segunda-feira, 29 de junho de 2020

EM 2ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (29/06 a 03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Período - 2º BIMESTRE
Turmas: 2 º A e 2º B
Número de aulas/data referente: 1 AULA  - SEMANA DE 29/6 a  a 03/07 
Tema : Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa
Sensibilização:  Música e Indústria Cultural
VOCÊ GOSTA DE MÚSICA?
Paixão pela música, fanatismo por grupos que estão do outro lado do mundo, fã-clubes, megashows com mais de um milhão de pessoas. Todos estes fatores estão ligados ao processo da criação de uma indústria cultural, ocorrido no século XIX. Muito antes do surgimento de gravadoras, LPs, CDs, mp3 e até mesmo do jabá, já existia o fetiche pelo produto, fosse ele cultural ou não. Este fenômeno está atrelado ao processo de industrialização, que influenciou na criação da indústria cultural, dos meios de comunicação em massa e da cultura de massa...
A criação de um produto para as massas desembocou na venda rápida e em larga escala de material produzido por artistas e embalados na forma de produto. Daí criaram-se expressões muito utilizadas quando se estuda a indústria cultural: a cultura superior, média e a cultura de massa.
... No caso da tão discutida cultura de massa, a definição do filósofo contemporâneo Edgar Morin a coloca como a formação de um complexo industrial, produtos fabricados na medida certa, definidos e padronizados para o consumo em larga escala com a utilização dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, internet) para sua divulgação.
As frases acima definem e categorizam um produto cultural. Assim, é possível fazer uma análise sobre o que se pode considerar cultura média, superior e popular quando falamos de qualquer tipo de manifestação musical. Música considerada superior, seriam as composições eruditas de Beethoven, entre outros músicos clássicos reconhecidos.
Cultura média pode englobar desde o “mangue-beat” de Chico Science, que flerta com a cultura popular nordestina, até bandas que versam sobre temas literários ou filosóficos como o grupo americano The Velvet Underground e a banda inglesa Joy Division. Já a popularmass culture, é vista em conjuntos criados para um público homogêneo, como as bandas de pagode brasileiras dos anos 90 (Molejo, Art Popular, Soweto) e a banda americana Kings Of Leon, montada por uma gravadora maior para ser um sucesso internacional.
Habilidade(s) a ser desenvolvida : 1. Refletir criticamente a respeito da produção em massa; 2. Desenvolver habilidades de leitura e produção de texto.
Sequência de Atividades: 

NOME_____________________________________________    ANO ____  Nº____

1.      Veja esse video muito legal sobre CULTURA DE MASSA – Edgar Morin.
2.      Depois de assistir ao vídeo e de fazer uma leitura atenta ao texto acima reflita e produza o seu texto sobre a ideia de Morin : a formação de um complexo industrial, produtos fabricados na medida certa, definidos e padronizados para o consumo em larga escala com a utilização dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, internet) para sua divulgação, especificamente no Brasil. Dê exemplos desses produtos culturais brasileiros em larga escala (artistas, programas de tv, etc.)

Forma de Avaliação da Aprendizagem
1.      Processual: para verificar o desenvolvimento do aluno em atividade remota e atenta às suas dificuldades e/ou necessidades.
2.      Comparativa: para observar quais conceitos o aluno domina. 

Contato : qualquer dúvida envie para o email cristininha.maria@hotmail.com
Referências.   
PARA SABER MAIS

ADMIRÁVEL GADO NOVO – ZÉ RAMALHO
Ôoo... Hei boi
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!

Fonte: LyricFind
Compositores: José Ramalho.

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