quinta-feira, 18 de junho de 2020

EM 3ª série - História - Professor Maurício (08/06 a 12/06 - Retroativo)



Roteiro de Estudos
Professor(a): Mauricio Rezende Zuffo
Componente Curricular:História 
Turmas:3A-3B
Número de aulas/data referente: 2 aulas 


Sensibilização  A ditadura do proletariado ou a ditadura de poucos .


Habilidade(s) a ser desenvolvida EF09HI10 Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises,
os grandes conflitos mundiais vivenciados no seculo XX.

Sequência de Atividades Caros alunos esta atividade deve ser lida e feita um fichamento do texto a
Ditadura do proletariado.


Forma de Avaliação da Aprendizagem : Estamos construindo o entendimento das formações sociais do
seculo XX, a reforma agraria.A pesquisa e o fichamento serão avaliados.


Contato zuffo@prof.educacao.sp.gov.br / telefone ZAP 19971094591

Referência: livro didatico A ditadura do proletariado ou a ditadura de poucos, pesquisa data do
acesso 16-06 brasilescola.uol.com.br


Ditadura do proletariado
Mestre em Sociologia (UnB, 2014)
Graduado em Ciência Política (UnB, 2010)
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 Sempre abrir.
O termo “ditadura do proletariado” foi usado por Karl Marx e Friederich Engels – e posteriormente
por Vladimir Lenin – para descrever o Estado da classe trabalhadora durante a transição ao 
comunismo, após a derrubada do estado burguês.
Para Marx, a existência das classes sociais estava ligada a fases particulares do desenvolvimento
de produção. A luta de classes levaria necessariamente à ditadura do proletariado que, por sua vez,
constituía apenas uma etapa rumo à abolição de todas as classes e à sociedade sem classes – o
comunismo. A ditadura do proletariado seria a etapa transitória posterior à derrubada do Estado
burguês, quando se faria necessário a inversão da relação de opressão, de maneira a impor a 
hegemonia da classe operária sobre a burguesia. A ditadura do proletariado, na concepção de Marx,
não é apenas uma forma de regime (ditatorial) na qual o proletariado exerceria o tipo de hegemonia
até então exercido pela burguesia, mas também era visto como uma forma de governo, no qual a
classe operária realmente governaria e tomaria para si muitas das tarefas até então executadas pelo
Estado. A ditadura do proletariado tinha a função de desmontar o Estado burguês, abolindo a 
burocracia, a polícia e o exército permanente. Para cumprir seus objetivos, era preciso que o
proletariado se utilizasse da violência armada durante todo o período. Portanto, a ditadura do
proletariado seria um período transitório que desapareceria quando se eliminasse também a razão
da opressão, ou seja, a dominação da burguesia.
Marx usou a expressão pela primeira vez no seu livro “As lutas de classe na França” de 1850 e
a retomou na “Crítica do programa de Gotha” de 1875. Porém, nunca detalhou a forma política
peculiar que a ditadura do proletariado deveria assumir. Inspirado na obra de Marx, coube a Vladimir
Lenin desenvolver a ideia de ditadura do proletariado. O pensador e revolucionário russo destacou
a importância da ação revolucionária do proletariado ser dirigida por um partido de vanguarda
coesamente organizado.
Após a derrubada do Estado burguês, caberia ao proletariado organizado expropriar todo o capital
da burguesia e centralizar os instrumentos de produção nas mãos do Estado, abolindo a propriedade
de terra e o direito à herança. Parte desse programa fez parte dos desdobramentos de revoluções
socialistas no século XX, como por exemplo, na União Soviética e em Cuba. O “socialismo real”
acabou perdendo apoio na medida em que o novo Estado criado se tornou mais forte ao invés de
desaparecer e escapou do controle da classe operária, se transformando na dominação de uma
vanguarda do partido. Esse tipo de sociedade não se aproxima à sociedade comunista sem classe
descrita por Marx e Engels no Manifesto Comunista.
A ideia da ditadura do proletariado foi bastante questionada, por um lado por anarquistas 
(principalmente Bakhunin na Primeira Internacional) por contribuir para perpetuar um estado
autoritário e uma elite dominante burocrática, e por outro lado por socialistas democratas e
reformistas, que acreditavam ser possível a transição ao socialismo sem a necessidade da
tomada revolucionária e violenta do Estado.
Bibliografia:


Atividades
1-Leitura do texto.
2- Fichamento .
3-  Mandar o fichamento (legível ) e pesquisa com nome número serie turma
( ex Mauricio número 00 serie 4  turma E )





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