segunda-feira, 11 de maio de 2020

EF 8º ano C e D - Ciências - Professora Luciana (11/05 a 15/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º Anos C e D
Número de aulas/data referente: 04 aulas semanais  de 11 á 15/05

                            https://www.youtube.com/watch?v=c0EvXIQZudM

Habilidade(s) a ser desenvolvida:  Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.

Sequência de Atividades : Após assistir aos vídeos propostos na sensibilização, responda as atividades.
1)    Petróleo, carvão mineral, energia nuclear e gás natural, fazem parte do grupo de fontes de energia não renováveis.
( ) verdadeiro   ( ) falso

2)    A  matriz energética  mundial é composta, em sua maioria, por fontes de energia não renováveis.
( ) verdadeiro    ( ) falso

3)    A água é considerada uma fonte de energia renovável, mas seu uso em usinas hidrelétricas pode gerar impactos ambientais. Cite pelo menos dois deles e justifique sua resposta.

4)    Nem todos os materiais conduzem a corrente elétrica. Além disso, alguns materiais conduzem corrente elétrica melhor que outros. Defina isolantes elétricos e condutores elétricos, exemplificando-os.

5)    Uma lâmpada incandescente de 60 W permanece ligada 9h por dia. Qual será o consumo de energia elétrica dessa lâmpada em kWh, ao final de um mês? 

6)    “A energia pode passar de uma forma para outra. Essas transformações são comuns em nosso dia a dia.” Sobre as transformações das formas de energia é correto afirmar que: 
  A) quando fervemos a água para fazer um cafezinho em uma cafeteira ligada à tomada, estamos transformando energia luminosa em energia térmica.
B) quando fervemos a água para fazer um cafezinho em uma cafeteira ligada à tomada, estamos transformando energia térmica em energia química.
 C) quando fervemos a água para fazer um cafezinho em uma cafeteira ligada à tomada, estamos transformando energia sonora em energia térmica.
D) quando fervemos a água para fazer um cafezinho em uma cafeteira ligada à tomada, estamos transformando energia elétrica em energia térmica.

7) Fazer leitura no livro das páginas 228 (a partir do tópico 5. Segurança no uso de energia elétrica) e 229 e responder as seguintes questões:
a) O que são disjuntores e qual sua importância nas instalações elétricas?
b) Como um fusível pode evitar um incêndio durante um curto-circuito?
c)  O que ocorre se uma pessoa tocar em um fio desencapado ligado a rede elétrica, com os pés descalços sobre o chão? Como isso pode ser evitado? Justifique sua resposta.
Fazer a leitura da página 231 do Livro de Ciências para responder as questões abaixo:

8) O que é energia mecânica cinética?

9) Explique energia mecânica potencial.

10) Explique a diferença entre os tipos de energia:
a) Energia eólica:
b) Energia sonora:
c) Energia luminosa:
d) Energia potencial química:

11) Explique o que é Calor, e dê um exemplo.

Forma de Avaliação da Aprendizagem:  As respostas apresentadas no roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.

Contato : Enviar as atividades realizadas no e-mail  wolf.luciana@gmail.com
Estou a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.

                        https://www.youtube.com/watch?v=O5OmSWSRAqc
                       Livro de Ciências do Aluno

Nenhum comentário:

Postar um comentário