quinta-feira, 2 de julho de 2020

EF 9º ano - Geografia - Professor Antônio (29/06 a 03/07)


ROTEIRO DE ESTUDOS

Professor (a): Antonio de Oliveira Lima
Componente curricular: Geografia
Turmas: 9ºA, 9ºB, 9ºC e 9ºD
- Finalizando a UNIDADE 3 que trata da REGIONALIZAÇÃO E NATUREZA do continente europeu
Número de aulas/data referente: Semana de 29/06 a 03/07/2020 (04 aulas)

Sensibilização: Com o livro didático em mãos, o aluno terá que responder uma avaliação sobre a Unidade 3, lendo os textos e observando as imagens (mapas, fotos, esquemas e tabelas), inclusive revendo os três post de slides que foram enviados para ele, que trata da forma como  o continente europeu foi e regionalizado e como a natureza age no território europeu.. 

Habilidade (s): (EF09GE19*) Analisar as relações entre o local e o global e discutir a pluralidade de sujeitos em diferentes lugares. (EF09GE14B) Analisar projeções cartográficas, anamorfoses geográficas e mapas temáticos relacionados às questões sociais, ambientais, econômicas, culturais, políticas de diferentes regiões do mundo. (EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania e analisar identidades e interculturalidades regionais.


- Sequência de Atividades; Neste momento quando estamos encerrando o modulo da UNIDADE 3, que trata da parte social e física do continente europeu, o aluno terá o livro didático como seu recurso principal, para através da leitura dos textos e da interpretação das imagens sejam elas mapas, fotos, tabelas e esquemas responder a uma avaliação sobre tudo o que foi trabalhado nos três post de slides que foram enviados para ele juntamente com perguntas pertinentes a cada assunto tratado e que essa avaliação é um apanhado amplo sobre o conteúdo da Unidade 3.


Forma de Avaliação da Aprendizagem: Após estudar os textos indicados que estão no livro didático e observar atentamente os mapas ou figuras relacionadas a eles e também ter pesquisado em outros meios de informação com textos de livros, ou através da internet sejam em páginas, videoaulas e outras fontes, o aluno irá responder um questionário com 10 perguntas. Após responder as questões o questionário deve ser enviado para correção do professor até o dia 06/07/2020.

Contato: E-mail: prof.antoniolima.escritor@hotmail.com             

Referências: As informações mais importantes estão nos textos do próprio livro didático, mas caso o aluno queira enriquecer com mais informações, sempre serão bem vindas iniciativas de interesse exclusivo dele.


 



 2º BIMESTRE - DE 01/06 A 31/07/2020 –
E-mail:
prof.antonioolima.escritor@gmail.com
Prof. Antonio Lima
UNIDADE 3: EUROPA: REGIONALIZAÇÕES E NATUREZA
PERÍODO: DE 29/06 a 03/07/2020

NOME_________________________________________Nº_____8º ANO_____

Nesta semana você está recebendo uma avaliação referente ao tema “EUROPA: REGIONALIZAÇÕES E NATUREZA”, tema que fez parte da Unidade 3 de seu livro didático, a partir da página 86 a página 98. Você deverá enviar essa avaliação para correção do professor até o dia 06/07/2020. Essa atividade encerra o ciclo da UNIDADE 3.  A partir da próxima semana entraremos na UNIDADE 4 encerrando os dois blocos do 2º bimestre, onde vamos tratar exclusivamente EUROPA: POPULAÇÃO E ECONOMIA.

QUESTÕES:

1- O que é a Comunidade dos Estados Independentes, qual é o objetivo dela?

2- Fale sobre a crise na Ucrânia.

3- Em questão de aspectos naturais, como é o relevo do continente europeu?

4- Por que o Sul da Europa está sujeito à ocorrência de terremotos e vulcões?

5- Qual é a importância das planícies para o continente europeu e o que a cadeias montanhosas causam em relação ao clima do continente europeu?

6- Qual a importância dos rios para o continente europeu, quais cidades importantes tiveram origem às margens de rios?

7- Quais são os fatores que influenciam os climas do continente europeu?

8- Quais os climas que predominam sobre o continente europeu, onde eles ocorrem?

9- A vegetação nativa do continente europeu é bastante diversificada e apresenta grande variedade de espécies. Quais são elas?

10- Quais são as principais atividades humanas que ameaçam a vegetação mediterrânea, e por que a vegetação de montanha muda à medida que a altitude aumenta? Responda isso observando a ilustração da página 99 do seu livro didático.


ATENÇÃO:
As atividades devem ser encaminhadas até o dia 06/07/2020 para o e-mail: prof.antonioolima.escritor@gmail.com  


Nenhum comentário:

Postar um comentário