segunda-feira, 11 de maio de 2020

EF 9º ano - Ciências - Professora Luciana (11/05 a 15/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 9 A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 04 aulas semanais  de 11 a 15/05

Sensibilização:    “Se você não consegue explicar um resultado em termos simples e não técnicos, é porque não chegou a compreendê-lo.“ —  Ernest Rutherford

Habilidade(s) a ser desenvolvida: Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
Sequência de Atividades :
  1. Assinale a afirmação correta, e justifique sua resposta.
Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:
a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.
b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.
c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.
d) uma região central com carga negativa chamada núcleo.
e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.
 
2.  Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:
I. Dalton
II. Thomson
III. Rutherford
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
(   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.


3.  O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):
Eletrosfera é a região do átomo que:
a) contém as partículas de carga elétrica negativa.
b) contém as partículas de carga elétrica positiva.
c) contém nêutrons.
d) concentra praticamente toda a massa do átomo.
e) contém prótons e nêutrons.

4. Ao longo dos anos, as características atômicas foram sendo desvendadas pelos cientistas. Foi um processo de descoberta no qual as opiniões anteriores não poderiam ser desprezadas, ou seja, apesar de serem ideias ultrapassadas, fizeram parte do histórico de descoberta das características atômicas.
Vários foram os colaboradores para o modelo atômico atual, dentre eles Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Abaixo você tem a relação de algumas características atômicas, especifique o cientista responsável por cada uma destas teorias:
I. O átomo é comparado a uma bola de bilhar: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra. 
II. O átomo é comparado a um pudim de ameixas: uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nela. 
III. Átomo em que os elétrons se organizam na forma de camadas ao redor do núcleo. 
III. Átomo que apresenta um núcleo carregado positivamente e ao seu redor gira elétrons com carga negativa.
 
5.  Aponte em cada modelo a seguir as características que contrariam a proposta de modelo atômico atual: o átomo constituído de núcleo e eletrosfera, considerando as partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons.
I. Átomo dos gregos Demócrito de Abdera (420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.): a matéria era composta por pequenas partículas que receberam a denominação de átomo (do grego átomo = indivisível).
II. Átomo de Dalton: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra.
III. Átomo de Thomson: o átomo como uma pequena esfera positiva impregnada de partículas negativas, os elétrons.
IV. Átomo de Rutherford: o átomo consiste em um núcleo pequeno que compreende toda a carga positiva e praticamente a massa do átomo, e também de uma região extranuclear, que é um espaço vazio onde só existem elétrons distribuídos.
6. O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton em 1808. Este modelo foi comparado a:
a)      Uma bola de tênis;
b)      Uma bola de futebol;
c)       Uma bola de pingue-pongue;
d)      Uma bola de bilhar;
e)      Uma bexiga cheia de ar.
7. Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:
a)      Demócrito                         (   ) Descobridor do nêutron.
b)       Thomson                          (   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
c)       Rutherford                        (   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
d)      Dalton                                 (   ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
e)      Chadwick                            (   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.

8. (UFTM-MG)Fogos de artifício utilizam sais de diferentes íons metálicos misturados com um material explosivo. Quando incendiados, emitem diferentes colorações. Por exemplo: sais de sódio emitem cor amarela, de bário, cor verde, e de cobre, cor azul. Essas cores são produzidas quando os elétrons excitados dos íons metálicos retornam para níveis de menor energia. O modelo atômico mais adequado para explicar esse fenômeno é o modelo de:
a) Rutherford.
b) Rutherford-Bohr.
c) Thomson.
d) Dalton.
e) Millikan

9. (UFRS-RS) O conhecimento sobre estrutura atômica evoluiu à medida que determinados fatos experimentais eram observados, gerando a necessidade de proposição de modelos atômicos com características que os explicassem.


A associação correta entre o fato observado e o modelo atômico proposto, a partir deste subsídio, é:
a) I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4
b) I – 1; II – 2; III – 4; IV – 3
c) I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2
d) I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3
e) I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2

Forma de Avaliação da Aprendizagem:  As respostas apresentadas no roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.

Contato : Enviar as atividades realizadas no e-mail  wolf.luciana@gmail.com
Estou a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.
                          https://www.todamateria.com.br/modelos-atomicos/

8 comentários:

  1. N tô entendendo,essas atividades com data é pra entregar até uma certa data?Se for eu tô perdendo pq eu fiz e n mandei ainda

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  2. Oque eu faço agr?Fico sem nota?

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    1. Não se preocupe com isso. A data que aparece é referente à semana de postagem: note que não se diz "data de entrega". Envie TODAS as atividades que fez, mas, mais uma vez, não se preocupe: você NÃO vai ficar sem nota.

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  3. Bom Dia !!! Pode tirar xerox e responder na folha, tirar uma foto ou escanear, e enviar no meu e-mail para correção!
    Obrigada!

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  4. Bom Dia Alunos!
    Lembrem-se de colocar nome completo e a série nas atividades!!
    Muito obrigada!

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  5. pode tirar print da tela, responder e mandar no seu email? 😅

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  6. É pra copiar tudo ou pode só responder?

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