Roteiro
de Estudos
Professor(a):
MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Período -
2º BIMESTRE
Turmas: 2
º A e 2º B
Número de aulas/data referente: 1
AULA - SEMANA DE 29/6 a a 03/07
Tema :
Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa
Sensibilização: Música e Indústria Cultural
VOCÊ GOSTA DE MÚSICA?
Paixão pela
música, fanatismo por grupos que estão do outro lado do mundo, fã-clubes,
megashows com mais de um milhão de pessoas. Todos estes fatores estão ligados
ao processo da criação de uma indústria cultural,
ocorrido no século XIX. Muito antes do surgimento de gravadoras, LPs, CDs, mp3
e até mesmo do jabá, já existia o fetiche pelo produto, fosse ele cultural ou
não. Este fenômeno está atrelado ao processo de industrialização, que
influenciou na criação da indústria cultural, dos meios de comunicação em massa
e da cultura de massa...
A criação de um
produto para as massas desembocou na venda rápida e em larga escala de material
produzido por artistas e embalados na forma de produto. Daí criaram-se
expressões muito utilizadas quando se estuda a indústria cultural: a cultura superior,
média e a cultura de massa.
... No caso da
tão discutida cultura de massa, a definição do filósofo contemporâneo Edgar
Morin a coloca como a formação de um complexo industrial, produtos
fabricados na medida certa, definidos e padronizados para o consumo em larga
escala com a utilização dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema,
internet) para sua divulgação.
As frases acima definem e categorizam um produto
cultural. Assim, é possível fazer uma análise sobre o que se pode considerar
cultura média, superior e popular quando falamos de qualquer tipo de
manifestação musical. Música considerada superior, seriam as composições
eruditas de Beethoven, entre outros músicos clássicos reconhecidos.
Cultura média pode englobar desde o “mangue-beat” de Chico Science,
que flerta com a cultura popular nordestina, até bandas que versam sobre temas
literários ou filosóficos como o grupo americano The Velvet Underground e a
banda inglesa Joy Division. Já a popular, mass culture, é vista em conjuntos criados para um
público homogêneo, como as bandas de pagode brasileiras dos anos 90 (Molejo,
Art Popular, Soweto) e a banda americana Kings Of Leon, montada por uma
gravadora maior para ser um sucesso internacional.
Texto originalmente publicado em: https://www.infoescola.com/cultura/musica-e-industria-cultural/
Habilidade(s) a ser desenvolvida :
1. Refletir criticamente a respeito da produção em massa; 2. Desenvolver
habilidades de leitura e produção de texto.
Sequência
de Atividades:
NOME_____________________________________________ ANO ____
Nº____
1. Veja
esse video muito legal sobre CULTURA DE MASSA – Edgar Morin.
2. Depois
de assistir ao vídeo e de fazer uma leitura atenta ao texto acima reflita e produza
o seu texto sobre a ideia de Morin :
a formação de um complexo industrial, produtos
fabricados na medida certa, definidos e padronizados para o consumo em larga
escala com a utilização dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, internet)
para sua divulgação, especificamente no
Brasil. Dê exemplos desses produtos culturais brasileiros em larga escala
(artistas, programas de tv, etc.)
Forma de Avaliação da Aprendizagem
1.
Processual:
para verificar o desenvolvimento do aluno em atividade remota e atenta às suas
dificuldades e/ou necessidades.
2.
Comparativa: para observar quais conceitos o
aluno domina.
Referências.
PARA SABER MAIS
ADMIRÁVEL GADO NOVO – ZÉ RAMALHO
Ôoo... Hei boi
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
Povo marcado
Êh, povo feliz!
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
Povo marcado
Êh, povo feliz!
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
Povo marcado
Êh, povo feliz!
Fonte: LyricFind
Compositores: José Ramalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário