mail ou whatsapp.
Referências :
Currículo Paulista: Ciências da Natureza.
“Composição do ar”; SóQ. disponível em: https://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p1.php. Acesso em 12 de maio de
2020.
A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula
do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química.
– São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.
EF 7º ano - História - Professor Hélio (15/06 a 19/06)
Atividade 2
Professor:
Hélio
Componente Curricular: História
Turmas: 7º
A, B, C, D
Número de aulas:
4 Aulas.
Habilidades:
EF07HI01 / EF07HI04
Sensibilização: Compreenda
os acontecimentos a sua volta através de uma avaliação da qual você irá divertir-se ao fazê-la. E ao final dela, você verá que estudar não precisa ser algo chato e desgastante.
Roteiro:
2º Passo: Após finalizar as questões click na
opção “ver pontuação
“
e irá aparecer um comentário sobre cada questão. Com base nesses
comentários que irão aparecer em cada questão e também nos conhecimentos
adquiridos
sobre o Renascimento Cultural, o aluno irá desenvolver no caderno
um
texto com o título> O que eu aprendi corrigindo a Avaliação sobre o
Renascimento Cultural. O texto deverá ter no mínimo 15 linhas e no
máximo 20 linhas.
Após concluído o texto, o aluno deverá enviar uma foto desta produção
de texto para o e-mail a seguir
hjunior@prof.educacao.sp.gov.b r
A atividade pode ser entregue até o dia 26/06/2020. Atenção ao prazo!
Um grande abraço a todos. Se tiverem dúvida é só perguntarem através do e-mail acima.
Prof. Hélio.
Eletiva "Literatura para o cinema" - Professora Márcia (12/06)
Profª Márcia Cristina
B. Armelin
Eletiva "Literatura para o cinema" // 2 aulas
Semana de 08 a 12/06/2020
Sensibilização: É preciso que eu tenha o habito da leitura
para melhorar o vocabulário e comportamentos em várias situações.
A Eletiva trabalha com as atitudes e os comportamentos
habituais dos estudantes e desenvolve conteúdos para a compreensão dos valores
e procedimentos que sustentam a confiança entre cidadãos, tais como a
capacidade de se colocar no lugar do outro, a necessidade de aprender a
dialogar no espaço público ou a importância de construir argumentos
fundamentados para a defesa de suas posições com autonomia.
Habilidades - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos
expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das
linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza,
função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de
produção e recepção. Estabelecer relações entre o texto
literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico,
social e político.
1) Gostaria de sugerir que todos assistissem ao filme
“Para todos os garotos que amei”, quem tem acesso ao livro pode também fazer a
leitura.
2) Fazer um storyboard do filme ou livro, para quem
está fazendo a leitura ou assistiu o fime.
EF 6º ano - História - Professor Jânio (10/06 a 19/06)
ROTEIRO
DE ESTUDOS
Professor: Jânio de
Souza Lima
Componente
Curricular: História
Turmas: 6°A, 6°B,
6°C, 6°D
Número de aulas:
04 (
08/06 a 12/06 )
Sensibilização:
As primeiras civilizações que se formaram no mundo
Habilidade:
(EF06HI07B) Distinguir a importância da cultura
oral, material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas
diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas).
Sequência da atividade
Faça as respostas
das questões no caderno. Não precisa copiar as questões.
Faça a leitura do
texto Império Babilônico na página 73 do
livro didático, para responder as questões 2 e 3.
Faça a leitura do
texto da página 75 para responder a questão 4.
1- Copie do texto da página 73 do livro didático,
5 palavras que você não conhece e pesquise o seu
significado em dicionário ou na internet
.
2- Explique o que foi feito pelo rei babilônico
Hamurábi durante o seu governo.
3- O que era estabelecido por meio das leis do
Código de Hamurábi?
4- Responda a questão 2 da página 79 do livro
didático.
Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as
informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: livro ARARIBÁ MAIS HISTÓRIA
Assinar:
Postagens (Atom)