segunda-feira, 11 de maio de 2020

EF 7º ano C e D - Ciências - Professora Luciana (11/05 a 15/05)

Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 7 C e D
Número de aulas/data referente: 04 aulas semanais  de 11 a 15/05

Sensibilização:  Antes de iniciar suas atividades, assista ao vídeo sobre “Máquinas Simples no Cotidiano”        https://www.youtube.com/watch?v=G9XFWhlEZLs

Habilidade(s) a ser desenvolvida: Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Sequência de Atividades :
Após assistir ao vídeo sobre máquinas simples no cotidiano, responda as questões.
  1. O que você entendeu sobre máquinas simples?
  2. O que são alavancas? Qual sua utilidade no dia a dia? Dê exemplos.
  3. Faça um desenho de um instrumento do seu dia a dia que represente uma alavanca.
  4. Que tipo de máquina simples está envolvido no funcionamento de um abridor de garrafas?
  5. Que máquina simples é utilizada para se arriar ou hastear uma bandeira?
  6.  Sobre uma alavanca está INCORRETO
    a) Uma alavanca é uma haste rígida fixada em um ponto.
    b) A alavanca tem um ponto fixo sobre o qual se move.
    c) Ponto fixo é a parte em que a força é aplicada
    d) Carga: É a parte em que o trabalho tem que ser feito.

    7.   Considerando as máquinas simples sobre a polia está ERRADO:
    a) • Uma polia é uma roda com uma ranhura e uma corda ou uma corrente para se movimentar.
    b)• Uma polia é uma haste rígida fixada em um ponto chamado fulcro.
    c)• Uma polia também é usada para levantar os motores pesados ​​e encaixá-los nos veículos.
    d)• As bandeiras também são içadas em um mastro por uma polia.

    8.  Sobre as máquinas simples assinale a alternativa errada:

    a) • Um plano inclinado é um declive suave. Ajuda a mover uma carga pesada com menos esforço.
    b) • O parafuso é uma máquina simples possui ranhuras cortadas Devido às ranhuras espirais, o parafuso se move facilmente na madeira.
    c) Uma roda e um eixo têm uma roda grande conectada a uma haste pequena
    d)• Quando o eixo é girado, a roda não se move e vice-versa

    9.  Um exemplo de uma roda e eixo é:
    A  um parafuso
    B  uma maçaneta
    C  motores de carros
    D  Lançadora de foguetes
10.  Uma haste presa ao centro de uma roda é chamada:
a Um ímã
B. uma cunha
C. um top
D. um eixo

Forma de Avaliação da Aprendizagem:  As respostas apresentadas no roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.

Contato : Enviar as atividades realizadas no e-mail  wolf.luciana@gmail.com
Estou a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.

                       https://www.youtube.com/watch?v=_2KfIUj77a4

Um comentário:

  1. Bom Dia! Por favor Alunos, lembrem-se de colocar o nome completo e a série ao enviar as atividades!!
    Muito Obrigada!!

    ResponderExcluir