segunda-feira, 29 de junho de 2020

EM 1ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (29/06 a 03/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Período - 2º BIMESTRE
Turmas: 1 º A e 1º B
Número de aulas/data referente: 2 AULAS  - SEMANA DE 29/6 a  a 03/07  

Tema : O que permite ao aluno viver em sociedade?  Relações e interações sociais.

Sensibilização:  Eu odeio comprar roupas!!!
Como vimos no 1º bimestre , o homem é um ser social e não consegue viver sem o convivo de outras pessoas .Porém , ser aceito e não ser excluído do grupo exige muito esforço : é preciso conhecer as regras do grupo , saber conviver com as pessoas , se relacionar , se comunicar – uma série de conhecimentos que não aprendemos de um dia.
Na sociologia, as relações sociais absorvem um conceito complexo que trata do conjunto de interações entre os indivíduos ou grupos sociais, seja em casa, na escola, no trabalho. ... Ela resulta num processo de assimilação e identificação, ou seja, quando o ser humano se identifica com tal grupo fazendo parte dele.

Eu sou a roupa que uso!?
A moda como forma de expressão da identidade social.
Você já parou pra pensar em como você é influenciado pela moda? A moda pode ser vista por alguns como consumismo e futilidade, mas também pode ser uma forma de arte e expressão.
Quando você veste aquilo que te identifica, você está mostrando ao mundo uma identidade, e se mostrando dessa forma você está atraindo olhares, criando ou fazendo parte de uma tendência. Quando buscamos a moda como forma de expressão sentimos a necessidade de ser únicos. Essa unicidade vai além do contexto em que estamos inseridos, temos ânsia de liberdade e é isso que a moda nos proporciona: liberdade, identidade e fantasia. Nessa interação de conflitos entre o eu e a fantasia do ser, tentamos harmonizar o real e o imaginário. Você pode ter uma segunda pele e através dela ser quem quiser.
Quem você quer ser hoje? O que você quer transmitir? É essa a liberdade que a moda nos remete, as vezes de forma sutil, outras com poder e sedução. Com cortes, formas e texturas podemos montar esse ser imaginário, objeto de desejo social ou convencional, ou simplesmente vestir aquilo que somos. É um impulso quase desenfreado de ser notado e pertencer... Não podemos deixar de imaginar que ela está diretamente conectada à nossos instintos primitivos. Sendo assim, sentimos necessidade de traduzir nossos impulsos e intenções por meio da vestimenta. A moda não nos impõe limitações. Você pode seguir uma tendência ou simplesmente fazer suas próprias adaptações de acordo com o que te dá prazer. Nesse universo imagético não cabe apenas combinar roupas e acessórios pois o descombinado também é lúdico. Toda essa negociação interior com o externo remete quem somos ou o que queremos ser. Não basta apenas ser, tem que SIGNIFICAR.
Fonte:https://www.updateordie.com/2016/06/10/a-moda-como-forma-de-expressao/ 
Habilidade(s) a ser desenvolvida : 1.Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais; 2. Entender que o vestuário pode funcionar, em muitos casos, como símbolo de pertencimento.
Sequência de Atividades:  

NOME_____________________________________________    ANO ____  Nº____

1.      Abra seu Caderno do Aluno 2º bimestre na página 94.

2.      Abaixo das imagens existem 3 perguntas que você pode responder e enviar.

3.      Se você pudesse traduzir seus impulsos ou intenções através de um tipo de vestimenta, que roupa você usaria?

4.      Dê exemplos de como a roupa pode funcionar como símbolo de pertencimento a um determinado grupo social?

Forma de Avaliação da Aprendizagem
1.      Processual: para verificar o desenvolvimento do aluno em atividade remota e atenta às suas dificuldades e/ou necessidades.
2.      Comparativa: para observar quais conceitos o aluno domina. 

Contato : qualquer dúvida envie para o email cristininha.maria@hotmail.com

Referências.  

SP FAZ ESCOLA.
CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE.






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