ROTEIRO DE ESTUDOS
ATIVIDADE 09
HISTÓRIA DAS MÁQUINAS
SIMPLES
Professor(a): ELAINE
APARECIDA STENZEL
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Turmas: 7os. ANOS A e
B
Número de aulas/data referente: 01 AULA – semana de 11 a 15 de Maio
Sensibilização
Assista esta animação:
PANTERA COR DE ROSA
Habilidade(s) a ser
desenvolvida EF07CI02 (investigar
como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano humano em diferentes
períodos históricos, incluindo o desenvolvimento industrial paulista, e
argumentar como seu uso mudou a sociedade.
Sequência de
Atividades
LEIA O TEXTO A SEGUIR COM ATENÇÃO
A
MULTIPLICAÇÃO DA ENERGIA HUMANA
Ao longo de milênios os seres humanos
dependeram exclusivamente de sua força física para realizar os trabalhos que
lhes eram necessários. Deslocar-se por amplos territórios em busca de comida,
bem como defender-se da natureza frequentemente hostil, cheia de armadilhas e
predadores, não era tarefa simples para o homo sapiens em
seus primórdios. Uma grande pedra obstruindo a passagem de uma caverna,
por exemplo, poderia ser obstáculo insuperável para a força de um só homem.
Todavia, se os músculos do ser humano não eram lá grande coisa, seu cérebro
sim, e bastante.
Para compensar as limitações físicas
ou mesmo para economizar sua energia, aliás nada fácil de ser obtida, a
humanidade, provavelmente desde muito cedo, fez valer-se de mecanismos que
possibilitaram mais realização de trabalho com o mínimo de esforço necessário.
Daí a invenção das primeiras máquinas, batizadas muito tempo depois pelo
filósofo grego Arquimedes de “máquinas simples”. Obstáculos como aquela grande
pedra deixavam de ser impedimento para o homem que conhecesse e manuseasse
a alavanca, exemplo de máquina simples.
A revolução neolítica em 10.000 a.C. modificou radicalmente a vida de
homens e mulheres pois, plantando alimentos e criando animais, parcelas
significativas da humanidade deixaram o nomadismo e tornaram-se sedentárias.
Ocorreu que algumas aldeias, instituindo governo e religião, levando a cabo
obras públicas, aumentando sua complexidade, se constituíram como cidades, ao
mesmo tempo em que a produção de excedentes agrícolas fez o homem, pela
primeira vez, vislumbrar a possibilidade do comércio. Ora, tudo isso requeria
muita energia.
O ser humano multiplicou então a
escassa energia mecânica que dispunha (basicamente a sua e a dos animais domesticados),
por meio de máquinas simples como a roda e o plano inclinado. Desenvolvida
provavelmente por volta de 3500 a.C., na região do Cáucaso e da
Mesopotâmia, a roda multiplicou a velocidade, a distância possível de ser
percorrida e a capacidade de peso a ser carregado -sobretudo quando aliada à
tração animal, além de ter sido utilizada em tornos de confecção de vasos de
cerâmica. A roda serviu ainda como componente da polia, outra máquina simples utilizada para
levantamento de pesos. Tanto a polia quanto o plano inclinado foram
fundamentais para o erguimento das grandes edificações da antiguidade, como as
pirâmides do Egito.
As máquinas simples, enquanto potencializadoras da força disponível à
nossa espécie, foram fundamentais ao processo de intervenção do homem na
natureza, bem como à consequente modificação da paisagem do planeta por ele
empreendida.
AGORA É COM VOCÊ!
1 – QUAL A RELAÇÃO ENTRE MÚSCULOS E CÉREBRO DO 1º. PARÁGRAFO
DO TEXTO E AS TAREFAS BÁSICAS DO HOMEM PRÉ HISTÓRICO?
2 – DE QUE FORMA A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA CONTRIBUIU PARA A
MODIFICAÇÃO DA VIDA DO HOMEM PRIMITIVO?
3 – QUAL A HISTÓRIA DA RODA, CONTADA NO TEXTO ACIMA?
4 – NA SUA OPINIÃO, PORQUE A PANTERA E O AMIGO DECIDIRAM NÃO
CONTAR COM A TECNOLOGIA NO ÚLTIMO INSTANTE DO FILME?
Forma de Avaliação da
Aprendizagem
DE ACORDO COM A INTERPRETAÇÃO DO FILME E DO TEXTO
Contato
QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A PROFESSORA PELO
EMAIL elainestenzel@prof.educacao.sp.gov.br
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
– COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E ESPECIFICAR A
ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.
Referências
Site Ler e Escrever a História, Post.Abril 2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário