segunda-feira, 22 de junho de 2020

EM 2ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (22/06 a 26/06)


Roteiro de Estudos


Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE


Componente Curricular: SOCIOLOGIA


Turmas: 2º ANO A e B       


Número de aulas/data referente: 1 AULA  -  semana de  22 a 26/6


Tema:  Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa.


Sensibilização :O MUNDO TRATA MELHOR QUEM SE VESTE BEM”. Este era o slogan (lema) de uma propaganda de 1984.


Veja o vídeo:



Quantas vezes você viu uma propaganda, e, mesmo sem estar precisando, desejou aquele produto ou serviço? Ou foi ao shopping iludido por promoções e adquiriu produtos que não tinha intenção alguma de comprar?

Não se pode negar que o consumo faz parte do cotidiano de todo ser humano, pois algumas das suas necessidades só podem ser supridas por intermédio da compra.
No entanto, quando o ato de comprar acontece para satisfação pessoal e não por necessidade, passa a ser denominado como consumismo.

O consumismo está totalmente associado ao capitalismo, ele é disseminado por meio de campanhas publicitárias transmitidas em diversos meios de comunicação como outdoors, cinema, televisão e muitos outros.

Qualquer indivíduo, independentemente de sua classe social ou idade, é estimulado por esse tipo de propaganda a consumir, pois os publicitários que as criam exercem um poder de manipulação gigantesco, por intermédio de repetições exaustivas e artifícios visuais, criando um desejo de consumo desnecessário.

Além disso, essas campanhas não apenas mostram o produto, mas também agregam valor, criando uma sensação de que se você o possuir irá ser mais feliz, desejado e bem-sucedido.



Habilidade(s) a ser desenvolvida 1. Identificar as transformaçoes que vêm ocorrendo nos meios de comunicação ( cultura oral, imprensa , rádio, televisão, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) . 2. Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa.


 Sequência de Atividades :

NOME_____________________________________________________SÉRIE____ Nº ___
Hoje vamos utilizar nosso livro didático – SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO.
A)     Abra o livro na página 81 – INDÚSTRIA CULTURAL  E MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.
B)     Faça uma leitura atenta e responda as questões abaixo:
1.      Qual a definição de indústria cultural, de acordo com o texto?
2.      Como os elementos culturais são difundidos ( divulgados, espalhados) na sociedade e qual é o principal objetivo?
3.      Quais são os principais veículos de comunicação de massa e qual a importância desses meios?
4.      Que  pesquisadores criaram o conceito de indústria cultural ?. 
5.      No último parágrafo da página 82, e primeiro da página 83 temos a explicação de como a cultura de massa se sustenta oferecendo diversão e entretenimento,mas, ao mesmo tempo, desencadeia um processo de naturalização e conformismo que gera a alienação.  Você poderia dar um exemplo desse processo? Pode ser de televisão, cinema, internet, etc.

Este texto do livro é bem legal! Espero  que tenha gostado!


Forma de Avaliação da Aprendizagem:
Formativa – identificar se a proposta de aprendizagem está sendo alcançada para pelo aluno, para detectar  possíveis adequações e/ou orientações.
Procedimental: atividade individual.


Contato cristininha.maria@hotmail.com. Qualquer dúvida me escreva!
 Se quiser imprimir e guardar, tudo bem, ok?


Referências:-  
                                                                             

PARA SABER MAIS!!   


·         Capitalismo e sociedade de Consumo

·         O que é cultura de massa? 







Nenhum comentário:

Postar um comentário