Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 9 A, B, C e D
Número de aulas/data
referente:
04 aulas semanais de 11 a 15/05
Sensibilização: “Se você não consegue explicar um resultado
em termos simples e não técnicos, é porque não chegou a compreendê-lo.“ —
Ernest Rutherford
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer
sua evolução histórica.
Sequência de Atividades :
- Assinale a afirmação correta, e justifique sua resposta.
Uma
importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo
constituído de:
a)
elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.
b)
uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.
c)
um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.
d)
uma região central com carga negativa chamada núcleo.
e)
um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.
2. Relacione as características atômicas com os
cientistas que as propôs:
I. Dalton
II. Thomson
III. Rutherford
(
) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.
3. O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao
sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os
planetas):
Eletrosfera é a região do
átomo que:
a)
contém as partículas de carga elétrica negativa.
b)
contém as partículas de carga elétrica positiva.
c)
contém nêutrons.
d)
concentra praticamente toda a massa do átomo.
e)
contém prótons e nêutrons.
4.
Ao longo dos anos, as características atômicas foram sendo desvendadas pelos
cientistas. Foi um processo de descoberta no qual as opiniões anteriores não
poderiam ser desprezadas, ou seja, apesar de serem ideias ultrapassadas,
fizeram parte do histórico de descoberta das características atômicas.
Vários
foram os colaboradores para o modelo atômico atual, dentre eles Dalton,
Thomson, Rutherford e Bohr. Abaixo você tem a relação de algumas
características atômicas, especifique o cientista responsável por cada uma
destas teorias:
I.
O átomo é comparado a uma bola de bilhar: uma esfera maciça, homogênea,
indivisível, indestrutível e eletricamente neutra.
II.
O átomo é comparado a um pudim de ameixas: uma esfera carregada positivamente e
que elétrons de carga negativa ficam incrustados nela.
III.
Átomo em que os elétrons se organizam na forma de camadas ao redor do
núcleo.
III.
Átomo que apresenta um núcleo carregado positivamente e ao seu redor gira
elétrons com carga negativa.
5. Aponte em cada modelo a seguir as
características que contrariam a
proposta de modelo atômico atual: o átomo constituído de núcleo e eletrosfera,
considerando as partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons.
I.
Átomo dos gregos Demócrito de Abdera (420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.): a matéria
era composta por pequenas partículas que receberam a denominação de átomo (do
grego átomo = indivisível).
II.
Átomo de Dalton: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e
eletricamente neutra.
III.
Átomo de Thomson: o átomo como uma pequena esfera positiva impregnada de
partículas negativas, os elétrons.
IV.
Átomo de Rutherford: o átomo consiste em um núcleo pequeno que compreende toda
a carga positiva e praticamente a massa do átomo, e também de uma região
extranuclear, que é um espaço vazio onde só existem elétrons distribuídos.
6.
O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton em 1808. Este
modelo foi comparado a:
a)
Uma bola de tênis;
b)
Uma bola de futebol;
c)
Uma bola de pingue-pongue;
d)
Uma bola de bilhar;
e)
Uma bexiga cheia de ar.
7.
Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda
com suas descobertas na coluna à direita:
a)
Demócrito
(
) Descobridor do nêutron.
b)
Thomson
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
c)
Rutherford
( ) Seu modelo atômico era semelhante a um
“pudim de passas”.
d)
Dalton
( ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
e)
Chadwick
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.
8.
(UFTM-MG)Fogos de artifício utilizam sais de diferentes íons metálicos
misturados com um material explosivo. Quando incendiados, emitem diferentes
colorações. Por exemplo: sais de sódio emitem cor amarela, de bário, cor verde,
e de cobre, cor azul. Essas cores são produzidas quando os elétrons excitados
dos íons metálicos retornam para níveis de menor energia. O modelo atômico mais
adequado para explicar esse fenômeno é o modelo de:
a) Rutherford.
b) Rutherford-Bohr.
c) Thomson.
d) Dalton.
e)
Millikan
9.
(UFRS-RS) O conhecimento sobre estrutura atômica evoluiu à medida que
determinados fatos experimentais eram observados, gerando a necessidade de
proposição de modelos atômicos com características que os explicassem.
A
associação correta entre o fato observado e o modelo atômico proposto, a partir
deste subsídio, é:
a)
I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4
b)
I – 1; II – 2; III – 4; IV – 3
c)
I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2
d)
I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3
e)
I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2
Forma de Avaliação da
Aprendizagem: As respostas apresentadas no
roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.
Contato : Enviar as atividades
realizadas no e-mail wolf.luciana@gmail.com
Estou
a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a
série quando enviar a atividade.
Referências : https://brasilescola.uol.com.br/
N tô entendendo,essas atividades com data é pra entregar até uma certa data?Se for eu tô perdendo pq eu fiz e n mandei ainda
ResponderExcluirOque eu faço agr?Fico sem nota?
ResponderExcluirNão se preocupe com isso. A data que aparece é referente à semana de postagem: note que não se diz "data de entrega". Envie TODAS as atividades que fez, mas, mais uma vez, não se preocupe: você NÃO vai ficar sem nota.
ExcluirPode tirar xerox
ResponderExcluirBom Dia !!! Pode tirar xerox e responder na folha, tirar uma foto ou escanear, e enviar no meu e-mail para correção!
ResponderExcluirObrigada!
Bom Dia Alunos!
ResponderExcluirLembrem-se de colocar nome completo e a série nas atividades!!
Muito obrigada!
pode tirar print da tela, responder e mandar no seu email? 😅
ResponderExcluirÉ pra copiar tudo ou pode só responder?
ResponderExcluir