Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 9° ano D
Número de aulas: 4 ( 04/05 a 11/05)
Sensibilização:
O ex-escravo na sociedade brasileira
Habilidade:
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na
sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados
Sequência da atividade:
Fazer a leitura do texto com atenção antes de realizar
as atividades.
Copiar e responder as questões propostas no caderno.
Não precisa copiar o texto.
A VIDA DOS EX-ESCRAVOS APÓS A LEI ÁUREA NO BRASIL
No dia em que a Lei Áurea estava sendo aprovada, a
expectativa popular nas ruas do Rio de Janeiro era gigantesca e as pessoas
reuniram-se ao redor do Senado e do Paço Imperial. A aglomeração de pessoas
contava com a realização de passeatas dos grupos abolicionistas, conforme
pontuou o historiador Walter Fraga.
Após ser aprovada no Senado, a Lei Áurea foi encaminhada
para a assinatura da princesa Isabel — que aconteceu no meio da tarde de 13 de
maio de 1888. Assim que foi divulgada a notícia de que a abolição da escravidão
havia sido decretada, a festa
espalhou-se pela capital do Brasil. A comemoração do Rio de Janeiro foi tão
grande que se estendeu por sete dias.
A comemoração na capital mobilizou milhares de pessoas e
esse cenário repetiu-se em outras grandes cidades do Brasil, como foram os
casos de Salvador e Recife. Nas duas cidades, foram
realizadas comemorações de ruas que contaram com passeatas de associações
abolicionistas, foguetório, desfile de bandas e o envolvimento de milhares de
pessoas que festejaram por dias.
As
festas em ambos os estados mesclaram- se com outras celebrações populares
típicas desses locais. No caso de Salvador, a comemoração da abolição
mesclou-se com celebrações do 2 de julho de 1823 (data em que a Bahia
concretizou sua independência de Portugal no contexto das guerras
de Independência), e no caso de Recife, as comemorações da abolição
associaram-se com o 25 de março de 1884 (data que foi abolida a escravatura no
Ceará).
Assim,
muitos escravos acabaram abandonando as fazendas nas quais foram escravizados e
mudaram-se para outras ou então foram para cidades. Essas migrações de
ex-escravos aconteceram por múltiplos fatores. Os libertos mudavam-se para distanciarem-se dos locais em que foram
escravizados, ou então iam para outros lugares procurar parentes e estabelecer-se juntos desses ou até mesmo
procurar melhores salários conforme descreve Walter Fraga. A migração de
ex-escravos gerou uma reação de grandes proprietários e das autoridades daquela
época trazendo-lhes muita insatisfação, sobretudo porque os primeiros não
aceitavam mais as condições de trabalho degradantes que existiam antes de 1888
e porque estavam sempre em busca de melhores salários. Assim, os grandes
proprietários, sobretudo do interior do país, começaram a pressionar as
autoridades para que elas reprimissem essa movimentação.
Atividades
1-
Descreva o clima de expectativa popular no Rio de Janeiro no dia da aprovação
da Lei Áurea.
2- Por
que muitos ex- escravos migraram para outras regiões?
3- O
que provocou a insatisfação de muitos proprietários com a migração dos
ex-escravos?
4- Faça
um texto com o mínimo de cinco linhas sobre as comemorações após a decretação
da Lei Áurea.
Forma de
avaliação
Espera-se que o
aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na
atividade.
Contato:
email- janiolima@prof.educacao.sp.gov.br
Referências:
https//brasilescola.uol.com.br
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