ROTEIRO DE ESTUDOS
ATIVIDADE 11
Professor(a): ELAINE
APARECIDA STENZEL
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Turmas: 6os. ANOS A,
B, C e D
Número de aulas/data referente: 01 AULA – semana de 11 a 15 de Maio
Sensibilização
Observe a imagem:
Vimos na aula anterior que o
processo que obtém os subprodutos do petróleo é a DESTILAÇÃO FRACIONADA. Esse é um método de separação de misturas,
assim como outros que já estudamos.
Observe que a medida que a
temperatura é elevada, obtém-se um subproduto. Ao final do processo temos os
resíduos sólidos (asfalto e piche).
Independentemente da região em que foi
extraído, o petróleo, que possui coloração negra, sempre apresenta
diferentes quantidades de substâncias químicas. Por esse motivo, ele é
classificado em leve, médio ou pesado.
O petróleo, na forma crua (da forma como é
extraído), não apresenta nenhuma utilização importante. Porém, as mais variadas
substâncias que o constituem apresentam utilizações fundamentais no dia a dia
do ser humano.
Para que as substâncias presentes no petróleo
sejam utilizadas, é necessário realizar a separação de cada um dos componentes
presentes. Além de serem separados, os componentes do petróleo ainda podem
passar por outros processos químicos (transformações de um material em outro)
para aumentar ainda mais o número de substâncias que podem ser obtidas.
O processo de separação dos componentes do
petróleo é chamado, de uma forma geral, de refino, e as substâncias que são
separadas são chamadas de frações. As frações mais conhecidas do petróleo são:
·
Gasolina
·
Querosene
·
Nafta
·
Óleo
diesel
·
Óleo
lubrificante
·
Massa
asfáltica
·
Betume
·
Parafina
·
Gás
liquefeito de petróleo
Habilidade(s) a ser desenvolvida
EF06CI03 – Selecionar métodos adequados para a separação de
diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de
processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre
procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação
de petróleo.
Sequência de Atividades
AGORA É COM VOCÊ!
Dê a utilização de cada uma das frações do petróleo
destacadas em negrito no texto.
Forma de Avaliação
da Aprendizagem
As respostas serão avaliadas de acordo com o entendimento e
exemplos da utilização de cada subproduto do petróleo.
Contato
QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A PROFESSORA PELO
EMAIL elainestenzel@prof.educacao.sp.gov.br
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
– COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E ESPECIFICAR A
ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.
Referências
-
Canal “De onde vem?”- O Petróleo
- Canal Singularizando – post de 07/11/19
É para copiar o texto ou só as perguntas?
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