Roteiro de Estudos
Professora: Elisângela
Componente
Curricular:
Matemática
Turmas: 3ª série A e B
Número de
aulas/data referente: 8 aulas
(11/05 a 22/05)
Sensibilização:
Muitos
estudiosos consideram o início do estudo do que hoje denominamos Geometria
Analítica como um dos maiores progressos da Matemática. De acordo com uma
lenda o francês René Descartes (1596-1650) teve a ideia que originou o sistema
de coordenadas cartesianas ao observar uma mosca no forro de seu quarto, e
supor que o caminho dela poderia ser descrito relacionando as distâncias dela
às paredes adjacentes.
Habilidade(s)
a ser desenvolvida: Saber
usar de modo sistemático sistemas de coordenadas cartesianas para representar
pontos, figuras, relações, equações.
Sequência
de Atividades: Acesse os link: https://www.youtube.com/watch?v=vMK8ehuAZk8&list=PLEfwqyY2ox858XssXB_f-Jx42fgTb0Vsn&index=4
nele contém informações sobre o conteúdo que
estudaremos.
Faça as
anotações em seu caderno do conteúdo estudado
Resolva a
lista de exercícios abaixo
Condição de alinhamento de três pontos
1- Verifique se os pontos estão alinhados:
a) A(0, 4), B(–6, 2) e C(8, 10).
b)A(0, 1), B(-3, 2) e C(4, 3
c) A (2, 5), B (3, 7) e C (5, 11)
d) A(2, 2), B(–3, –1) e C(–3, 1)
e) P(2,1), Q(0,-3) e R(-2,-7)
2-
Determine o valor de y de maneira que os pontos
P(1, 3), Q(3, 4) e R(y, 2) estejam alinhados.
3-
Calcule o valor de t sabendo que os pontos A(1/2,
t), B(2/3, 0) e C(–1, 6) são colineares.
4-
Determine o valor de c para que os pontos
A(4, 2), B(2, 3) e C(0, c) estejam alinhados.
Encaminhe
suas anotações e exercícios resolvidos por email
Forma de
Avaliação da Aprendizagem : Serão
avaliados o envolvimento na realização das atividades, a compreensão de
procedimentos e conceitos matemáticos envolvidos nas atividades, as respostas
apresentadas no roteiro de estudo.
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