Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º Anos C e D
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: EF08CI07 - Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em
vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Sequência de Atividades : Assista aos vídeos propostos na sensibilização, faça a leitura dos texto abaixo e responda as
questões.
POLINIZAÇÃO:
FORMAS, TIPOS E AGENTES POLINIZADORES
As
abelhas, junto com outros seres vivos, como pássaros e insetos, têm um papel
imprescindível na natureza, atuando no processo de polinização. O diferencial,
no caso das abelhas, é que elas são responsáveis pela reprodução e perpetuação
de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio
ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas. Você sabia que as abelhas
têm um papel importantíssimo na reprodução das plantas? Segundo estudos
recentes, as abelhas estão diminuindo em ritmo acelerado, principalmente por
causa do uso indiscriminado de agrotóxicos, além de outros fatores relacionados
a desequilíbrios ambientais. Com tudo isso, estão correndo o risco de entrar
para a lista de animais em extinção. Tal ocorrência pode ter um efeito
devastador para a humanidade, e chama a atenção das autoridades como
cientistas, biólogos, apicultores, agrônomos e outros atores importantes. A
possibilidade de extinção das abelhas traz imensa preocupação, não só no
Brasil, mas em todo o mundo, pois o impacto desse fenômeno na agricultura seria
imenso, gerando significativa diminuição no fornecimento de alimentos.
Elaborado
especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.
Considerando
a importância do tema e sua articulação com o objeto de estudo “reprodução”, faça uma pesquisa para
que possa responder às seguintes
questões:
1. O que é polinização? Como poderíamos
descrever esse processo?
2. Quais são os principais agentes
polinizadores?
3. Quais são os fatores que estão contribuindo
para a diminuição da população de abelhas?
4. Quais são os possíveis impactos que a
extinção das abelhas poderá causar?
5. O que é possível fazer para salvar as
abelhas da extinção?
IMPACTOS AMBIENTAIS QUANDO
HÁ AUMENTO E/OU DIMINUIÇÃO DESCONTROLADA DE UMA POPULAÇÃO NUM AMBIENTE
ESPECÍFICO
A variação da população de seres vivos pode
causar inúmeros problemas ambientais e sociais, como o caso das abelhas, em que
a diminuição da população vem se agravando, aumentando os riscos de uma crise
no setor de produção de alimentos com todos os impactos que este fato pode
acarretar. Há outra situação bastante problemática, agora inversa: o aumento da
população de escorpiões em áreas urbanas, o que demanda atenção das autoridades
de saúde pública. Você sabia que a população de escorpiões vem aumentando
significativamente no Estado de São Paulo? Segundo estudos do Ministério da
Saúde, o número de pessoas picadas por escorpiões em todo o Brasil aumentou de
12 mil, no ano 2000, para 140 mil, em 2019. A região sudeste, e de forma
especial o estado de São Paulo, também vem sofrendo com a infestação de
escorpiões, gerando um aumento significativo no número de acidentes, que
triplicou nas últimas duas décadas. Inúmeras são as causas dessa proliferação,
como as características climáticas favoráveis, problemas relacionados ao
saneamento básico (lixo, esgoto), falta de predadores naturais ocasionada
especialmente pelo desmatamento, oferta de um de seus alimentos preferidos - as
baratas - que, assim como eles, são seres vivos com uma grande capacidade
adaptativa. Mas também chama a atenção, neste caso, uma possibilidade reprodutiva da espécie: a partenogênese,
um tipo de reprodução assexuada de animais, em que um embrião se desenvolve de
um óvulo sem precisar de fecundação. Assim, uma fêmea de escorpião pode gerar
cópias de si mesma por partenogênese duas vezes por ano, gerando cerca de 20
filhotes em cada processo reprodutivo. A espécie mais perigosa é o escorpião
amarelo - Tityus serrulatus. Apesar da maioria das picadas de escorpião serem
muito doloridas, mas não fatais, a picada de um escorpião amarelo pode ser
fatal para uma criança ou uma pessoa idosa, se não houver atendimento rápido e
adequado (soroterapia). Por essa razão, o acesso e a disseminação das
informações são tão importantes, ou seja, é preciso saber quais locais, em seu
município ou região, possuem o soro antiescorpiônico para atendimento aos
pacientes.
Elaborado
especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.
1. Como é a sua cidade e/ou região, em termos
de problemas relacionados a acidentes com picadas de escorpião? Há infestação?
Existe algum bairro com maior número de ocorrências?
2.
O que é preciso fazer caso uma pessoa seja picada?
3.
Quais são os locais de atendimento a pessoas picadas em sua cidade ou região?
4. Que outras informações importantes você pode acrescentar à pesquisa?
4.
A reprodução do escorpião é feita através da partenogênese. Explique o que é
partenogênese.
5.
Na reprodução assexuada, não há variação genética. Por quê?
6.
Explique a diferença entre reprodução sexuada de reprodução assexuada.
Forma de Avaliação da
Aprendizagem: As respostas apresentadas no
roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.
Contato : Enviar as atividades
realizadas no e-mail wolf.luciana@gmail.com
Estou
a disposição para dúvidas neste e-mail, e por
favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.
Referências :
Livro de Ciências do Aluno
Caderno do Aluno
Currículo do Estado de São Paulo
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