Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 9 A, B, C e D
Sensibilização: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/radiacoes.htm
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: EF09CI18 Investigar
como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto
ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos,
imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude
individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas
informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.
Sequência de Atividades : Como você já sabe, o avanço da tecnologia
associada ao desenvolvimento das aplicações de diversos tipos de radiações
trouxeram benefícios e malefícios à saúde das populações, tanto humanas quanto
a dos demais seres vivos. Leia os textos abaixo, e realize as atividades.
O Centro de
Tecnologia das Radiações
CETER é pioneiro nas atividades voltadas para aplicações da
tecnologia das radiações no país e possui um histórico de realizações
importantes, nos mais diversos segmentos das indústrias, da saúde e do meio
ambiente. O dinamismo em desenvolver novas tecnologias associadas aos avanços
de outras áreas é uma das características da aplicação das radiações e
radioisótopos. Tradicionalmente, o CETER vem acompanhando essa tendência,
tornando-se referência na inovação de aplicações da tecnologia nuclear, com
alto impacto no futuro da agricultura, saúde, indústria e na preservação do
meio ambiente. As atividades de pesquisa e os investimentos realizados no CETER
revertem na produção de conhecimento científico, formação de recursos humanos,
transferência de tecnologia e geração de produtos e serviços para a sociedade
brasileira. As atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) utilizando a
tecnologia das radiações e radioisótopos estão voltadas aos clientes dos mais
diversos segmentos: indústrias químicas, petroquímicas, de embalagens,
farmacêuticas, automobilísticas, alimentícias, agrícola, mecânica pesada,
saneamento básico, além das universidades, instituições de pesquisa, clínicas e
hospitais. Hoje, o CETER tem posição de destaque no país, dando suporte à
comunidade local, na utilização da radiação e radioisótopos para diversas
aplicações(...).
IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e
Nucleares. Disponível em: . Acesso em 07 nov. 2019. Elaborado e adaptado
especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.
As faces da
ciência e da tecnologia
Para não tomarmos posições impensadas de supervalorizar
ou não os pontos positivos ou negativos dos efeitos e repercussões da ciência e
da tecnologia no comportamento humano, é importante que tenhamos claras as
diferentes faces que elas assumem nas suas estreitas relações com a vida
cotidiana de todos nós. Os aparatos, máquinas ou instrumentos, produtos da
atividade científica, não são maus nem bons, nem positivos nem negativos em si
mesmos. Nem poderíamos tomar este caráter irracional em tal análise porque
estaríamos sendo animistas e inconsequentes, atribuindo a uma construção do
próprio ser humano um comportamento que não lhe é pertinente. O que se pode e
deve analisar, no entanto, é o uso que se faz destes aparatos, máquinas e
processos que, aí sim, pode trazer resultados negativos ou positivos, bons ou
maus para a vida humana. É inegável a contribuição que a ciência e a tecnologia
trouxeram nos últimos anos. Porém, apesar desta constatação, não podemos
confiar excessivamente nelas, tornando-nos cegos pelos confortos que seus
aparatos e dispositivos técnicos nos proporcionam cotidianamente. Isso pode ser
um resultado perigoso porque, nesta anestesia que o deslumbramento da
modernidade tecnológica nos oferece, podemos nos esquecer que a ciência e a
tecnologia incorporam questões sociais, éticas e políticas. É importante ter
sempre presente que nem tudo que se pode fazer tecnicamente, deve-se fazer
moralmente. Estas preocupações, estas relações e as diferentes interpretações
que criamos no tocante aos verdadeiros fins da tecnologia e o seu caráter neutro,
que muitos lhes querem atribuir no sentido de afastá-las das questões de ordem
social e política, têm sérias repercussões na forma como os conhecimentos são
construídos nas escolas. (...) Os choques provocados por muitas novidades e
acontecimentos relacionados à tecnologia podem ajudar a compreender o que se
passa na sociedade atual. Avião a jato, forno de micro-ondas, tomografia
computadorizada, clonagem, internet, microcirurgia a laser, cateterismo,
celulares e Smartphones, pentium, etc. (...)Mas a sua contemporaneidade com a
nossa vida particular é que deve majorar o seu impacto, elevando a sua
importância relativa. Sugestão para encarar as novas tecnologias e trabalhar os
seus impactos sem medos e sem ufanismos: cautela, uma boa dose de reflexão de
suas vantagens e limitações, e acima de tudo uma contextualização das suas
implicações. Se a revolução industrial causa problemas até hoje sentidos —
poluição, degradação ambiental, acumulação de capital, exploração de trabalho
humano —, ela também permite confortos dos quais ninguém quer abdicar —
medicamento, televisão, carro, telefone, geladeira. Se a imprensa desempregou
os monges copistas, ela também permite hoje que cada aluno tenha o seu livro,
que todos possam ler jornais diariamente e que se montem bibliotecas em cada
cidade ou em cada escola.
Fonte: Ciência, Tecnologia e Sociedade e o
contexto da educação tecnológica. Walter Antonio Bazzo. Disponível em:. Acesso
em 07.11.2019. Elaborado e adaptado especialmente para o Programa São Paulo Faz
Escola.
- Selecione as palavras que você não entendeu, pesquise seus significados no dicionário ou na internet, e monte um glossário de no mínimo dez palavras.
- Após a leitura dos textos, escreva suas considerações sobre os avanços tecnológicos e como estes avanços influenciam positiva e negativamente na vida das pessoas.
- Você acredita que o acesso à informação pode influenciar no modo de vida das pessoas? Porquê?
- Você acha que a tecnologia e a informação chegam da mesma forma para todos? Justifique sua resposta.
- Você acredita que atualmente todas as pessoas têm a mesma possibilidade de acesso às informações?
- Como as informações veiculadas hoje em dia são produzidas?
- Podemos dizer que todas as informações que recebemos são confiáveis?
- De que forma cada pessoa pode buscar e acessar informações confiáveis e relevantes sobre seus assuntos de interesse.
- Hoje em dia existem muitas maneiras de produzir e transmitir uma informação, por diversos meios e para diferentes públicos, no mundo todo. Um destes recursos, que vem ganhando destaque, é o podcast. Você utiliza o podcast para acessar e/ou veicular informações?
- Se a revolução industrial causa problemas até hoje sentidos como poluição, degradação ambiental, acumulação de capital, exploração de trabalho humano , ela também permite confortos dos quais ninguém quer abdicar. Quais são?
Forma de Avaliação da
Aprendizagem: As respostas apresentadas no
roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.
Contato : Enviar as atividades
realizadas no e-mail wolf.luciana@gmail.com
Estou
a disposição para dúvidas neste e-mail, e
por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.
Referências : https://brasilescola.uol.com.br/
Livro Didático do Aluno
Caderno do Aluno
Currículo do Estado de São
Paulo
Prof. Precisa copiar o texto?
ResponderExcluirBoa tarde Ryan!!
ResponderExcluirNão precisa copiar o texto, apenas para leitura!
Obrigado prof.
ResponderExcluir