Roteiro de
Estudos
Professora: Ariane Silva Bosqueiro
Componente
Curricular:
Ciências
Turmas: 8º A e B
Número de
aulas/data referente: 4 aulas - 11 à 15/05
Sensibilização: A
energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. Ela pode ser gerada de diferentes maneiras em
diferentes tipos de usinas: hidrelétrica, solar, eólica, termelétrica, nuclear
etc. Você já parou para pensar como isso funciona e como a energia chega até a
sua casa?
Habilidades a
serem desenvolvidas:
(EF08CI06A): Identificar e explicar o percurso da eletricidade
desde a sua produção, nas usinas geradoras termelétricas, hidrelétricas,
eólicas e outras, até sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Sequência de
Atividades
- A atividade abaixo deverá ser feita em folha separada e o enunciado deverá ser copiado.
- Se preferir, pode imprimir a atividade, mas as respostas devem ser feitas à mão.
- Deverá ser entregue por meio de foto (com boa qualidade que permita a visualização) ou por meio de imagem digitalizada em scanner no e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br (Atenção para escrever o endereço de e-mail corretamente)
- Façam as respostas a caneta, para facilitar a visualização na foto.
- A folha com a atividade deve conter: nome completo, turma, data (Não esqueçam dessas informações!!!)
- No assunto do e-mail escrever: "Atividade percurso da eletricidade” e a “turma" a qual pertence
- A data para entrega é até 18/05, próxima segunda-feira.
Atividade percurso da eletricidade
1) Defina os tipos de energia e dê
um exemplo:
a)
Potencial
b)
Cinética
2) Com os pequenos resumos abaixo,
poderemos entender o percurso da produção de eletricidade, e os processos de
transformação de energia envolvidos nele. Complete os espaços com o tipo de
energia correto. Utilizar os tipos de energia potencial, cinética, luminosa,
elétrica ou térmica:
a) Usinas hidrelétricas: O
grande volume de água represado pelas barragens armazena energia ____________.
Quando ele é liberado, a energia __________armazenada é convertida em energia
_________. O movimento das águas faz girar as turbinas, que, por sua vez,
acionam geradores de energia. Os geradores são grandes bobinas que produzem
eletricidade.
b) Usinas eólicas: Cada turbina eólica, apresenta
cerca de três hélices gigantes que se movimentam com o vento e acionam os
geradores elétricos. Dessa forma, há conversão de energia ____________, gerada pela ação dos ventos nas hélices, em energia _________, produzida
pelo acionamento de geradores
de energia.
c) Usinas solares: Usinas fotovoltaicas são o tipo mais comum de usina solar.
Nelas, grandes painéis de silício absorvem a energia ____________ do Sol e a transformam em energia
_____________.
d) Usinas
termelétricas: A
energia elétrica é gerada pela transformação da energia ________ obtida pela queima de combustíveis. Nas paredes das
caldeiras há tubos que fazem circular água. O calor gerado pela queima dos
combustíveis evapora a água, gerando uma área de alta pressão. A pressão faz
com que o vapor circule em alta velocidade, causando movimentação das turbinas.
Portanto, a energia ________ da combustão é transformada em energia __________
pela movimentação do vapor, que por sua vez, movimenta as turbinas. Essas
turbinas são ligadas a bobinas capazes de gerar energia __________.
e) Usinas nucleares: O principal combustível
utilizado para a obtenção de energia
nuclear é o
elemento químico urânio-235, que, submetido a altas pressões, libera grande
quantidade de ____________. Pela geração de energia
_________, o funcionamento de uma usina nuclear é similar ao de uma usina
termelétrica, gerando vapor de água, cuja ______________ movimenta turbinas que, por sua
vez, acionam geradores de energia ______________.
3)
Após
a produção nas usinas, a energia elétrica percorre um caminho por meio da rede
de transmissão até chegar nas casas. Coloque as palavras abaixo na ordem
correta, de modo a mostrar o percurso da energia elétrica. Para ajudá-los podem
consultar o texto e o esquema da atividade número 2, postada no blog (https://odecioonline.blogspot.com/2020/03/ef-8-ano-ciencias-professora-ariane.html)
4)
Todas
as formas de produção de energia elétrica apresentam vantagens e
desvantagens. Nenhuma delas é 100% segura e limpa. Selecione uma usina geradora
de energia elétrica que você considera menos prejudicial ao meio ambiente e
outra que você considera mais prejudicial. Justifique.
5)
Qual é o tipo de usina que o Brasil possui em
maior número? Por quê?
Forma de Avaliação
da Aprendizagem
Serão avaliados a
compreensão dos conceitos presentes na atividade e as respostas apresentadas,
além do envolvimento na realização das mesmas.
Contato
Dúvidas e envio das atividades devem ser feitas
pelo e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br.
As dúvidas também podem ser tiradas através dos comentários do blog, que
fica abaixo da postagem.
Referências
Thompson, M.; Rios, E. P. Observatório de ciências 8º
ano: manual do professor. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
·
Caso
queira buscar mais informações para a realização das atividades, além do livro
didático, podem acessar o conteúdo abaixo:
precisa copiar as perguntas ?
ResponderExcluirSim, precisa copiar! Você deve copiar apenas as perguntas das atividades,NÃO é necessário copiar as instruções que estão acima da atividade.
Excluirentregue
ResponderExcluir