quinta-feira, 14 de maio de 2020

EF 9º ano - Língua Portuguesa - Professora Cíntia (11/05 a 22/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Cíntia Rodrigues
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Turmas: 9° A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 12

Sensibilização: Antes de iniciar a atividade gostaria que vocês pensassem um pouco sobre o significado da poesia, principalmente em dias como os que vivemos atualmente. Sugiro que ouçam essa declamação. https://youtu.be/gqMqK6Supww

Habilidade(s) a ser desenvolvida:  EF69LP49 - Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais.

Sequência de Atividades:

Atividade 1 - Poema
Leitura oral e individual do texto. Link:


Pesquisar sobre outros poemas do mesmo autor - João Cabral de Melo Neto;

Buscar com auxílio de um dicionário ou outras ferramentas de pesquisa os significados do vocabulário do poema;

Espera-se que os alunos entendam a importância desse poema nos dias em que estamos vivendo, já que o poema defende a ideia de que só com a união conseguiremos vencer os obstáculos;

Copie as perguntas de caneta e responda a lápis;

Faça em uma folha de almaço ou de caderno. Não se esqueça de colocar suas informações: Nome do aluno, número, série e escola, na capa ou no cabeçalho da folha:

Questões
1. Que verso pode ser considerado temático para a construção do poema?
2. A que ditado popular assemelha-se esse verso?
3. Que termo se subentende no verso “De um que apanhe esse grito que ele”?
4. Que diferença de sentido há entre as expressões uma manhã e a manhã, no primeiro e no penúltimo verso do poema?
5. Qual a ideia principal do poema?
6. Relacione a ideia central do poema com os dias de isolamento social que estamos vivenciando, uma vez que o poema nos passa a ideia de que a construção de um novo futuro depende da solidariedade de muitos.

Atividade 2 – CARTA
Ler o texto. Link: 

Usar o dicionário;

Faça a atividade solicitada abaixo, em uma folha de almaço. Não se esqueça de colocar suas as informações: Nome do aluno, número, série e escola, na capa ou no cabeçalho da folha:

Questões
1. Depois de ler o texto anote 10 (DEZ) palavras que não saiba o significado ou palavras que não utiliza muito no cotidiano; procure e anote o significado delas;
2. Escreva uma carta (de 15 a 25) sobre como está sendo pra você essa quarentena. (Caso precise, pesquise na internet ou em livros a organização de uma carta.)


Forma de Avaliação da Aprendizagem: Participação, produtividade e reflexão crítica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário