segunda-feira, 29 de junho de 2020

EM 1ª série - Arte - Professora Lucirene (29/06 a 07/03)


Roteiro de Estudos
Professor(a): LUCIRENE MAURICIO MOMETTI

Componente Curricular:  ARTE

Turmas: 1ºs ANOS ENSINO MÉDIO  – A – B

Número de aulas/data referente: 02 aulas  semana de 29 de Junho a 03 de julho de 2020

Sensibilização :  Arte, cultura e educação preservam o patrimônio, resgatam a história e perpetuam valores.   (Gislaine Nascimento da Silva Perez)

Habilidade(s) a ser desenvolvida  :
 Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana

Sequência de Atividades :
1 - copie o texto, no caderno de desenho ou no sulfite, com margem de 1 cm nos 4 lados, a lápis;
2 - COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE, ENVIE NO MEU E-MAIL.    lucim_mometti@hotmail.com

Forma de Avaliação da Aprendizagem serão avaliados a compreensão dos procedimentos e o desenvolvimento das atividades. A entrega das mesmas, o capricho e o interesse do aluno.

Contato :  E-mail : lucim_mometti@hotmail.com   -  para enviar as atividades e solicitar explicações e esclarecimentos, sanando suas dúvidas.

Referências  caderno do aluno, Livro Didático, CMSP, pesquisa na internet.



CONCEITUANDO AS ARTES
1 - PINTURA NAS GRUTAS DA PRE-HISTÓRIA
Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.
Em geral, trazem representações de animais, plantas e pessoas, e sinais gráficos abstratos, às vezes usados em combinação. Sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, mas pensa-se correntemente que possam ilustrar cenas de caça, ritual, cotidiano, ter caráter mágico, e expressar, como uma espécie de linguagem visual, conceitos, símbolos, valores e crenças.

2 - MURAIS DA ANTIGUIDADE NO SÉCULO XX
Muralismo ou pintura mural é a pintura executada sobre uma parede, diretamente na sua superfície, como num afresco, num painel montado para uma exposição permanente. Ela difere de todas as outras formas de arte pictórica por estar profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço.
A técnica de uso mais generalizado é a do afresco, que procede na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.

3 - GRAFFITI
É uma inscrição feita em paredes, existentes desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada, um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. O grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

4 - STENCIL GRAFFITI
Stencil é uma técnica de pintura utilizada para aplicar um desenho sobre qualquer superfície, com o uso de tinta, sendo aerossol ou não. O stencil é feito com papel, plástico, metal ou acetato, onde tem uma boa durabilidade e seja fácil de cortar, para fazer a forma do desenho.

5 - REVERSE GRAFFITI
Um novo estilo de grafite vem ganhando diversas capitais do mundo ao trocar as latas de tinta por lenços, buchas, água e sabão. É o Reverse Graffiti (Grafite Inverso, em tradução própria), que leva os grafiteiros a limparem paredes e espaços públicos para criar diversas imagens que lembram o quão poluído é o ambiente em que vivemos. A técnica não tem muito mistério. Esponjas, jatos de água e espátulas ajudam a raspar a sujeira incrustada nas paredes, grades e muros das grandes (e poluídas) metrópoles. Em alguns casos, molduras de madeira ajudam a criar formas e reforçar o contraste que a água deixa nos lugares cobertos de fuligem.

6 - COW PARADE
É uma exposição de arte pública internacional apresentada nas principais cidades do mundo. As esculturas das vacas são em fibra de vidro, decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em lugares públicos como estações de metrô, avenidas importantes, parques, casas comerciais e hotéis. Depois da exposição, as vacas são leiloadas e uma parte do dinheiro arrecadado vai para os patrocinadores e a outra parte vai para o artista vencedor.

7 - LAND ART
Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork, se refere ao tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra. É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias (a não ser por meio de fotografias). Devido às muitas dificuldades de colocar-se em prática os esquemas de land art, suas obras muitas vezes não vão além do estágio de projeto.

8 - LAMBE-LAMBE
Poster lambe-lambe (Wheat-paste, em inglês), também chamados de poster-bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando feitos em série sua reprodução pode ser através de foto copiadoras ou silk-screen.

9 - ASSEMBLAGENS
É usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original. É uma junção de elementos em um conjunto maior, onde sempre é possível identificar que cada peça é compatível e considerado obra.
Ao se utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos, madeira "colados" a uma tela o artista consegue ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura, criando uma junção da pintura com a escultura.

10 - ARTE CONCEITUAL
Para a arte conceitual, vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra.  O mais importante para a arte conceitual são as ideias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância. Segundo Joseph Kosuth a análise linguística marcaria o fim da filosofia tradicional, e a obra de arte conceitual, dispensando a feitura de objetos, seria uma proposição analítica, próxima de uma tautologia. Como, por exemplo, em Uma e Três Cadeiras, ele apresenta o objeto cadeira, uma fotografia dela e uma definição do dicionário de cadeira impressa sobre papel.
A arte deixa de ser primordialmente visual, feita para ser olhada, e passa a ser considerada como ideia e pensamento.

11 - SITE SPECIFIC
O termo sítio específico faz menção a obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Trata-se, em geral, de trabalhos planejados - muitas vezes fruto de convites - em local certo, em que os elementos esculturais dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada. Nesse sentido, a noção de site specific liga-se à ideia de arte ambiente, que sinaliza uma tendência da produção contemporânea de se voltar para o espaço - incorporando-o à obra e/ou transformando-o -, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou áreas urbanas. Relaciona-se de perto à chamada land art [arte da terra], que inaugura uma relação com o ambiente natural.

12 - PERFORMANCE
A performance é uma modalidade artística híbrida, isto é, que pode mesclar diversas linguagens como teatro, música e artes visuais. Está relacionada também ao happening e, muitas vezes, os termos são descritos como sendo a mesma coisa. Alguns estudiosos dizem que há uma pequena diferença entre os dois tipos de manifestação artística.
A performance seria quando o artista apresenta uma cena em que normalmente utiliza seu corpo como suporte enquanto os expectadores observam; já no happening o público costuma participar também da ação. Não tem lugar "apropriado" para acontecer: pode ocorrer tanto em museus, galerias e instituições, quanto em ambiente urbano e/ou público. Registros da ação podem ocorrer por meio de fotografias e vídeos, mas o caráter da obra é efêmero, passageiro;

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