sexta-feira, 15 de maio de 2020

EF 6º ano - Língua Portuguesa - Professor Richard (15/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): RICHARD PETERSON
Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA
Turmas: 6o. ANO
Número de aulas/data referente: 2 AULAS - 15/05

Sensibilização  “ A incapacidade de ser verdadeiro ”

Habilidade(s) a ser desenvolvida (EF69LP48) Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Sequência de Atividades TODO CONTEÚDO DA ATIVIDADE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PELA VIDEOAULA CONFORME LINK

Forma de Avaliação da Aprendizagem TODA MATÉRIA REALIZADA DEVE SER FOTOGRAFADA E ENVIADA POR WHATSAPP OU E-MAIL.

Contato richardpeterson@prof.educacao.sp.gov.br / (19)99444-6699

Referências LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÁGINAS 43 E 44 (ENTREGUE A TODOS OS ALUNOS NO INICIO DO ANO LETIVO) "TECENDO LINGUAGENS"

EF 8º ano A - História - Professor Jânio (11/05 a 15/05)


ROTEIRO DE ESTUDO
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 8° Ano A
Número de aulas: 04 ( 11/05 a 15/05 )

Sensibilização:
Mudanças que levaram  a Inglaterra até a Revolução Industrial
Revolução Industrial ( mudanças na forma de se fabricar produtos)
Modernização da Agricultura
Política de cercamentos ( terras  de uso coletivo passaram a ser cercadas para uso de  particulares )
Sistema de três campos ( cultivo de três produtos )

Habilidade
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Sequência da atividade
Faça a leitura do texto - (A modernização da agricultura - página 18 do livro didático)
Responda a questão n° 5 da página 20 do livro didático
Responder no caderno

Faça um desenho, ilustrando  um exemplo do sistema de três campos ( sistema em que eram cultivados três tipos de produtos agrícolas)
Orientações para o desenho:
Observe a ilustração na página 18 do livro didático
Pode ser feito em folha de sulfite ou folha do caderno de desenho
Faça uma divisão da folha em três partes, usando lápis e régua, em seguida faça  o desenho ( um tipo de plantação em cada uma das partes da folha).
Pinte o desenho.

Forma de avaliação:
Serão avaliadas as informações encontradas de acordo com a questão respondida e o entendimento do sistema de três campos por meio do desenho.
Contato: email para enviar as atividades- janiolima@prof.educacao.sp.gov.br
Referências: livro - ARARIBÁ MAIS HISTÓRIA






Eletiva "Ciência do dia a dia" - Professor Paulo Xavier (15/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier Ferreira.
Componente Curricular: Eletiva “Ciências do dia a dia”.
Turmas: Manhã e Tarde.
Número de aulas/data referente: 2 aulas / 11-05 a 15-05-2020

Sensibilização: O que é um corpo? Todos os corpos possuem massa? O ar é um corpo? Ele possui massa?

Habilidade(s) a ser desenvolvida: (EF07CI12) Reconhecer que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Sequência de Atividades: Assistir ao vídeo experimental “Todo corpo possui massa” disponível em:

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Realizar o experimento proposto e enviar uma foto via e-mail ou whatsapp.

Contato: xferreira@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsaap (19) 9-8957-9545

Referências :
DIAS, Diogo Lopes. "O que é matéria?"; Brasil Escola. Disponível em:  https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-materia.htm.  Acesso em 12 de maio de 2020.
“Composição do ar”; SóQ. disponível em: https://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p1.php. Acesso em 12 de maio de 2020.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

EF 9º ano - Língua Portuguesa - Professora Cíntia (11/05 a 22/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Cíntia Rodrigues
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Turmas: 9° A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 12

Sensibilização: Antes de iniciar a atividade gostaria que vocês pensassem um pouco sobre o significado da poesia, principalmente em dias como os que vivemos atualmente. Sugiro que ouçam essa declamação. https://youtu.be/gqMqK6Supww

Habilidade(s) a ser desenvolvida:  EF69LP49 - Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais.

Sequência de Atividades:

Atividade 1 - Poema
Leitura oral e individual do texto. Link:


Pesquisar sobre outros poemas do mesmo autor - João Cabral de Melo Neto;

Buscar com auxílio de um dicionário ou outras ferramentas de pesquisa os significados do vocabulário do poema;

Espera-se que os alunos entendam a importância desse poema nos dias em que estamos vivendo, já que o poema defende a ideia de que só com a união conseguiremos vencer os obstáculos;

Copie as perguntas de caneta e responda a lápis;

Faça em uma folha de almaço ou de caderno. Não se esqueça de colocar suas informações: Nome do aluno, número, série e escola, na capa ou no cabeçalho da folha:

Questões
1. Que verso pode ser considerado temático para a construção do poema?
2. A que ditado popular assemelha-se esse verso?
3. Que termo se subentende no verso “De um que apanhe esse grito que ele”?
4. Que diferença de sentido há entre as expressões uma manhã e a manhã, no primeiro e no penúltimo verso do poema?
5. Qual a ideia principal do poema?
6. Relacione a ideia central do poema com os dias de isolamento social que estamos vivenciando, uma vez que o poema nos passa a ideia de que a construção de um novo futuro depende da solidariedade de muitos.

Atividade 2 – CARTA
Ler o texto. Link: 

Usar o dicionário;

Faça a atividade solicitada abaixo, em uma folha de almaço. Não se esqueça de colocar suas as informações: Nome do aluno, número, série e escola, na capa ou no cabeçalho da folha:

Questões
1. Depois de ler o texto anote 10 (DEZ) palavras que não saiba o significado ou palavras que não utiliza muito no cotidiano; procure e anote o significado delas;
2. Escreva uma carta (de 15 a 25) sobre como está sendo pra você essa quarentena. (Caso precise, pesquise na internet ou em livros a organização de uma carta.)


Forma de Avaliação da Aprendizagem: Participação, produtividade e reflexão crítica.