Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º Anos C e D
Sensibilização: https://www.youtube.com/watch?v=nWj57Kf3sEo
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: Identificar e analisar
semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica,
térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear etc.), bem como os
seus respectivos impactos socioambientais.
Sequência de Atividades : Após assistir aos vídeos
propostos na sensibilização, responda as atividades.
1) Petróleo,
carvão mineral, energia nuclear e gás natural, fazem parte do grupo de fontes
de energia não renováveis.
(
) verdadeiro ( ) falso
2) A
matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes de
energia não renováveis.
(
) verdadeiro ( ) falso
3) A
água é considerada uma fonte de energia renovável, mas seu uso em usinas
hidrelétricas pode gerar impactos ambientais. Cite pelo menos dois deles e justifique sua resposta.
4) Nem
todos os materiais conduzem a corrente elétrica. Além disso, alguns materiais
conduzem corrente elétrica melhor que outros. Defina isolantes elétricos e
condutores elétricos, exemplificando-os.
5) Uma
lâmpada incandescente de 60 W permanece ligada 9h por dia. Qual será o consumo
de energia elétrica dessa lâmpada em kWh, ao final de um mês?
6) “A
energia pode passar de uma forma para outra. Essas transformações são comuns em
nosso dia a dia.” Sobre as transformações das formas de energia é correto
afirmar que:
A)
quando fervemos a água para fazer um cafezinho em uma cafeteira ligada à
tomada, estamos transformando energia luminosa em energia térmica.
B)
quando fervemos a água para fazer um cafezinho em uma cafeteira ligada à
tomada, estamos transformando energia térmica em energia química.
C)
quando fervemos a água para fazer um cafezinho em uma cafeteira ligada à
tomada, estamos transformando energia sonora em energia térmica.
D)
quando fervemos a água para fazer um cafezinho em uma cafeteira ligada à
tomada, estamos transformando energia elétrica em energia térmica.
7)
Fazer leitura no livro das páginas 228 (a partir do
tópico 5. Segurança no uso de
energia elétrica) e 229 e
responder as seguintes questões:
a)
O que são disjuntores e qual sua importância nas instalações elétricas?
b)
Como um fusível pode evitar um incêndio durante um curto-circuito?
c)
O que ocorre se uma pessoa tocar em um fio desencapado ligado a rede
elétrica, com os pés descalços sobre o chão? Como isso pode ser evitado?
Justifique sua resposta.
Fazer a leitura da página
231 do Livro de Ciências para responder as questões abaixo:
8)
O que é energia mecânica cinética?
9)
Explique energia mecânica potencial.
10)
Explique a diferença entre os tipos de energia:
a)
Energia eólica:
b)
Energia sonora:
c)
Energia luminosa:
d)
Energia potencial química:
11)
Explique o que é Calor, e dê um exemplo.
Forma de Avaliação da
Aprendizagem: As respostas apresentadas no
roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.
Contato : Enviar as atividades
realizadas no e-mail wolf.luciana@gmail.com
Estou
a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a
série quando enviar a atividade.
Livro de Ciências do Aluno
Nenhum comentário:
Postar um comentário