Roteiro de Estudos
Professor(a): Cíntia Rodrigues
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Turmas: 9° A, B, C e D
Número de aulas/data
referente:
12
Sensibilização: Antes de iniciar a
atividade gostaria que vocês pensassem um pouco sobre o significado da poesia,
principalmente em dias como os que vivemos atualmente. Sugiro que ouçam essa
declamação. https://youtu.be/gqMqK6Supww
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: EF69LP49 - Mostrar-se interessado e
envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais
do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que
representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais.
Sequência de Atividades:
Atividade
1 - Poema
Leitura oral e individual do texto. Link:
Pesquisar sobre outros poemas do mesmo autor - João Cabral
de Melo Neto;
Buscar com auxílio de um dicionário ou outras ferramentas de
pesquisa os significados do vocabulário do poema;
Espera-se que os alunos entendam a importância desse poema
nos dias em que estamos vivendo, já que o poema defende a ideia de que só com a
união conseguiremos vencer os obstáculos;
Copie as perguntas de caneta e responda a lápis;
Faça em uma folha de almaço ou de caderno. Não se esqueça de
colocar suas informações: Nome do aluno, número, série e escola, na capa ou no
cabeçalho da folha:
Questões
1. Que verso pode ser considerado temático para a construção
do poema?
2. A que ditado popular assemelha-se esse verso?
3. Que termo se subentende no verso “De um que apanhe esse
grito que ele”?
4. Que diferença de sentido há entre as expressões uma manhã
e a manhã, no primeiro e no penúltimo verso do poema?
5. Qual a ideia principal do poema?
6. Relacione a ideia central do poema com os dias de
isolamento social que estamos vivenciando, uma vez que o poema nos passa a
ideia de que a construção de um novo futuro depende da solidariedade de muitos.
Atividade 2 – CARTA
Ler o texto. Link:
Usar o dicionário;
Faça a atividade solicitada abaixo, em uma folha de almaço.
Não se esqueça de colocar suas as informações: Nome do aluno, número, série e
escola, na capa ou no cabeçalho da folha:
Questões
1. Depois de ler o texto anote 10 (DEZ) palavras que não
saiba o significado ou palavras que não utiliza muito no cotidiano; procure e
anote o significado delas;
2. Escreva uma carta (de 15 a 25) sobre como está sendo pra
você essa quarentena. (Caso precise, pesquise na internet ou em livros a
organização de uma carta.)
Forma de Avaliação da
Aprendizagem: Participação, produtividade e reflexão crítica.