segunda-feira, 11 de maio de 2020

EM 1ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (11/05 a 15/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Turmas: 1 º A e 2º B
Número de aulas/data referente: 2 AULAS  - SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO –

Tema : A SOCIALIZAÇÃO

Sensibilização: Você já se perguntou quando, onde e como passamos a viver em sociedade? A pergunta é: QUEM SOMOS?.

Nós não somos quem somos por acaso. Todos temos uma história!

Mas o  que faz de nós quem somos? Em grande parte, o lugar onde nascemos, quando isso aconteceu e a maneira como aprendemos a viver e a conviver com os outros.

Habilidade(s) a ser desenvolvida : entender o primeiro processo fundamental ao qual todo ser humano é submetido desde o nascimento.Desenvolver a capacidade de reflexão e compreensão dos conteúdos trabalhados.

Sequência de Atividades  Registre suas respostas a seguir:

1.       Eu nasci no século :
2.       Na década de :
3.       No ano de:
4.       No mês de :
5.       No dia:
6.       No município de:
7.       No Estado de:
8.       O Continente em que vivo se chama:
9.       O país que habito é o:
10.   A cidade onde moro é:
11.   O bairro onde fica a minha escola é:
12.   No período que vai desde o dia em que eu nasci até hoje houve alguma coisa que mudou  a sua vida?
13.   Você se lembra das brincadeiras de infância? Quem ensinou essas brincadeiras?
14.   Qual a importância da escola pra você?

15.   Agora leia este texto, reflita  e escreva um pequeno texto sobre as semelhanças e diferenças existentes entre a sua vida  e a do jovem ateniense. 

EDUCAÇÃO DO JOVEM ATENIENSE

O jovem ateniense, com cerca de seis ou sete anos de idade, abandona a companhia exclusiva das mulheres no gineceu (parte da casa que, na Grécia Antiga, era reservada às mulheres) e passa a ir à escola, acompanhado por um escravo a que se chama pedadogo. [...] Os professores trabalham por conta própria e recebem dos pais da criança o pagamento pelos seus serviços. O gramatista ensina a ler, a escrever e a contar, e depois faz os alunos aprenderem de cor os poemas de Homero, de Hesíodo, de Sólon ou de Simônides. Os diálogos de Platão mostram a grande importância que se atribuía ao conhecimento dos poetas para a formação intelectual e moral. O professor de música ensinava a tocar lira (instrumento de cordas dedilháveis ou tocadas com palheta, de larga difusão na Antiguidade) e cítara (instrumento de cordas dedilhadas ou tocadas com palheta, derivado da lira, que atravessou os séculos com muitas variantes, mantendo, no entanto, a característica de que as cordas atravessam toa a caixa de ressonância); esta última era um instrumento mais complexo, que exigia uma competência técnica pouco compatível com as tradições de uma educação liberal. [...] Em todo caso, a música desempenha papel fundamental na educação do jovem grego. Por fim, o professor de ginástica, ou pedótriva, ensinava à criança os principais exercícios atléticos em edifícios essencialmente construídos para este efeito, chamados palestras (a palestra em uma dependência do ginásio. Uma palestra formada por um pátio rodeado por construções que serviam de vestiário, salas de ginástica, espaço para descanso e, às vezes, salas para banhos). A partir dos quinze anos, o jovem frequentava ginásios públicos (situados fora da cidade, em jardins cheios de árvores, refrescados por águas correntes, em cujas imediações havia monumentos religiosos – altares, estátuas, recinto sagrados – e instalações desportivas: pistas cobertas, fontes em que os atletas se lavavam, pequenas construções onde repousavam e deixavam as suas roupas ou acessórios), na Academia, no Liceu ou no Cinosarges, onde encontrava à sua disposição instalações análogas às de palestras privadas, tendo além disso uma pista de corrida, jardins e salas de reunião em que os filósofos e os sofistas gostavam de se encontrar com os seus discípulos após os exercícios físicos”.
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FONTE: (CHAMOUX, F. A civilização grega. Lisboa: Edições 70, 2003, p.219)

Forma de Avaliação da Aprendizagem . Existem diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para esta atividades usaremos as avaliações:
1.       Formativa – dar ao aluno a oportunidade de mostrar sua compreensão sobre o tema proposto. A partir do resultado obtido, é possível orientar e regular a construção do conhecimento.
2.       Inclusiva  - porque o aluno vai ser ajudado a dar um passo à frente.

Contato : qualquer dúvida envie para o e-mail cristininha.maria@hotmail.com

Referências : http://jaueras.blogspot.com/2010/05/educacao-do-jovem-ateniense.html.


https://www.significados.com.br/socializacao/      - O que é socialização.




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