segunda-feira, 11 de maio de 2020

EM 3ª série - Matemática - Professora Elisângela (11/05 a 22/05)


Roteiro de Estudos
Professora:  Elisângela
Componente Curricular:  Matemática
Turmas: 3ª série A e B
Número de aulas/data referente: 8 aulas (11/05 a 22/05)

Sensibilização: Muitos estudiosos consideram o início do estudo do que hoje denominamos Geometria Analítica como um dos maiores progressos da Matemática. De acordo com uma lenda o francês René Descartes (1596-1650) teve a ideia que originou o sistema de coordenadas cartesianas ao observar uma mosca no forro de seu quarto, e supor que o caminho dela poderia ser descrito relacionando as distâncias dela às paredes adjacentes.

Habilidade(s) a ser desenvolvida: Saber usar de modo sistemático sistemas de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras, relações, equações.

 nele contém informações sobre o conteúdo que estudaremos.
Faça as anotações em seu caderno do conteúdo estudado
Resolva a lista de exercícios abaixo
Condição de alinhamento de três pontos
1- Verifique se os pontos estão alinhados:
a) A(0, 4), B(–6, 2) e C(8, 10).
b)A(0, 1), B(-3, 2) e C(4, 3
c) A (2, 5), B (3, 7) e C (5, 11)
d)  A(2, 2), B(–3, –1) e C(–3, 1)
e) P(2,1), Q(0,-3) e R(-2,-7)

2-    Determine o valor de y de maneira que os pontos P(1, 3), Q(3, 4) e R(y, 2) estejam alinhados.
3-    Calcule o valor de t sabendo que os pontos A(1/2, t), B(2/3, 0) e C(–1, 6) são colineares.
4-    Determine o valor de c para que os pontos A(4, 2), B(2, 3) e C(0, c) estejam alinhados.

Encaminhe suas anotações e exercícios resolvidos por email

Forma de Avaliação da Aprendizagem : Serão avaliados o envolvimento na realização das atividades, a compreensão de procedimentos e conceitos matemáticos envolvidos nas atividades, as respostas apresentadas no roteiro de estudo.






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