segunda-feira, 29 de junho de 2020

EF 9º ano - Ciências - Professora Luciana (29/06 a 03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 9 A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 04 aulas semanais  de 29/06 a 03/07 de 2020.

                           https://www.youtube.com/watch?v=5u6tSV8x8mk

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF09CI18      Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.

Sequência de Atividades :  Como você já sabe, o avanço da tecnologia associada ao desenvolvimento das aplicações de diversos tipos de radiações trouxeram benefícios e malefícios à saúde das populações, tanto humanas quanto a dos demais seres vivos. Leia os textos abaixo, e realize as atividades.
O Centro de Tecnologia das Radiações
 CETER é pioneiro nas atividades voltadas para aplicações da tecnologia das radiações no país e possui um histórico de realizações importantes, nos mais diversos segmentos das indústrias, da saúde e do meio ambiente. O dinamismo em desenvolver novas tecnologias associadas aos avanços de outras áreas é uma das características da aplicação das radiações e radioisótopos. Tradicionalmente, o CETER vem acompanhando essa tendência, tornando-se referência na inovação de aplicações da tecnologia nuclear, com alto impacto no futuro da agricultura, saúde, indústria e na preservação do meio ambiente. As atividades de pesquisa e os investimentos realizados no CETER revertem na produção de conhecimento científico, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e geração de produtos e serviços para a sociedade brasileira. As atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) utilizando a tecnologia das radiações e radioisótopos estão voltadas aos clientes dos mais diversos segmentos: indústrias químicas, petroquímicas, de embalagens, farmacêuticas, automobilísticas, alimentícias, agrícola, mecânica pesada, saneamento básico, além das universidades, instituições de pesquisa, clínicas e hospitais. Hoje, o CETER tem posição de destaque no país, dando suporte à comunidade local, na utilização da radiação e radioisótopos para diversas aplicações(...).
 IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Disponível em: . Acesso em 07 nov. 2019. Elaborado e adaptado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.

As faces da ciência e da tecnologia
 Para não tomarmos posições impensadas de supervalorizar ou não os pontos positivos ou negativos dos efeitos e repercussões da ciência e da tecnologia no comportamento humano, é importante que tenhamos claras as diferentes faces que elas assumem nas suas estreitas relações com a vida cotidiana de todos nós. Os aparatos, máquinas ou instrumentos, produtos da atividade científica, não são maus nem bons, nem positivos nem negativos em si mesmos. Nem poderíamos tomar este caráter irracional em tal análise porque estaríamos sendo animistas e inconsequentes, atribuindo a uma construção do próprio ser humano um comportamento que não lhe é pertinente. O que se pode e deve analisar, no entanto, é o uso que se faz destes aparatos, máquinas e processos que, aí sim, pode trazer resultados negativos ou positivos, bons ou maus para a vida humana. É inegável a contribuição que a ciência e a tecnologia trouxeram nos últimos anos. Porém, apesar desta constatação, não podemos confiar excessivamente nelas, tornando-nos cegos pelos confortos que seus aparatos e dispositivos técnicos nos proporcionam cotidianamente. Isso pode ser um resultado perigoso porque, nesta anestesia que o deslumbramento da modernidade tecnológica nos oferece, podemos nos esquecer que a ciência e a tecnologia incorporam questões sociais, éticas e políticas. É importante ter sempre presente que nem tudo que se pode fazer tecnicamente, deve-se fazer moralmente. Estas preocupações, estas relações e as diferentes interpretações que criamos no tocante aos verdadeiros fins da tecnologia e o seu caráter neutro, que muitos lhes querem atribuir no sentido de afastá-las das questões de ordem social e política, têm sérias repercussões na forma como os conhecimentos são construídos nas escolas. (...) Os choques provocados por muitas novidades e acontecimentos relacionados à tecnologia podem ajudar a compreender o que se passa na sociedade atual. Avião a jato, forno de micro-ondas, tomografia computadorizada, clonagem, internet, microcirurgia a laser, cateterismo, celulares e Smartphones, pentium, etc. (...)Mas a sua contemporaneidade com a nossa vida particular é que deve majorar o seu impacto, elevando a sua importância relativa. Sugestão para encarar as novas tecnologias e trabalhar os seus impactos sem medos e sem ufanismos: cautela, uma boa dose de reflexão de suas vantagens e limitações, e acima de tudo uma contextualização das suas implicações. Se a revolução industrial causa problemas até hoje sentidos — poluição, degradação ambiental, acumulação de capital, exploração de trabalho humano —, ela também permite confortos dos quais ninguém quer abdicar — medicamento, televisão, carro, telefone, geladeira. Se a imprensa desempregou os monges copistas, ela também permite hoje que cada aluno tenha o seu livro, que todos possam ler jornais diariamente e que se montem bibliotecas em cada cidade ou em cada escola.
 Fonte: Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Walter Antonio Bazzo. Disponível em:. Acesso em 07.11.2019. Elaborado e adaptado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.

  1.  Selecione as palavras que você não entendeu,  pesquise seus significados no dicionário ou na internet, e monte um glossário de no mínimo dez palavras.
  2.  Após a leitura dos textos,  escreva suas considerações sobre os avanços tecnológicos e como estes avanços influenciam positiva e negativamente na vida das pessoas.
  3. Você acredita que o acesso à informação pode influenciar no modo de vida das pessoas? Porquê?
  4. Você acha que a tecnologia e a informação chegam da mesma forma para todos? Justifique sua resposta.
  5.  Você acredita que atualmente todas as pessoas têm a mesma possibilidade de acesso às informações?
  6.  Como as informações veiculadas hoje em dia são produzidas?
  7.  Podemos dizer que todas as informações que recebemos são confiáveis?
  8.  De que forma cada pessoa pode buscar e acessar informações confiáveis e relevantes sobre seus assuntos de interesse.
  9. Hoje em dia existem muitas maneiras de produzir e transmitir uma informação, por diversos meios e para diferentes públicos, no mundo todo. Um destes recursos, que vem ganhando destaque, é o podcast.  Você utiliza o podcast para acessar e/ou veicular informações?
  10.  Se a revolução industrial causa problemas até hoje sentidos como  poluição, degradação ambiental, acumulação de capital, exploração de trabalho humano , ela também permite confortos dos quais ninguém quer abdicar. Quais são?


Forma de Avaliação da Aprendizagem:  As respostas apresentadas no roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.

Contato : Enviar as atividades realizadas no e-mail  wolf.luciana@gmail.com
Estou a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.

                        https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/radiacoes.htm
                          Livro Didático do Aluno
                         Caderno do Aluno
                        Currículo do Estado de São Paulo

3 comentários: