Roteiro de Estudos
Professor(a): Cíntia Rodrigues
Componente
Curricular: Língua
Portuguesa
Turmas: 9º Ano
Número de
aulas/data referente: 6
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: (EF12LP19) -
Ler e
compreender textos do
campo artístico-literário que
apresentem rimas, sonoridades,
jogos de palavras, expressões e comparações
Forma de Avaliação
da Aprendizagem: Processual.
Contato:
cintiarodrigues_rc2@hotmail.com
Sequência de
Atividades: Copie as perguntas
à caneta na folha de caderno ou de almaço e responda a lápis. Não se esqueça de colocar as informações: Nome da
Escola, Disciplina, seu nome, nº, série, nome da escola.
Atividades/
Questões:
O Novo Homem
O homem será feito
em laboratório.
Será tão perfeito como no antigório.
Rirá como gente,
beberá cerveja
deliciadamente.
[...]
O homem será feito
em laboratório
muito mais perfeito
do que no antigório.
Dispensa-se amor,
em laboratório.
Será tão perfeito como no antigório.
Rirá como gente,
beberá cerveja
deliciadamente.
[...]
O homem será feito
em laboratório
muito mais perfeito
do que no antigório.
Dispensa-se amor,
ternura ou desejo.
Seja como for
(até num bocejo)
salta da retorta
um senhor garoto.
[...]
Nascerá bonito?
Corpo bem talhado?
Claro: não é mito,
é planificado.
Nele, tudo exacto,
medido, bem posto:
o justo formato,
o standard do rosto.
Duzentos modelos,
todos atraentes.
(Escolher, ao vê-los,
nossos descendentes.)
Quer um sábio? Peça.
Ministro? Encomende.
Uma ficha impressa
a todos atende.
Perdão: acabou-se
a época dos pais.
Quem comia doce
já não come mais.
[...]
Sua independência
é total: sem marca
de família, vence
a lei do patriarca.
Liberto da herança
de sangue ou de afecto,
desconhece a aliança
de avô com seu neto.
Pai: macromolécula;
mãe: tubo de ensaio,
[...]pois rompeu o nexo
da velha Criação,
eis que o homem feito
Seja como for
(até num bocejo)
salta da retorta
um senhor garoto.
[...]
Nascerá bonito?
Corpo bem talhado?
Claro: não é mito,
é planificado.
Nele, tudo exacto,
medido, bem posto:
o justo formato,
o standard do rosto.
Duzentos modelos,
todos atraentes.
(Escolher, ao vê-los,
nossos descendentes.)
Quer um sábio? Peça.
Ministro? Encomende.
Uma ficha impressa
a todos atende.
Perdão: acabou-se
a época dos pais.
Quem comia doce
já não come mais.
[...]
Sua independência
é total: sem marca
de família, vence
a lei do patriarca.
Liberto da herança
de sangue ou de afecto,
desconhece a aliança
de avô com seu neto.
Pai: macromolécula;
mãe: tubo de ensaio,
[...]pois rompeu o nexo
da velha Criação,
eis que o homem feito
em laboratório
sem qualquer defeito
como no antigório,
acabou com o Homem.
Bem feito.
sem qualquer defeito
como no antigório,
acabou com o Homem.
Bem feito.
1.
Relacione o tema do poema com o título. Tente elaborar bem um parágrafo sobre
isso. Pense sobre o assunto e faça uma relação BEM FEITA.
2.
Encontre, no dicionário, o significado mais adequado às palavras a seguir, de
acordo com o poema:
a)
antigório:
b)
deliciadamente
c) talhado
d)
planificado
3. Como
será esse “Novo homem” a que se refere o título do texto? Tente descrevê-lo com
SUAS palavras. Não copie do texto.
4. O que
você pensa sobre este novo homem? Você acha que ele será melhor ou pior do que
o que somos hoje? Por quê?
5. Agora
fale você sobre o NOVO HOMEM que acredita que deve haver no mundo. Como ele
deve ser? Quais características deve ter? Por que você acha que esse SEU modelo
é melhor do que o que existe hoje? Boa reflexão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário