Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 7 C e D
Sensibilização: https://www.youtube.com/watch?v=mFTo1CUG1-s
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: EF07CI05 - Discutir o uso de diferentes tipos de
combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar
sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências socioambientais
causadas pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Sequência de Atividades :
Assista
aos vídeos da sensibilização, leia o texto abaixo com atenção, e responda as questões.
MÁQUINAS
TÉRMICAS E MUNDO MODERNO
Com o desenvolvimento tecnológico decorrente
da revolução industrial, muitos benefícios foram gerados para a humanidade,
como eletrodomésticos mais modernos e meios de transporte mais seguros. No
entanto, o desenvolvimento das máquinas também trouxe efeitos negativos para os
seres vivos e o ambiente. As primeiras máquinas a vapor dependiam da queima do
carvão para funcionar, mas, com o passar do tempo, os derivados de petróleo,
como gasolina e óleo diesel, passaram a ser usados em larga escala para o
funcionamento dos veículos. Hoje, nossa sociedade necessita de combustíveis em
muitos processos, acarretando, dessa forma, em uma emissão significativa de
gases do efeito estufa e outros poluentes nocivos à saúde dos seres vivos. O
petróleo não é considerado apenas uma das principais fontes de energia
utilizada, mas sim material constituinte de inúmeros bens de consumo presentes
no cotidiano de qualquer indivíduo. Certamente, seu alcance vai além de
simplesmente mover automóveis e outros meios. As demandas do mundo moderno
exigem a produção de produtos e combustíveis em larga escala, levando a intensa
produção de resíduos, que poluem o ambiente e podem estar relacionados às
mudanças climáticas.
Elaborado
e adaptado especialmente pelo Programa São Paulo Faz Escola
1.
Atualmente um problema mundial que enfrentamos é a emissão de
gases poluentes oriundos da queima de combustíveis fósseis. O que acontece com
os gases que surgem pela queima do combustível? E o que podem causar?
2.
Como o meio ambiente é afetado pelo uso contínuo dos
combustíveis fósseis pela humanidade e quais são as consequências negativas a
que já estamos submetidos?
3.
Quais são as possíveis alternativas ao uso de combustíveis
fósseis compatíveis com um desenvolvimento sustentável?
4. Ao longo dos anos a produção e o uso das
máquinas vem impactando a sociedade de alguma forma, conforme foram ocorrendo
as Revoluções Industriais. Leia o breve resumo sobre cada uma das Revoluções
Industriais abaixo, e aponte seus
impactos sociais e ambientais:
Primeira: desenvolvimento da indústria e equipamentos
mecânicos, como máquinas à vapor;
Segunda: desenvolvimento da indústria química, motor à
combustão, eletricidade e comunicação (telefone, rádio e televisão);
Terceira:
automatização das linhas de produção e desenvolvimento de aparelhos
eletrônicos, informática e tecnologias de informação;
Quarta: desenvolvimento tecnológico como meio de interligar
setores, produtos, indústrias e comércio. É a Revolução atual, ainda em
desenvolvimento.
5. Faça
uma pesquisa sobre alguns derivados do petróleo: Plástico, Gasolina, Tintas, Medicamentos
e Borracha. Monte um quadro com os dados pesquisados constando as seguintes
informações: Utilização, Vantagens, Desvantagens Importância econômica e
social.
6. A
Revolução Industrial ficou marcada pelo desenvolvimento tecnológico e de
máquinas que transformou o estilo de vida da humanidade, dentre esses estilos
podemos citar o uso abusivo do plástico (subproduto do petróleo) no dia a dia.
Cite os problemas causados pelo uso indiscriminado do plástico e indique
possíveis soluções para este uso.
7. Utilizando o Caderno do Aluno de Ciências do segundo
bimestre, faça a leitura do texto da Situação de Aprendizagem 1, e responda as
questões das páginas 06 e 07. (Observação:
para os alunos que não foram retirar na Escola, tem o link do caderno do aluno
no Blog)
Forma de Avaliação da
Aprendizagem: As respostas apresentadas no
roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.
Contato : Enviar as atividades
realizadas no e-mail wolf.luciana@gmail.com
Estou
a disposição para dúvidas neste e-mail, e por
favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.
Referências : https://mundoeducacao.uol.com.br/
Livro de Ciências do Aluno
Currículo
do Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário