segunda-feira, 29 de junho de 2020

EF 7º ano C e D - Ciências - Professora Luciana (29/06 a 03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 7 C e D
Número de aulas/data referente: 04 aulas semanais  de 29/06 a 03/07 de 2020.

                           https://www.youtube.com/watch?v=rxTov7BDlOk
                         https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/biocombustivel.htm

Habilidade(s) a ser desenvolvida:  EF07CI05  - Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências socioambientais causadas pela produção e uso desses materiais e máquinas.

Sequência de Atividades :
Assista aos vídeos da sensibilização, leia o texto  abaixo com atenção, e responda as questões.

MÁQUINAS TÉRMICAS E MUNDO MODERNO
 Com o desenvolvimento tecnológico decorrente da revolução industrial, muitos benefícios foram gerados para a humanidade, como eletrodomésticos mais modernos e meios de transporte mais seguros. No entanto, o desenvolvimento das máquinas também trouxe efeitos negativos para os seres vivos e o ambiente. As primeiras máquinas a vapor dependiam da queima do carvão para funcionar, mas, com o passar do tempo, os derivados de petróleo, como gasolina e óleo diesel, passaram a ser usados em larga escala para o funcionamento dos veículos. Hoje, nossa sociedade necessita de combustíveis em muitos processos, acarretando, dessa forma, em uma emissão significativa de gases do efeito estufa e outros poluentes nocivos à saúde dos seres vivos. O petróleo não é considerado apenas uma das principais fontes de energia utilizada, mas sim material constituinte de inúmeros bens de consumo presentes no cotidiano de qualquer indivíduo. Certamente, seu alcance vai além de simplesmente mover automóveis e outros meios. As demandas do mundo moderno exigem a produção de produtos e combustíveis em larga escala, levando a intensa produção de resíduos, que poluem o ambiente e podem estar relacionados às mudanças climáticas.
Elaborado e adaptado especialmente pelo Programa São Paulo Faz Escola

1.       Atualmente um problema mundial que enfrentamos é a emissão de gases poluentes oriundos da queima de combustíveis fósseis. O que acontece com os gases que surgem pela queima do combustível? E o que podem causar?


2.       Como o meio ambiente é afetado pelo uso contínuo dos combustíveis fósseis pela humanidade e quais são as consequências negativas a que já estamos submetidos?



3.       Quais são as possíveis alternativas ao uso de combustíveis fósseis compatíveis com um desenvolvimento sustentável?



 4. Ao longo dos anos a produção e o uso das máquinas vem impactando a sociedade de alguma forma, conforme foram ocorrendo as Revoluções Industriais. Leia o breve resumo sobre cada uma das Revoluções Industriais abaixo, e aponte seus impactos sociais e ambientais:
 Primeira: desenvolvimento da indústria e equipamentos mecânicos, como máquinas à vapor; 
 Segunda: desenvolvimento da indústria química, motor à combustão, eletricidade e comunicação (telefone, rádio e televisão); 
Terceira: automatização das linhas de produção e desenvolvimento de aparelhos eletrônicos, informática e tecnologias de informação; 
 Quarta: desenvolvimento tecnológico como meio de interligar setores, produtos, indústrias e comércio. É a Revolução atual, ainda em desenvolvimento. 

5.       Faça uma pesquisa sobre alguns derivados do petróleo: Plástico, Gasolina, Tintas, Medicamentos e Borracha. Monte um quadro com os dados pesquisados constando as seguintes informações: Utilização, Vantagens, Desvantagens Importância econômica e social.
 


6.       A Revolução Industrial ficou marcada pelo desenvolvimento tecnológico e de máquinas que transformou o estilo de vida da humanidade, dentre esses estilos podemos citar o uso abusivo do plástico (subproduto do petróleo) no dia a dia. Cite os problemas causados pelo uso indiscriminado do plástico e indique possíveis soluções para este uso.

 

7. Utilizando o Caderno do Aluno de Ciências do segundo bimestre, faça a leitura do texto da Situação de Aprendizagem 1, e responda as questões das páginas 06 e 07. (Observação: para os alunos que não foram retirar na Escola, tem o link do caderno do aluno no Blog)


  

Forma de Avaliação da Aprendizagem:  As respostas apresentadas no roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.

Contato : Enviar as atividades realizadas no e-mail  wolf.luciana@gmail.com
Estou a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.

               Livro de Ciências do Aluno
                Currículo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário