segunda-feira, 11 de maio de 2020

EF 9º ano D - História - Professor Jânio (11/05 a 15/05)


Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 9° ano D
Número de aulas: 4 ( 04/05 a  11/05)
Sensibilização:
O ex-escravo na sociedade brasileira
Habilidade:
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados
Sequência da atividade:
Fazer a leitura do texto com atenção antes de realizar as atividades.
Copiar e responder as questões propostas no caderno.
Não precisa copiar o texto.

A VIDA DOS EX-ESCRAVOS APÓS A LEI ÁUREA NO BRASIL
No dia em que a Lei Áurea estava sendo aprovada, a expectativa popular nas ruas do Rio de Janeiro era gigantesca e as pessoas reuniram-se ao redor do Senado e do Paço Imperial. A aglomeração de pessoas contava com a realização de passeatas dos grupos abolicionistas, conforme pontuou o historiador Walter Fraga.
Após ser aprovada no Senado, a Lei Áurea foi encaminhada para a assinatura da princesa Isabel — que aconteceu no meio da tarde de 13 de maio de 1888. Assim que foi divulgada a notícia de que a abolição da escravidão havia sido decretada, a festa espalhou-se pela capital do Brasil. A comemoração do Rio de Janeiro foi tão grande que se estendeu por sete dias.
A comemoração na capital mobilizou milhares de pessoas e esse cenário repetiu-se em outras grandes cidades do Brasil, como foram os casos de Salvador e Recife. Nas duas cidades, foram realizadas comemorações de ruas que contaram com passeatas de associações abolicionistas, foguetório, desfile de bandas e o envolvimento de milhares de pessoas que festejaram por  dias.
 As festas em ambos os estados mesclaram- se com outras celebrações populares típicas desses locais. No caso de Salvador, a comemoração da abolição mesclou-se com celebrações do 2 de julho de 1823 (data em que a Bahia concretizou sua independência de Portugal no contexto das guerras de Independência), e no caso de Recife, as comemorações da abolição associaram-se com o 25 de março de 1884 (data que foi abolida a escravatura no Ceará).
Assim, muitos escravos acabaram abandonando as fazendas nas quais foram escravizados e mudaram-se para outras ou então foram para cidades. Essas migrações de ex-escravos aconteceram por múltiplos fatores. Os libertos mudavam-se para distanciarem-se dos locais em que foram escravizados, ou então iam para outros lugares procurar parentes e estabelecer-se juntos desses ou até mesmo procurar melhores salários conforme descreve Walter Fraga. A migração de ex-escravos gerou uma reação de grandes proprietários e das autoridades daquela época trazendo-lhes muita insatisfação, sobretudo porque os primeiros não aceitavam mais as condições de trabalho degradantes que existiam antes de 1888 e porque estavam sempre em busca de melhores salários. Assim, os grandes proprietários, sobretudo do interior do país, começaram a pressionar as autoridades para que elas reprimissem essa movimentação.
                                                              Atividades
1- Descreva o clima de expectativa popular no Rio de Janeiro no dia da aprovação da Lei Áurea.
2- Por que muitos ex- escravos migraram para outras regiões?
3- O que provocou a insatisfação de muitos proprietários com a migração dos ex-escravos?
4- Faça um texto com o mínimo de cinco linhas sobre as comemorações após a decretação da Lei Áurea.
Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Contato: email- janiolima@prof.educacao.sp.gov.br
Referências: https//brasilescola.uol.com.br




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