segunda-feira, 29 de junho de 2020

EM 3ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (29/06 a 03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Período - 2º BIMESTRE
Turmas: 3 º A e 3 º B
Número de aulas/data referente: 2 AULAS  - SEMANA DE 29/6 a  a 03/07 

Tema : Formas de participação popular na história do Brasil.

Habilidade(s) a ser desenvolvida :1. Reconhecer diferentes formas de atuação política da população nas revoltas e movimentos populares dos séculos XIX e XX.

Sensibilização:   “ ...E , DE REPENTE O FUROR VOLTA, O INTERIOR TODO SE REVOLTA E FAZ NOSSA FORÇA SE AGIGANTAR”.
1.      Ouça essa musica e preste atenção à letra!
MORDAÇA – MPB4
NOME_____________________________________________    ANO ____  Nº____

Sequência de Atividades:  1ª PARTE.
2.      Hoje vamos usar nosso Caderno do Aluno- SP FAZ ESCOLA , 2º bimestre.
a)      Abra seu caderno na página 92 e leia o MOMENTO 3.
b)      Complete (no caderno do aluno) apenas os seguintes itens do quadro da página 93 > REVOLTA DOS CABANOS, CABANAGEM, e da pagina 94 > REVOLTA DOS MALÊS e BALAIADA.
c)      Tire foto da atividade.
d)      Para você entender melhor a atividade vou explicar sobre os itens:
·         Período – em que ano se deu a revolta.
·         Local – onde aconteceu a revolta.
·         Atores Sociais – quem participou da revolta (ex: escravos, profissionais liberais, etc).
·         Características – qual a causa, a razão da revolta. Por que as pessoas se revoltaram?
A 2ª parte da tabela faremos na próxima semana! Ok?
Não se esqueça de se identificar com seu nome,série e número!

Forma de Avaliação da Aprendizagem
1.      Processual: para verificar o desenvolvimento do aluno em atividade remota e atenta às suas dificuldades e/ou necessidades.
2.      Comparativa: para observar se e como o aluno domina o processo de análise, interpretação e síntese textual.
Contato : qualquer dúvida envie para o email cristininha.maria@hotmail.com
Referências. 
·         SP FAZ ESCOLA. CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE.

·         PARA SABER MAIS SOBRE...
Mordaça
Tudo o que mais nos uniu separou
Tudo que tudo exigiu renegou
Da mesma forma que quis recusou
O que torna essa luta impossível e passiva
O mesmo alento que nos conduziu debandou
Tudo que tudo assumiu desandou
Tudo que se construiu desabou
O que faz invencível a ação negativa

É provável que o tempo faça a ilusão recuar
Pois tudo é instável e irregular
E de repente o furor volta
O interior todo se revolta
E faz nossa força se agigantar

Mas só se a vida fluir sem se opor
Mas só se o tempo seguir sem se impor
Mas só se for seja lá como for
O importante é que a nossa emoção sobreviva
E a felicidade amordace essa dor secular
Pois tudo no fundo é tão singular
É resistir ao inexorável
O coração fica insuperável
E pode em vida imortalizar

Composição: Eduardo Gudin / Paulo César Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário