Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA
NEGRO FORTE
Componente
Curricular: SOCIOLOGIA
Turmas:
2º
ANO A e B
Número de aulas/data
referente: 1 AULA - semana de
22 a 26/6
Tema: Cultura, consumo, consumismo e comunicação
de massa.
Sensibilização : “O MUNDO TRATA MELHOR QUEM SE VESTE BEM”. Este era o slogan (lema) de uma propaganda de 1984.Veja o vídeo:
Quantas
vezes você viu uma propaganda, e, mesmo sem estar precisando, desejou aquele
produto ou serviço? Ou foi ao shopping iludido por promoções e adquiriu
produtos que não tinha intenção alguma de comprar?
Não se pode negar que o
consumo faz parte do cotidiano de todo ser humano, pois algumas das suas
necessidades só podem ser supridas por intermédio da compra.
No entanto, quando o ato de
comprar acontece para satisfação pessoal e não por necessidade, passa a ser
denominado como consumismo.
O consumismo está totalmente
associado ao capitalismo, ele é disseminado por meio de campanhas
publicitárias transmitidas em diversos meios de comunicação como outdoors,
cinema, televisão e muitos outros.
Qualquer indivíduo,
independentemente de sua classe social ou idade, é estimulado por esse tipo
de propaganda a consumir, pois os publicitários que as criam exercem um poder
de manipulação gigantesco, por intermédio de repetições exaustivas e
artifícios visuais, criando um desejo de consumo desnecessário.
Além disso, essas campanhas
não apenas mostram o produto, mas também agregam valor, criando uma sensação
de que se você o possuir irá ser mais feliz, desejado e bem-sucedido.
Habilidade(s)
a ser desenvolvida 1. Identificar as transformaçoes que vêm ocorrendo nos
meios de comunicação ( cultura oral, imprensa , rádio, televisão, internet e
demais tecnologias digitais de informação e comunicação) . 2. Compreender a
noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa.
Sequência
de Atividades :
NOME_____________________________________________________SÉRIE____
Nº ___
|
Hoje
vamos utilizar nosso livro didático –
SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO.
A) Abra o livro na página 81 –
INDÚSTRIA CULTURAL E MEIOS DE
COMUNICAÇÃO DE MASSA.
B) Faça uma leitura atenta e responda
as questões abaixo:
1. Qual a definição de indústria cultural, de acordo com o
texto?
2. Como os elementos culturais são
difundidos ( divulgados, espalhados) na sociedade e qual é o principal
objetivo?
3. Quais são os principais veículos
de comunicação de massa e qual a importância desses meios?
4. Que pesquisadores criaram o conceito de indústria cultural ?.
5. No último parágrafo da página 82, e
primeiro da página 83 temos a explicação de como a cultura de massa se sustenta
oferecendo diversão e entretenimento,mas, ao mesmo tempo, desencadeia um
processo de naturalização e conformismo que gera a alienação. Você poderia dar
um exemplo desse processo? Pode ser de televisão, cinema, internet, etc.
Este texto do livro é bem legal! Espero que tenha gostado!
Forma de Avaliação da Aprendizagem:
Formativa – identificar se a proposta de
aprendizagem está sendo alcançada para pelo aluno, para detectar possíveis adequações e/ou orientações.
Procedimental: atividade individual.
Se quiser
imprimir e guardar, tudo bem, ok?
Referências:-
PARA SABER MAIS!!
·
Capitalismo e sociedade de Consumo
·
O que é cultura de massa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário