terça-feira, 12 de maio de 2020

EF 6º ano - Ciências - Professora Elaine (11/05 a 15/05) IV


ROTEIRO DE ESTUDOS
 ATIVIDADE 11

Professor(a): ELAINE APARECIDA STENZEL
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Turmas: 6os. ANOS A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 01 AULA – semana de 11 a 15 de Maio

Sensibilização 
Observe a imagem:

Vimos na aula anterior que o processo que obtém os subprodutos do petróleo é a DESTILAÇÃO FRACIONADA. Esse é um método de separação de misturas, assim como outros que já estudamos.
Observe que a medida que a temperatura é elevada, obtém-se um subproduto. Ao final do processo temos os resíduos sólidos (asfalto e piche).
Independentemente da região em que foi extraído, o petróleo, que possui coloração negra, sempre apresenta diferentes quantidades de substâncias químicas. Por esse motivo, ele é classificado em leve, médio ou pesado.
O petróleo, na forma crua (da forma como é extraído), não apresenta nenhuma utilização importante. Porém, as mais variadas substâncias que o constituem apresentam utilizações fundamentais no dia a dia do ser humano.
Para que as substâncias presentes no petróleo sejam utilizadas, é necessário realizar a separação de cada um dos componentes presentes. Além de serem separados, os componentes do petróleo ainda podem passar por outros processos químicos (transformações de um material em outro) para aumentar ainda mais o número de substâncias que podem ser obtidas.
O processo de separação dos componentes do petróleo é chamado, de uma forma geral, de refino, e as substâncias que são separadas são chamadas de frações. As frações mais conhecidas do petróleo são:
·         Gasolina 
·         Querosene 
·         Nafta 
·         Óleo diesel
·         Óleo lubrificante 
·         Massa asfáltica 
·         Betume 
·         Parafina 
·         Gás liquefeito de petróleo 

Habilidade(s) a ser desenvolvida  EF06CI03 – Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação de petróleo.


Sequência de Atividades
AGORA É COM VOCÊ!

Dê a utilização de cada uma das frações do petróleo destacadas em negrito no texto.



Forma de Avaliação da Aprendizagem
As respostas serão avaliadas de acordo com o entendimento e exemplos da utilização de cada subproduto do petróleo.

Contato
QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A PROFESSORA PELO EMAIL elainestenzel@prof.educacao.sp.gov.br

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.

Referências
- Canal “De onde vem?”- O Petróleo
- Canal Singularizando – post de 07/11/19


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