Professora:
Ariane Silva Bosqueiro
Componente
Curricular: Ciências
Turmas:
8º A e B
Número
de aulas/data referente: 4 aulas- 22 à 26/06
Sensibilização: Nas aulas anteriores
você aprendeu sobre reprodução assexuada e sexuada. Agora vamos entender de que
modo elas ocorrem nos diferentes tipos de plantas?
Habilidade
a ser desenvolvida:
EF08CI07
Sequência
de Atividades
- Faça a atividade em seu caderno. Copiar as perguntas ou imprimir.
- A entrega deve ser feita por meio de foto (com boa qualidade que permita a visualização) ou por meio de imagem digitalizada em scanner no e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br (Atenção para escrever o endereço de e-mail corretamente)
- Faça as respostas a caneta, para facilitar a visualização na foto.
- A folha com a atividade deve conter: nome completo, turma, data (Não esqueçam dessas informações!!!)
- No assunto do e-mail escreva: "Atividade 3 (2º bimestre) – Reprodução no reino vegetal” e a “turma" a qual pertence
- A data para entrega é até 29/06, próxima segunda-feira.
Antes de iniciar a
atividade, vamos ao conteúdo:
·
Leia as páginas 112 a 114 do livro didático de ciências.
·
Após a leitura, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UlNCJd3fJe8&list=PLNM2T4DNzmq71YnFuVJePi8FTiKc9WtCu&index=45
·
Faça a atividade abaixo utilizando os conteúdos vistos no vídeo e livro
de ciências, indicados acima.
Atividade Reprodução
no reino vegetal
1)
As plantas possuem dois tipos de reprodução: assexuada e sexuada.
( ) verdadeiro (
) falso
2)
Na reprodução sexuada todas as plantas têm a produção de gameta feminino
e gameta masculino no mesmo indivíduo.
( ) verdadeiro (
) falso
3)
Na produção de mudas de rosas, um dos métodos usados consiste em se
cortar um pedaço do caule da mesma e plantá-lo em um vaso. Esse caule originará
novas folhas e raízes e desenvolverá uma nova planta. Esse método refere-se à:
a) Divisão de
touceira
b)
Estaquia
c)
Enxertia
4) Como são chamados os gametas femininos e
masculinos das plantas?
5) Quais são os quatro grupos de plantas existentes
no reino vegetal?
6) Nas briófitas (musgos), quando há a união de
gametas masculino e feminino (fecundação), ocorre a formação de uma estrutura
que abrigará esporos. Qual dessa estrutura e qual é sua função dos esporos?
7) Qual tipo de planta possui soros? E qual é a
função dessas estruturas? Dê exemplos de espécies que possuem essa estrutura.
8) Nas pteridófitas, após a liberação dos esporos
uma nova planta se formará, chamada de gametófito.
( )
verdadeiro ( ) falso
9) Nas gimnospermas, suas estruturas reprodutivas são
denominadas estróbilos. Como chamam as estruturas presentes no estróbilo
masculino? De que forma essas estruturas são dispersas?
10) As flores são estruturas reprodutivas de qual
tipo de planta?
11) Qual a função dos frutos em uma planta
angiosperma?
12) Escreva de modo resumido, as principais
características dos 4 tipos de plantas estudados.
13) Faça uma pesquisa, pode ser no livro didático,
sobre o que são agentes polinizadores e agentes dispersores de sementes e qual
sua importância para as plantas angiospermas. Dê exemplos.
Dúvidas
e envio das atividades devem ser feitas pelo e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br.
As dúvidas também
podem ser tiradas através dos comentários do blog, que fica abaixo da postagem.
Referências
·
Canto, E. L.; Canto, L. C. Ciências
naturais: aprendendo com o cotidiano 8º ano. São Paulo: Editora Moderna,
2018.
·
São Paulo (Estado). Secretaria da Educação.
Currículo Paulista, 1ª edição, 2019, 526 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário