Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Período - 2º BIMESTRE
Turmas: 1 º A e 1º B
Número de aulas/data referente:
2 AULAS - SEMANA DE 29/6 a a 03/07
Tema : O que permite ao aluno viver em
sociedade? Relações e interações
sociais.
Sensibilização: Eu odeio comprar roupas!!!
Como
vimos no 1º bimestre , o homem é um ser social e não consegue viver sem o
convivo de outras pessoas .Porém , ser aceito e não ser excluído do grupo exige
muito esforço : é preciso conhecer as regras do grupo , saber conviver com as
pessoas , se relacionar , se comunicar – uma série de conhecimentos que não
aprendemos de um dia.
Na sociologia, as relações sociais absorvem um
conceito complexo que trata do conjunto de interações entre os indivíduos ou grupos sociais, seja em casa, na escola, no
trabalho. ... Ela resulta num processo de assimilação e identificação, ou seja,
quando o ser humano se identifica com tal grupo fazendo parte dele.
Eu sou a
roupa que uso!?
A moda como
forma de expressão da identidade social.
Você já parou pra pensar em como você é
influenciado pela moda? A moda pode ser vista por alguns como consumismo e
futilidade, mas também pode ser uma forma de arte e expressão.
Quando você veste aquilo que te
identifica, você está mostrando ao mundo uma identidade, e se mostrando dessa
forma você está atraindo olhares, criando ou fazendo parte de uma
tendência. Quando buscamos a moda como forma de expressão sentimos a
necessidade de ser únicos. Essa unicidade vai além do contexto em que estamos
inseridos, temos ânsia de liberdade e é isso que a moda nos proporciona:
liberdade, identidade e fantasia. Nessa interação de conflitos entre o eu e
a fantasia do ser, tentamos harmonizar o real e o imaginário. Você pode ter
uma segunda pele e através dela ser quem quiser.
Quem você quer ser hoje? O que
você quer transmitir? É essa a liberdade que a moda nos remete, as
vezes de forma sutil, outras com poder e sedução. Com cortes, formas e texturas
podemos montar esse ser imaginário, objeto de desejo social ou convencional, ou
simplesmente vestir aquilo que somos. É um impulso quase desenfreado de
ser notado e pertencer... Não podemos deixar de imaginar que ela está
diretamente conectada à nossos instintos primitivos. Sendo assim, sentimos
necessidade de traduzir nossos impulsos e intenções por meio da
vestimenta. A moda não nos impõe limitações. Você pode seguir uma
tendência ou simplesmente fazer suas próprias adaptações de acordo com o que te
dá prazer. Nesse universo imagético não cabe apenas combinar roupas e
acessórios pois o descombinado também é lúdico. Toda essa negociação interior
com o externo remete quem somos ou o que queremos ser. Não basta apenas ser,
tem que SIGNIFICAR.
Fonte:https://www.updateordie.com/2016/06/10/a-moda-como-forma-de-expressao/
Habilidade(s) a ser desenvolvida :
1.Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais; 2. Entender que o
vestuário pode funcionar, em muitos casos, como símbolo de pertencimento.
Sequência
de Atividades:
NOME_____________________________________________ ANO ____
Nº____
1.
Abra seu Caderno do Aluno 2º bimestre na página 94.
2.
Abaixo das imagens existem 3 perguntas que você pode responder
e enviar.
3.
Se você pudesse traduzir seus impulsos ou intenções
através de um tipo de vestimenta, que roupa você usaria?
4.
Dê exemplos de como a roupa pode funcionar como símbolo
de pertencimento a um determinado grupo social?
Forma de Avaliação da Aprendizagem
1.
Processual:
para verificar o desenvolvimento do aluno em atividade remota e atenta às suas dificuldades
e/ou necessidades.
2.
Comparativa: para observar quais conceitos o
aluno domina.
Referências.
SP FAZ ESCOLA.
CADERNO DO
ALUNO 2º BIMESTRE.
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