sexta-feira, 10 de julho de 2020

EF 6º ano C e D - Geografia - Professor Gilvan (06/07 a 10/07)

Professor Gilvan Paulo

Turmas : 6º C 6º D

Números de aulas: 4

 
Sensibilização : Não perca hora, se localize use os fusos  horários.

Habilidades:  Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a
circulação geral da atmosfera.

Introdução;

O meridiano de Greenwich , na Inglaterra é referência mundial  para determinação
das horas e das medidas de longitude,


pesquisa   

1-Quantas horas são de diferença entre São Paulo e Mato Grosso do Sul?

2-Argentina tem o mesmo horário da cidade São Paulo?

3-Minas Gerais  está  atrasado ou adiantado em relação ao Acre ?

4-Quando for 6horas em Brasília que horas será em Manaus?

5-Quantos fusos horários tem o Brasil?


Referências: Livro Geografia Espaço & Interação pág 36

EF 7º ano A e B - Geografia - Professor Gilvan (29/06 a 03/07 - Retroativo)

Professor Gilvan Paulo 

Componente Curricular: Geografia
 
Turmas :7ºA  7B

Números de aulas : 4

 
Sensibilidade : O café agora e para todos .

Habilidades: Características da população brasileira
EF07GE04

Introdução
O Brasil tem em sua formação vários povos com manifestações religiosas, das
 culturas africana e indígena.
 
Pesquisa

1-Fale das atividades econômicas do Brasil .

2- Qual o produto que avançou no estado de São Paulo final do séc XIX?

3-A indústria de base aparece em que ano?

4-Qual região mais importante no séc XIX?

Referência: Livro Pág 52 -53-54

EM 1ª série - História - Professor Jânio (06/07 a 10/07)


Roteiro de Estudo


Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 1° ano A e B
Número de aulas: 2 (06 /07 a 10/07)

Sensibilização:
A democracia na Grécia Antiga e no mundo moderno

Habilidade:
Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes.

Sequência da atividade:
Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo.
Site recomendado para a pesquisa: https: //www.infoescola.com
Siga os passos abaixo para a pesquisa:
Pesquisar por: democracia grega e no mundo contemporâneo infoescola (Democracia – regime político- InfoEscola)
Faça a atividade no caderno
A atividade pode ser enviada até o dia 17 / 07

1- Qual foi a importância adquirida, pela experiência da democracia grega, para a história política antiga e moderna?
2- Escreva sobre a forma de se governar por meio da democracia moderna.
3- Quais são os direitos que devem ser garantidos, por meio do estado democrático, no pensamento político moderno?
4- Cite as críticas existentes, sobre o sistema de democracia representativa, atualmente no mundo ocidental.

Forma de avaliação
Serão avaliadas as informações pesquisadas, de acordo com o roteiro de pesquisa apresentado na atividade.
Referências: https//www.infoescola.com



EM 2ª série - História - Professor Jânio (06/07 a 10/07)


Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 2° ano A e B
Número de aulas: 2  ( 06/07 a  10/07)

Sensibilização:
A formação das colônias que deram origem aos Estados Unidos da América
Habilidade:
Estabelecer relações entre as formas de colonização  portuguesa , espanhola e inglesa , identificando  suas semelhanças  e diferenças.

Sequência da atividade
Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo.
Pesquisar sobre: Treze Colônias Americanas
Site recomendado para pesquisa: https: //www.infoescola.com
Faça a atividade no caderno
Se for possível, faça a colagem de figuras sobre os temas
A atividade pode ser enviada até o dia 17 / 07

1- Escreva fatos relacionados à formação das Treze Colônias Americanas no século XVII.
2- Quais eram as características econômicas das colônias inglesas do sul?
3- Comente sobre as características econômicas das colônias do norte.
4- Escreva sobre a relação entre os habitantes originais da América com a política dos colonizadores ingleses.

Forma de avaliação
Serão avaliadas as informações pesquisadas, de acordo com o roteiro de pesquisa apresentado na atividade.
Referências: https//www.infoescola.com

EF 9º ano D - História - Professor Jânio (06/07 a 10/07)


Roteiro de Estudo

Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 9° ano D
Número de aulas: 4 (06/07 a 10 /07)

Sensibilização:
 A ascensão dos regimes totalitários na Europa
Habilidade
(EF 09 HI 13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários , suas concepções e as práticas de extermínio (como o holocausto)

Sequência da atividade
Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo.
Pesquisar sobre: Fascismo e a Ascensão do Nazismo.
Sugestão de site para pesquisa: https: //www.infoescola.com
Faça a atividade no caderno
Se for possível, faça a colagem de figuras sobre os temas
A atividade pode ser enviada até o dia 17 / 07

1- Explique o cenário favorável à ascensão de Adolf Hitler na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial.
2- Escreva sobre a origem e formação do Partido Nacional Socialista (futuro Partido Nazista) na Alemanha.
3- De que forma Hitler chegou ao poder na Alemanha?
4- Escreva sobre as características políticas que marcaram o regime fascista na Itália.

Forma de avaliação
Serão avaliadas as informações pesquisadas, de acordo com o roteiro de pesquisa apresentado na atividade.
Referências: https//www.infoescola.com



EF 6º ano - História - Professor Jânio (06/07 a 10/07)


ROTEIRO DE ESTUDOS
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente Curricular: História
Turmas: 6°A, 6°B, 6°C, 6°D
Número de aulas: 04 (06/07 a 10/07 )
Sensibilização:
Os modos de vida dos povos da América antes da chegada dos espanhóis.                                                                                                                                                                                                          
Habilidade:
(EF06HI07B) Distinguir a importância da cultura oral, material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas).
Sequência da atividade
Copie e responda as questões no caderno.
A atividade pode ser feita e enviada até o dia 17/07.
Faça a leitura do texto (O mundo dos maias) na página 58 do livro didático, para responder as questões 1 e 2.
Faça a leitura do texto na página 59 do livro didático, para responder a questão 3.
Faça a leitura do texto (Os maias nos dias de hoje) página 60 do livro didático, para responder a questão 4.

1- Explique qual foi a área em que se desenvolveu a sociedade maia.
2- Como eram governadas as cidades dos maias?
3- Quais foram os conhecimentos desenvolvidos pelos maias?
4- Escreva algumas informações sobre os maias nos dias de hoje.

Forma de avaliação:
Espera-se que o aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: livro didático ARARIBÁ MAIS HISTÓRIA