Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO
FORTE
Componente
Curricular:SOCIOLOGIA
Turmas: 1 º A e 2º B
Número de
aulas/data referente: 2 AULAS - SEMANA DE
11 A 15 DE MAIO –
Tema : A SOCIALIZAÇÃO
Sensibilização: Você já se perguntou
quando, onde e como passamos a viver em sociedade? A pergunta é: QUEM SOMOS?.
Nós não somos
quem somos por acaso. Todos temos uma história!
Mas o que faz de
nós quem somos? Em grande parte, o lugar onde
nascemos, quando isso aconteceu e a
maneira como aprendemos a viver e a
conviver com os outros.
Habilidade(s)
a ser desenvolvida : entender o primeiro processo fundamental ao qual todo ser
humano é submetido desde o nascimento.Desenvolver a capacidade de reflexão e
compreensão dos conteúdos trabalhados.
Sequência de Atividades Registre suas respostas a seguir:
1.
Eu nasci no século :
2.
Na década de :
3.
No ano de:
4.
No mês de :
5.
No dia:
6.
No município de:
7.
No Estado de:
8.
O Continente em que vivo se chama:
9.
O país que habito é o:
10. A cidade onde moro é:
11. O bairro onde fica a minha
escola é:
12. No período que vai desde o
dia em que eu nasci até hoje houve alguma coisa que mudou a sua vida?
13. Você se lembra das
brincadeiras de infância? Quem ensinou essas brincadeiras?
14. Qual a importância da
escola pra você?
15. Agora leia este texto, reflita e escreva um pequeno texto sobre as semelhanças
e diferenças existentes entre a sua vida e a do jovem ateniense.
EDUCAÇÃO DO JOVEM ATENIENSE
O jovem ateniense, com cerca de seis ou sete anos
de idade, abandona a companhia exclusiva das mulheres no gineceu (parte da casa
que, na Grécia Antiga, era reservada às mulheres) e passa a ir à escola,
acompanhado por um escravo a que se chama pedadogo. [...] Os professores
trabalham por conta própria e recebem dos pais da criança o pagamento pelos seus
serviços. O gramatista ensina a ler, a escrever e a contar, e depois faz os
alunos aprenderem de cor os poemas de Homero, de Hesíodo, de Sólon ou de
Simônides. Os diálogos de Platão mostram a grande importância que se atribuía
ao conhecimento dos poetas para a formação intelectual e moral. O professor de
música ensinava a tocar lira (instrumento de cordas dedilháveis ou tocadas com
palheta, de larga difusão na Antiguidade) e cítara (instrumento de cordas
dedilhadas ou tocadas com palheta, derivado da lira, que atravessou os séculos
com muitas variantes, mantendo, no entanto, a característica de que as cordas
atravessam toa a caixa de ressonância); esta última era um instrumento mais
complexo, que exigia uma competência técnica pouco compatível com as tradições
de uma educação liberal. [...] Em todo caso, a música desempenha papel
fundamental na educação do jovem grego. Por fim, o professor de ginástica, ou
pedótriva, ensinava à criança os principais exercícios atléticos em edifícios
essencialmente construídos para este efeito, chamados palestras (a palestra em
uma dependência do ginásio. Uma palestra formada por um pátio rodeado por
construções que serviam de vestiário, salas de ginástica, espaço para descanso
e, às vezes, salas para banhos). A partir dos quinze anos, o jovem frequentava
ginásios públicos (situados fora da cidade, em jardins cheios de árvores,
refrescados por águas correntes, em cujas imediações havia monumentos
religiosos – altares, estátuas, recinto sagrados – e instalações desportivas:
pistas cobertas, fontes em que os atletas se lavavam, pequenas construções onde
repousavam e deixavam as suas roupas ou acessórios), na Academia, no Liceu ou
no Cinosarges, onde encontrava à sua disposição instalações análogas às de
palestras privadas, tendo além disso uma pista de corrida, jardins e salas de
reunião em que os filósofos e os sofistas gostavam de se encontrar com os seus
discípulos após os exercícios físicos”.
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FONTE: (CHAMOUX, F. A civilização grega. Lisboa:
Edições 70, 2003, p.219)
Forma de Avaliação da Aprendizagem . Existem diferentes tipos de
avaliação da aprendizagem. Para esta atividades usaremos as avaliações:
1.
Formativa – dar ao aluno a
oportunidade de mostrar sua compreensão sobre o tema proposto. A partir do resultado obtido,
é possível orientar e regular a construção
do conhecimento.
2.
Inclusiva - porque o aluno vai ser ajudado a
dar um passo à frente.
Referências : http://jaueras.blogspot.com/2010/05/educacao-do-jovem-ateniense.html.
https://www.significados.com.br/socializacao/ - O que é socialização.
só responde?
ResponderExcluirIsso. Só responder e me enviar pelo email... Obrigada!
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