segunda-feira, 15 de junho de 2020

EF 6º ano A e B - Geografia - Professor Hélio (15/06 a 19/06)

Professor: Hélio
Componente Curricular: Geografia
Turmas6º A e 6º B
Número de aulas: 4 Aulas.
Habilidade: EF06GE21


Sensibilização: Aprenda a se orientar pelo espaço geográfico através das coordenadas 
geográficas. E depois disso, só ficará perdido, quem perdeu essa aula.

Roteiro:
  • Leia o texto abaixo lentamente. Se necessário anote no seu caderno os trechos que 
    você considerar importante. 
  • No caderno: Utilize uma caneta azul para copiar e responder as 10 questões que 
    estão após o texto. 
  • Após concluída a atividade, tirar uma foto dos exercícios respondidos e enviá-la 
    para o e-mail a seguir >>>>>  hjunior@prof.educacao.sp.gov.br 
  • Data para o envio desta atividade: Até 26/06/2020.

Coordenadas Geográficas 
Habilidade 

As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura 
através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul 
e leste-oeste, medidas em graus. Com a combinação dessas linhas, criam-se 
“endereços” específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação 
precisa.
Essas linhas imaginárias são chamadas de paralelos e meridianos, e suas medidas em 
graus são, respectivamente, as latitudes e as longitudes. Os paralelos cortam a Terra 
horizontalmente, no sentido leste-oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra 
verticalmente. A junção dessas linhas é o fator responsável pela existência das 
coordenadas geográficas.

O principal paralelo é a Linha do Equador, pois representa a faixa da Terra que se 
encontra a uma igual distância dos polos norte e sul. Já o principal meridiano é o 
de Greenwich e foi escolhido a partir de uma convenção, realizada na cidade de 
Washington D.C., nos Estados Unidos, no ano de 1884. Essas duas linhas 
representam o marco inicial da contagem das latitudes e das longitudes.
Por esse motivo, tudo o que se encontra exatamente sobre a Linha do Equador 
possui uma latitude 0º, aumentando à medida que se desloca para o norte e diminuindo 
à medida que se desloca para o sul. 

Assim, as latitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação 
à Linha do Equador. Suas medidas vão de -90º até 90º.

Da mesma forma acontece com o Meridiano de Greenwich em relação às longitudes. 
Tudo que estiver sobre essa linha possui 0º de longitude, aumentando à medida que 
nos deslocamos para leste e diminuindo à medida que nos deslocamos para oeste. 
Por isso, as longitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra 
em relação ao Meridiano de Greenwich. Suas medidas vão de -180º até 180º.

Para facilitar a compreensão vamos para as explicações com o auxílio das imagens 
a seguir:

Atenção: Observe a figura da esquerda:
1º passo: Repare que o planeta Terra está envolvido por linhas imaginárias no 
sentido vertical. Todas essas linhas no sentido vertical são chamadas de Meridianos.
2º Passo: Ainda na figura da esquerda, encontre o Meridiano de Greenwich.  
Repare que o Meridiano de Greenwich possui a marcação 0º. Pois ele é o 
ponto de referência para dividir o planeta em dois hemisférios (duas partes). 
A sua direita (Leste) haverá 180º de longitude Leste, e a sua esquerda mais 
180º de longitude, mas por estar do lado esquerdo, chamaremos de longitude oeste.
Se a leste temos 180º e a Oeste mais 180º, ao todo teremos 360º.
Atenção: Observe a figura da direita
3º Passo: Repare que o planeta Terra está envolvido por linhas imaginárias no 
sentido horizontal. Todas essas linhas no sentido horizontal são chamadas de 
paralelos.
4º Passo: Ainda na figura da direita, encontre a linha do Equador. Repare que a 
linha do Equador (principal paralelo) também possui a marcação 0º. E o motivo 
disso, é porque a linha do Equador é o ponto de referência para dividir o planeta 
em dois hemisférios. Acima da linha do Equador (Ou seja, ao norte) iremos chamar 
de hemisfério Norte, e abaixo (Sul) da linha do Equador, iremos chamar de Hemisfério Sul.
Observe que nos paralelos temos 90º ao Norte e mais 90º ao Sul, portanto ao todo nós 
temos 180º.

Agora vamos observar as novas imagens que virão logo a seguir:

1º Passo: Observe a imagem da esquerda: Repare que são através dos  paralelos que 
teremos a Latitude, uma das coordenadas necessárias para encontrarmos a posição 
exata de um ponto.
2º Passo: Observe a imagem da direita: Repare que são através dos Meridianos que 
teremos a longitude.

Atenção: Quando temos a Latitude e Longitude de um ponto, isso significa que nós 
temos todas as suas coordenadas geográficas necessárias para sabermos a sua 
localização exata.

Agora vamos praticar analisando a próxima imagem:

1º Passo: Olhe o ponto “A”. e a linha horizontal na qual ele se encontra. Veja que ele se 
encontra abaixo (Sul)  da linha do Equador. Mas quantos graus abaixo (Sul)??? 
O ponto “A” está 20º abaixo (Sul) da linha do Equador.  Portanto você já sabe a Latitude 
do ponto A. O ponto possui 20º de Latitude Sul.
Mas isso não significa que você  já possui a posição exata deste ponto, pois ainda é 
necessário encontrar a Longitude.  Para isso você irá observar o meridiano 
(Linha vertical) onde o ponto “A” se encontra.
2º Passo
Observe que o ponto “A” está do lado esquerdo (Oeste) do meridiano principal que é o 
Meridiano de Greenwich.. Mas quantos graus a Oeste ? 
Repare que o ponto “A” está 60º a Oeste. Portanto essa é a longitude desse ponto.
Quando você encontra a latitude e a longitude de um ponto, você possui a coordenada 
geográfica deste ponto, ou seja, a sua posição exata.
No caderno: Copie e responda as questões a seguir com base no texto e imagens 
analisadas.
Exercícios: 
  1. Explique o que são meridianos.
  2. Explique o que são paralelos.
  3. Quantos graus possuem os meridianos?
  4. Quantos graus possuem os paralelos?
  5. A linha do Equador é responsável por dividir o planeta em quais hemisférios?
  6. O meridiano de Greenwich é responsável por dividir o planeta em quais hemisférios?
  7. Para encontrar a Latitude é necessário observar os paralelos ou os meridianos?
  8. Para encontrar a Longitude é necessário observar os meridiano ou os paralelos?
  9. O que é necessário para sabermos a localização exata de um ponto?
  10.  Qual a coordenada geográfica do ponto “C”?

Adaptação: Prof. Hélio Junior.

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