segunda-feira, 22 de junho de 2020

EF 8º ano A e B - Ciências - Professora Ariane (22/06 a 26/06)


Professora: Ariane Silva Bosqueiro
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º A e B
Número de aulas/data referente: 4 aulas- 22 à 26/06

Sensibilização: Nas aulas anteriores você aprendeu sobre reprodução assexuada e sexuada. Agora vamos entender de que modo elas ocorrem nos diferentes tipos de plantas?

Habilidade a ser desenvolvida:
EF08CI07
Sequência de Atividades
  • Faça a atividade em seu caderno. Copiar as perguntas ou imprimir.
  • A entrega deve ser feita por meio de foto (com boa qualidade que permita a visualização) ou por meio de imagem digitalizada em scanner no e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br (Atenção para escrever o endereço de e-mail corretamente)
  • Faça as respostas a caneta, para facilitar a visualização na foto.
  • A folha com a atividade deve conter: nome completo, turma, data (Não esqueçam dessas informações!!!)
  • No assunto do e-mail escreva: "Atividade 3 (2º bimestre) – Reprodução no reino vegetal e a “turma" a qual pertence
  • A data para entrega é até 29/06, próxima segunda-feira. 
Antes de iniciar a atividade, vamos ao conteúdo:
·         Leia as páginas 112 a 114 do livro didático de ciências. 


·         Faça a atividade abaixo utilizando os conteúdos vistos no vídeo e livro de ciências, indicados acima.

Atividade Reprodução no reino vegetal
1)      As plantas possuem dois tipos de reprodução: assexuada e sexuada.
(  ) verdadeiro       (  ) falso

2)      Na reprodução sexuada todas as plantas têm a produção de gameta feminino e gameta masculino no mesmo indivíduo.
(  ) verdadeiro        (  ) falso
3)      Na produção de mudas de rosas, um dos métodos usados consiste em se cortar um pedaço do caule da mesma e plantá-lo em um vaso. Esse caule originará novas folhas e raízes e desenvolverá uma nova planta. Esse método refere-se à:
a) Divisão de touceira
b)      Estaquia
c)       Enxertia

4) Como são chamados os gametas femininos e masculinos das plantas?
5) Quais são os quatro grupos de plantas existentes no reino vegetal?
6) Nas briófitas (musgos), quando há a união de gametas masculino e feminino (fecundação), ocorre a formação de uma estrutura que abrigará esporos. Qual dessa estrutura e qual é sua função dos esporos?
7) Qual tipo de planta possui soros? E qual é a função dessas estruturas? Dê exemplos de espécies que possuem essa estrutura.
8) Nas pteridófitas, após a liberação dos esporos uma nova planta se formará, chamada de gametófito.
(  ) verdadeiro       (  ) falso
9) Nas gimnospermas, suas estruturas reprodutivas são denominadas estróbilos. Como chamam as estruturas presentes no estróbilo masculino? De que forma essas estruturas são dispersas? 
10) As flores são estruturas reprodutivas de qual tipo de planta?
11) Qual a função dos frutos em uma planta angiosperma?
12) Escreva de modo resumido, as principais características dos 4 tipos de plantas estudados.
13) Faça uma pesquisa, pode ser no livro didático, sobre o que são agentes polinizadores e agentes dispersores de sementes e qual sua importância para as plantas angiospermas. Dê exemplos.


Dúvidas e envio das atividades devem ser feitas pelo e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br.
As dúvidas também podem ser tiradas através dos comentários do blog, que fica abaixo da postagem.
Referências
·         Canto, E. L.; Canto, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano 8º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
·         São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista, 1ª edição, 2019, 526 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário