segunda-feira, 29 de junho de 2020

EF 8º ano C e D - Ciências - Professora Luciana (29/06 a 03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º Anos C e D
Número de aulas/data referente: 04 aulas semanais  de 29/06 a 03/07 de 2020.

Sensibilização:      https://www.youtube.com/watch?v=8bkLWi7iLVM´
                                https://www.youtube.com/watch?v=lKKXHloebcQ
                               https://www.youtube.com/watch?v=ZUpt7iL4wkA

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF08CI07 - Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Sequência de Atividades : Assista aos vídeos  propostos  na sensibilização,  faça a leitura dos texto abaixo e responda as questões.

POLINIZAÇÃO: FORMAS, TIPOS E AGENTES POLINIZADORES
As abelhas, junto com outros seres vivos, como pássaros e insetos, têm um papel imprescindível na natureza, atuando no processo de polinização. O diferencial, no caso das abelhas, é que elas são responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas. Você sabia que as abelhas têm um papel importantíssimo na reprodução das plantas? Segundo estudos recentes, as abelhas estão diminuindo em ritmo acelerado, principalmente por causa do uso indiscriminado de agrotóxicos, além de outros fatores relacionados a desequilíbrios ambientais. Com tudo isso, estão correndo o risco de entrar para a lista de animais em extinção. Tal ocorrência pode ter um efeito devastador para a humanidade, e chama a atenção das autoridades como cientistas, biólogos, apicultores, agrônomos e outros atores importantes. A possibilidade de extinção das abelhas traz imensa preocupação, não só no Brasil, mas em todo o mundo, pois o impacto desse fenômeno na agricultura seria imenso, gerando significativa diminuição no fornecimento de alimentos.
 Elaborado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.

Considerando a importância do tema e sua articulação com o objeto de estudo “reprodução”, faça uma pesquisa para que possa  responder às seguintes questões:
 1. O que é polinização? Como poderíamos descrever esse processo?
 2. Quais são os principais agentes polinizadores?
 3. Quais são os fatores que estão contribuindo para a diminuição da população de abelhas?
 4. Quais são os possíveis impactos que a extinção das abelhas poderá causar?
 5. O que é possível fazer para salvar as abelhas da extinção?

IMPACTOS AMBIENTAIS QUANDO HÁ AUMENTO E/OU DIMINUIÇÃO DESCONTROLADA DE UMA POPULAÇÃO NUM AMBIENTE ESPECÍFICO
 A variação da população de seres vivos pode causar inúmeros problemas ambientais e sociais, como o caso das abelhas, em que a diminuição da população vem se agravando, aumentando os riscos de uma crise no setor de produção de alimentos com todos os impactos que este fato pode acarretar. Há outra situação bastante problemática, agora inversa: o aumento da população de escorpiões em áreas urbanas, o que demanda atenção das autoridades de saúde pública. Você sabia que a população de escorpiões vem aumentando significativamente no Estado de São Paulo? Segundo estudos do Ministério da Saúde, o número de pessoas picadas por escorpiões em todo o Brasil aumentou de 12 mil, no ano 2000, para 140 mil, em 2019. A região sudeste, e de forma especial o estado de São Paulo, também vem sofrendo com a infestação de escorpiões, gerando um aumento significativo no número de acidentes, que triplicou nas últimas duas décadas. Inúmeras são as causas dessa proliferação, como as características climáticas favoráveis, problemas relacionados ao saneamento básico (lixo, esgoto), falta de predadores naturais ocasionada especialmente pelo desmatamento, oferta de um de seus alimentos preferidos - as baratas - que, assim como eles, são seres vivos com uma grande capacidade adaptativa. Mas também chama a atenção, neste caso, uma possibilidade reprodutiva da espécie: a partenogênese, um tipo de reprodução assexuada de animais, em que um embrião se desenvolve de um óvulo sem precisar de fecundação. Assim, uma fêmea de escorpião pode gerar cópias de si mesma por partenogênese duas vezes por ano, gerando cerca de 20 filhotes em cada processo reprodutivo. A espécie mais perigosa é o escorpião amarelo - Tityus serrulatus. Apesar da maioria das picadas de escorpião serem muito doloridas, mas não fatais, a picada de um escorpião amarelo pode ser fatal para uma criança ou uma pessoa idosa, se não houver atendimento rápido e adequado (soroterapia). Por essa razão, o acesso e a disseminação das informações são tão importantes, ou seja, é preciso saber quais locais, em seu município ou região, possuem o soro antiescorpiônico para atendimento aos pacientes.
Elaborado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.
   
1. Como é a sua cidade e/ou região, em termos de problemas relacionados a acidentes com picadas de escorpião? Há infestação? Existe algum bairro com maior número de ocorrências?
2. O que é preciso fazer caso uma pessoa seja picada?
3. Quais são os locais de atendimento a pessoas picadas em sua cidade ou região? 4. Que outras informações importantes você pode acrescentar à pesquisa?
4. A reprodução do escorpião é feita através da partenogênese. Explique o que é partenogênese.
5. Na reprodução assexuada, não há variação genética. Por quê?
6. Explique a diferença entre reprodução sexuada de reprodução assexuada.

Forma de Avaliação da Aprendizagem:  As respostas apresentadas no roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.

Contato : Enviar as atividades realizadas no e-mail  wolf.luciana@gmail.com
Estou a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.

Referências :
                      Livro de Ciências do Aluno
                       Caderno do Aluno
                      Currículo do Estado de São Paulo

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