terça-feira, 12 de maio de 2020

EF 8º ano A e B - Ciências - Professora Ariane (11/05 a 15/05)


Roteiro de Estudos
Professora: Ariane Silva Bosqueiro
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º A e B
Número de aulas/data referente: 4 aulas - 11 à 15/05
Sensibilização: A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo.  Ela pode ser gerada de diferentes maneiras em diferentes tipos de usinas: hidrelétrica, solar, eólica, termelétrica, nuclear etc. Você já parou para pensar como isso funciona e como a energia chega até a sua casa?

Habilidades a serem desenvolvidas:
(EF08CI06A): Identificar e explicar o percurso da eletricidade desde a sua produção, nas usinas geradoras termelétricas, hidrelétricas, eólicas e outras, até sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Sequência de Atividades
  • A atividade abaixo deverá ser feita em folha separada e o enunciado deverá ser copiado.
  • Se preferir, pode imprimir a atividade, mas as respostas devem ser feitas à mão.
  • Deverá ser entregue por meio de foto (com boa qualidade que permita a visualização) ou por meio de imagem digitalizada em scanner no e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br (Atenção para escrever o endereço de e-mail corretamente)
  • Façam as respostas a caneta, para facilitar a visualização na foto.
  • A folha com a atividade deve conter: nome completo, turma, data (Não esqueçam dessas informações!!!)
  • No assunto do e-mail escrever: "Atividade percurso da eletricidade” e a “turma" a qual pertence
  • A data para entrega é até 18/05, próxima segunda-feira. 
Atividade percurso da eletricidade
1)      Defina os tipos de energia e dê um exemplo:
a)      Potencial
b)      Cinética

2)      Com os pequenos resumos abaixo, poderemos entender o percurso da produção de eletricidade, e os processos de transformação de energia envolvidos nele. Complete os espaços com o tipo de energia correto. Utilizar os tipos de energia potencial, cinética, luminosa, elétrica ou térmica:

a)    Usinas hidrelétricas:  O grande volume de água represado pelas barragens armazena energia ____________. Quando ele é liberado, a energia __________armazenada é convertida em energia _________. O movimento das águas faz girar as turbinas, que, por sua vez, acionam geradores de energia. Os geradores são grandes bobinas que produzem eletricidade.
b)    Usinas eólicas: Cada turbina eólica, apresenta cerca de três hélices gigantes que se movimentam com o vento e acionam os geradores elétricos. Dessa forma, há conversão de energia ____________, gerada pela ação dos ventos nas hélices, em energia _________, produzida pelo acionamento de geradores de energia.

c)    Usinas solares: Usinas fotovoltaicas são o tipo mais comum de usina solar. Nelas, grandes painéis de silício absorvem a energia ____________ do Sol e a transformam em energia _____________.


d)    Usinas termelétricas: A energia elétrica é gerada pela transformação da energia ________ obtida pela queima de combustíveis. Nas paredes das caldeiras há tubos que fazem circular água. O calor gerado pela queima dos combustíveis evapora a água, gerando uma área de alta pressão. A pressão faz com que o vapor circule em alta velocidade, causando movimentação das turbinas. Portanto, a energia ________ da combustão é transformada em energia __________ pela movimentação do vapor, que por sua vez, movimenta as turbinas. Essas turbinas são ligadas a bobinas capazes de gerar energia __________.

e)    Usinas nucleares: O principal combustível utilizado para a obtenção de energia nuclear é o elemento químico urânio-235, que, submetido a altas pressões, libera grande quantidade de ____________. Pela geração de energia _________, o funcionamento de uma usina nuclear é similar ao de uma usina termelétrica, gerando vapor de água, cuja ______________ movimenta turbinas que, por sua vez, acionam geradores de energia ______________.

3)      Após a produção nas usinas, a energia elétrica percorre um caminho por meio da rede de transmissão até chegar nas casas. Coloque as palavras abaixo na ordem correta, de modo a mostrar o percurso da energia elétrica. Para ajudá-los podem consultar o texto e o esquema da atividade número 2, postada no blog                         (https://odecioonline.blogspot.com/2020/03/ef-8-ano-ciencias-professora-ariane.html)


4)      Todas as formas de produção de energia elétrica apresentam vantagens e desvantagens. Nenhuma delas é 100% segura e limpa. Selecione uma usina geradora de energia elétrica que você considera menos prejudicial ao meio ambiente e outra que você considera mais prejudicial. Justifique.

5)      Qual é o tipo de usina que o Brasil possui em maior número? Por quê?


Forma de Avaliação da Aprendizagem
Serão avaliados a compreensão dos conceitos presentes na atividade e as respostas apresentadas, além do envolvimento na realização das mesmas.

Contato
Dúvidas e envio das atividades devem ser feitas pelo e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br.
As dúvidas também podem ser tiradas através dos comentários do blog, que fica abaixo da postagem.

Referências
Thompson, M.; Rios, E. P. Observatório de ciências 8º ano: manual do professor. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
·         Caso queira buscar mais informações para a realização das atividades, além do livro didático, podem acessar o conteúdo abaixo:

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, precisa copiar! Você deve copiar apenas as perguntas das atividades,NÃO é necessário copiar as instruções que estão acima da atividade.

      Excluir