ROTEIRO DE ESTUDOS
ATIVIDADE 13
AUTOMAÇÃO E
INFORMATIZAÇÃO
Professor(a):
ELAINE APARECIDA STENZEL
Componente
Curricular: CIÊNCIAS
Turmas: 7os. ANOS A e B
Número de
aulas/data referente: 04 aulas –
semana de 22 a 26 de Junho
Sensibilização
Como você
explica o que observa na figura abaixo:
Habilidade(s) a ser
desenvolvida EF07CI06 – Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na
vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de
novos materiais e tecnologias como automação e informatização.
Sequência de Atividades
AGORA É COM VOCÊ!
1 – Leia atentamente o texto abaixo:
Automação da produção industrial
A automação industrial é o processo de implantação dos recursos tecnológicos oriundos da Terceira Revolução Industrial.
Durante as duas
primeiras revoluções industriais, que, juntas, vão da segunda metade do século
XVIII ao início do século XX, as instituições fabris, no contexto do sistema
capitalista, conheceram formas de ampliar e massificar a sua produção de
mercadorias, através da mecanização na fabricação de seus produtos. Assim, as
classes que dominavam os meios de produção adquiriram formas de ampliar os seus
lucros e intensificar o processo de acumulação de capitais.
Além disso, com o
predomínio do sistema fordista, os trabalhadores desenvolviam a maior
quantidade de produtos possíveis, com trabalhos geralmente repetitivos e
alienados na linha de produção. O que permitia o aumento da lucratividade,
desde que essa produção em massa fosse acompanhada de igual consumo de seus
produtos.
No
entanto, atualmente, vemos uma nova tendência, que vem sendo implementada no
setor secundário da economia desde o início da Terceira Revolução Industrial:
a automação da produção industrial. Agora, em muitas
fábricas, não são mais os trabalhadores que realizam determinadas atividades,
mas sim modernos maquinários. Assim, um serviço, que antes era executado por
dezenas de pessoas, passa a ser agora operado por apenas um responsável por
manter e operar os softwares que irão guiar toda a linha produtiva.
Como consequência
dessa relação, há a possibilidade de se flexibilizar a produção, isto é,
adequar a quantidade de mercadorias fabricadas de acordo com as oscilações de
consumo. Além disso, os donos dos meios de produção intensificam os seus
lucros, uma vez que diminuem os seus gastos com salários e direitos
trabalhistas.
O
outro lado dessa história é o principal motivo das frequentes críticas
direcionadas a esse novo modelo, pois ele gera o agravamento do desemprego estrutural, do tipo
permanente. Assim, há uma consequente redução do consumo, haja vista que a
classe trabalhadora perde boa parte de sua capacidade de compra.
Observe o gráfico
abaixo, nele temos um demonstrativo de como a fabricação de bens de consumo
passou a estar concentrada nas mãos de uma quantidade cada vez menor de
trabalhadores.
Transformações na produtividade industrial por operário entre 1992 e 2002 *
Outra
consequência da substituição do homem pela máquina no meio industrial – e que
também acontece no meio rural – é o fenômeno chamado de terciarização da economia, pois a maior
parte dos trabalhadores passa a se concentrar no setor terciário (serviços e
comércio).
Portanto,
observamos que a automação industrial visa ampliar a acumulação de capitais por
parte das classes dominantes e sua tendência é a desregulamentação da força de
trabalho, bem como a ampliação da exploração da classe trabalhadora, o que
contribui para o agravamento dos índices de concentração de renda.
A produção de automóveis é o principal exemplo atual da automação industrial
2 – De acordo com a leitura e
interpretação do texto, responda às questões abaixo:
A – O
que você entendeu por automação?
B –
Porque esse processo foi necessário?
C – O
que vem acontecendo diante da automação da produção industrial?
D –
Quais são as consequências desse processo?
E –
Observando o gráfico MUDANÇAS DE PRODUTIVIDADE, quais foram os três setores que
tiveram maior aumento em sua produtividade?
F – O
que se entende por terceirização da economia?
Forma de Avaliação da Aprendizagem
De acordo
com o entendimento do texto, respostas das atividades e capricho na entrega.
Contato
QUALQUER
DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A PROFESSORA PELO EMAIL elainestenzel@prof.educacao.sp.gov.br
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA
ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.
FAZER CABEÇALHO EM TODAS AS
ATIVIDADES:
NOME
|
N.
|
ANO/SÉRIE
|
ATIVIDADE
N.
|
Referências
BOLIGIAN, L.; ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São
Paulo: Atual, 2010.p.151.
Nenhum comentário:
Postar um comentário