Roteiro de Estudos
Professor(a): Cíntia Rodrigues
Componente
Curricular: Língua
Portuguesa
Turmas: 9º Ano
Número de
aulas/data referente: 6
Olá! Como você
está?
Bem,
percebo que a distância da escola tem feito você desanimar, às vezes pensar em
desistir. Mas vamos pensar um pouco comigo?
Será que
desistir ou desanimar é o melhor caminho?
Aqui, do
lado de cá, as coisas também têm sido difíceis. Sinto falta de ouvir suas
perguntas e a bagunça de uma sala cheia.
Porém a
vontade de fazer com que você seja um cidadão melhor e mais crítico tem me
animado um pouco. Penso que esse tempo em casa está nos tornando seres humanos
mais solidários e fazendo com que pensemos na importância que tem nossa família
e nossa querida escola.
Assim, para
que isso se torne realidade, vamos fazer nossa parte. Você faz as atividades
com empenho e eu as crio com carinho.
Tenho corrigido
tudinho que você tem feito. E olha, apesar de algumas cópias e alguns erros,
você tem se esforçado para manter-se ativo. Sabia que isso já é um grande
avanço? Muitos têm desistido no meio do caminho. Então você já é um vencedor!
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: (EF12LP19) -
Ler e
compreender textos do
campo artístico-literário que
apresentem rimas, sonoridades,
jogos de palavras, expressões e comparações
Forma de Avaliação
da Aprendizagem: Processual.
Contato:
cintiarodrigues_rc2@hotmail.com
Sequência de
Atividades: Copie as perguntas
à caneta na folha de caderno ou de almaço e responda a lápis. Não se esqueça de colocar as informações: Nome da
Escola, Disciplina, seu nome, nº, série, nome da escola.
Atividades/
Questões:
Lamento dizer, meu
filho, mas não sou nenhum desses.
Não sou, por
exemplo, o Superman. Não consigo sair por aí voando, embora muitas vezes tenha
vontade de fazê-lo; tenho de me mover no atrapalhado trânsito desta cidade num
modesto Gol, com a esperança de não chamar a atenção dos assaltantes nem de
ficar na rua com o pneu furado. Também não tenho, como o Superman, a visão de
Raio-X; mal consigo ler, com muita dificuldade e incredulidade, as notícias que
aparecem diariamente nos jornais e que nos falam de um mundo convulsionado e de
um país perplexo.
Não sou o Homem Invisível. Não
consigo passar despercebido; tenho que ocupar o meu lugar na sociedade, goste
dele ou não.
Não sou o He-Man. Não tenho a
Força; pelo menos não aquela força. Tenho uma pequena força, o suficiente para
garantir o pão nosso de cada dia, e mesmo alguma manteiga, o que não é pouco,
neste país em que muita gente morre de fome.
Não sou o Rambo; não tenho
aquela formidável musculatura, nem as armas incríveis, nem o feroz ódio contra
os inimigos (aliás, quem são os inimigos?). Não sou o Tio Patinhas, não sou um
Transformer, não sou o Príncipe Valente. Não sou o Rei Arthur, nem Nem Merlin,
o Mago, nem Fred Astaire. O que sou então?
Sou o que são todos os pais.
Homens absolutamente comuns, a quem um filho transforma de repente (porque os
pais são criados pelos filhos, assim como os filhos são criados pelos pais: a
criança é o pai do homem). Homens comuns que levantam de manhã e vão trabalhar.
Homens que se angustiam com as prestações a pagar, com os preços do
supermercado, com as coisas que estão sempre estragando em casa. Homens que de
vez em quando jogam futebol, que às vezes fazem churrasco, que ocasionalmente
vão a um teatro ou a um concerto. Destes homens é que são feitos os pais.
Quando os filhos precisam, estes
homens se transformam. Se o filho está doente, se o filho está com fome, se o
filho precisa de roupa - estes homens adquirem a força do He-Man, a velocidade
do Superman, os poderes mágicos de Merlin. Mas a verdade é que isto não dura
sempre, e também nem sempre resolve. A inflação, por exemplo, nocauteia
qualquer pai.
Não, filhos, não somos os seres
poderosos que vocês gostariam que fôssemos. Mas somos os pais de vocês, que um
dia serão pais como nós. Os heróis são eternos. os pais não. E é nisso que está
a sua força.
Moacyr Scliar. Um
país chamado infância. São Paulo: Ática, 1995. p. 76-7
01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras
abaixo:
Incredulidade:
Perplexo:
02 – Os estudiosos das histórias em quadrinhos afirmam que a
invenção dos heróis está relacionada com as necessidades do ser humano em
certas épocas. Sentindo-se fraco, deprimido, impotente, ele cria na ficção um
super-herói, capaz de realizar tudo aquilo que deseja fazer. No texto, o
narrador cita alguns dos super-heróis mais famosos; veja o que distingue alguns
deles:
Superman: o voo, a velocidade a visão de
raios X.
Homem Invisível: a invisibilidade.
He-Man: a força.
Rambo: a musculatura.
Merlin: os poderes mágicos.
a) Como o narrador
caracteriza a si mesmo e aos outros pais?
b) De que serviriam ao narrador, por exemplo, os
poderes do Superman?
c) Os super-heróis, desde que são criados, já
apresentam poderes. Levando em conta esse dado, o que é mais difícil: ser um
super-herói ou um cidadão comum? Por quê?
03 – Muitos super-heróis têm inimigos permanentes.
a) Quais são os principais inimigos permanentes dos
pais?
b) Os poderes dos super-heróis serviriam para combater
esses inimigos?
04 – Apesar de serem comuns e apenas humanos, os pais podem
eventualmente adquirir “a força do He-Man, a velocidade do Superman, os poderes
mágicos de Merlin”.
a) Quando isso ocorre?
b) Esses poderes são duradouros?
05 – No 6° parágrafo, o narrador afirma: “Os pais são criados
pelos filhos, assim como os filhos são criados pelos pais”.
a) Explique essa afirmação.
b) Dê dois sentidos possíveis a esta outra frase: “A
criança é o pai do homem”.
06 – “Os heróis são eternos. Os pais não. E é nisso que está
a sua força”. De acordo com essas frases, os pais não são eternos, porque são
mortais. Então como explicar essa força dos pais?
A linguagem do texto
07 –
Observe e compare os sentidos da palavra “MAL” nestas frases:
•
“MAL consigo ler, com muita dificuldade e incredulidade, as notícias”
•
Eu apenas consigo ler MAL.
•
Perceba que a mudança de posição da palavra acarretou uma alteração de
sentido:
a) Que sentido tem a palavra “MAL”
em cada uma das frases?
b) Reescreva as duas frases sem
fazer uso da palavra “MAL”, porém transmitindo as mesmas informações. Faça as
adaptações que forem necessárias.
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