quinta-feira, 14 de maio de 2020

Eletiva “A vida é um filme” - Professor Maurício (11/05 a 22/05)



Roteiro de Estudos
Professor(a): Mauricio Rezende Zuffo
Componente Curricular: Eletiva “A vida é um filme”
Número de aulas/data referente: 4 aulas 

Não deixem que lhe façam pensar que você não é capaz de fazer algo porque essa pessoa não consegue fazer. Se você deseja alguma coisa, se quer realmente, lute por isso e ponto final.
A procura da Felicidade

Habilidade(s) a ser desenvolvida EF69LP46 Participar de práticas de compartilhamento de leitura.

Sequência de Atividades Caros alunos esta atividade deve ser feita da seguinte forma, escolham um filme de gosto de vocês e realizem o fichamento com base no que se pede, no caderno e encaminhem fotos das atividades para o e-mail.

Pense no roteiro do filme: Qual é a história, a trama, e como são os diálogos? Você se manteve interessado o tempo todo? A trama era crível? Você teve todas as informações que precisava para seguir a história? Os diálogos são críveis? Os personagens possuem uma curva dramática?

Analise a história por trás: O filme foi feito com um orçamento alto ou baixo? Que tipo de trabalho os atores, produtores e diretores realizaram no passado?

Analisando as Atuações
Identifique se as atuações funcionaram bem ou não: Você acreditou nos personagens? Isso não é a mesma coisa que gostar dos personagens, mas acreditar que eles eram reais.

Os personagens são bem feitos? Eles se parecem com pessoas reais? Os atores tiveram que mudar o corpo drasticamente?

Analisando os Elementos
Examine o cenário e o ambiente: O cenário se encaixa na cena? As ações do ambiente distraem ou roubam sua atenção da cena principal? O ambiente é crível ou fantasioso demais?

Analise o figurino e os objetos de cena: O que os personagens estão vestindo? De que maneira o figurino compõe o clima da cena? As mudanças de figurinos são importantes e notáveis? De que maneira os objetos se inserem na cena? Eles foram úteis ou muito inoportunos?

Os figurinos são adequados? Ou são muito chamativos? (Use esse item apenas quando necessário, como em um drama de época, por exemplo.)

Observe como a música se encaixa: Ela rouba a atenção ou é bem suave na cena? De que maneira a música ajuda na evolução da história?

Analisando as Técnicas de Filmagem
Analise as técnicas de câmera: Que tipos de enquadramentos são usados? Por que foram usados e qual o impacto disso no filme? Que tipos de planos de câmera são usados?

Examine o ritmo e a organização: O filme flui bem ou é muito instável? Muito rápido? Muito lento? O filme segue alguma ordem ou é confuso?

Montando sua Crítica
Comece com a introdução: Fale sobre o histórico do filme, sobre as expectativas, sobre os atores e cineastas envolvidos, etc.

Inclua um breve, porém útil, resumo da trama: só tome cuidado para não contar o final. Não conte partes importantes e não dê muitos detalhes.

Discorra sobre as diferentes partes destacadas acima.

Tente ligar sua conclusão com sua introdução: O filme atingiu as expectativas? Qual é a sua opinião geral? Use sua opinião baseada em uma boa análise e fatos. Obviamente, trata-se da sua crítica, portanto deixe claro o seu ponto de vista, intelectualmente falando. Você pode dar uma nota, em uma escala de um a dez. Deixe tudo bem claro.

Dicas para fazer uma análise de filme
Faça algo interessante, sem deixar as informações de lado.

Assista ao filme dando um tempo para que as informações sejam absorvidas antes de anotar tudo imediatamente. Você pode perceber algo que não tinha visto antes e que pode mudar completamente a sua visão.

Você provavelmente terá que assistir ao filme algumas vezes para perceber todos os detalhes.

Fale sobre as coisas ruins e sobre as boas, ou pelo menos tente.

Enquanto assiste ao filme, faça anotações.

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Estamos construindo a base da produção cinematografica

Contato zuffo@prof.educacao.sp.gov.br / telefone ZAP 19971094591


Nenhum comentário:

Postar um comentário