segunda-feira, 22 de junho de 2020

EF 6º ano - Ciências - Professora Elaine (22/06 a 26/06)



ROTEIRO DE ESTUDOS
 ATIVIDADE 16
 A CÉLULA


Professor(a): ELAINE APARECIDA STENZEL
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Turmas: 6os. ANOS A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 04 AULAS – semana de 22 a 26 de Junho


Sensibilização 
Assista ao vídeo sobre as células: https://www.youtube.com/watch?v=-HWiJdIAnMw
Lembrou o que é uma célula?

Que instrumento ela usaria para realizar sua vontade?
Habilidade(s) a ser desenvolvida  EF06CI05 – Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.


Sequência de Atividades

AGORA É COM VOCÊ!

1 – Prestem atenção nas explicações sobre células abaixo:

O QUE É UNICELULAR E PLURICELULAR?

Um organismo é unicelular quando ele é formado por apenas uma célula. Assim são as bactérias e os protozoários. Essa única célula precisa então realizar todas as funções para que o ser unicelular possa viver. Já imaginou comer, beber, fazer xixi e respirar com uma única célula?
Já os organismos pluricelulares são assim como nós, ou seja, têm um montão de células. São assim também a maioria dos seres vivos, como os animaizinhos de estimação, os que estão no zoológico, os vermes, os cogumelos e até mesmo as plantas.
Como os seres pluricelulares têm muitas células, cada tipo de célula pode ficar por conta de uma função diferente. Por exemplo: as células musculares se contraem e permitem que você faça movimentos; os neurônios, que são as células nervosas, levam as informações para o seu cérebro e dele para os outros órgãos; as células vermelhas do sangue levam o oxigênio para outras células do seu corpo. Temos ainda as células do pulmão, do fígado, do estômago, do intestino, da pele e muitas outras que juntas formam um ser pluricelular, como a gente, como seu cachorro ou como a árvore do ipê-amarelo.

Células são geralmente tão pequenas que não conseguimos enxergar a olho nu, ou seja: sem uso de lentes de aumento especiais. Assim, é utilizado o microscópio para que sejam observadas.


Graças a essa máquina, hoje podemos saber as principais estruturas de uma célula, que são:

- Citoplasmaregião gelatinosa, rica em água e sais minerais. É nele que estão estruturas responsáveis por grande parte do funcionamento da célula.

-Núcleo: estrutura arredondada onde se encontra o material genético.

- Membrana plasmática: uma película que fica em torno da célula, selecionando o que entra e o que sai dentro dela.

Célula animal (partida ao meio)

O QUE É EUCARIOTO E PROCARIOTO?
As células das bactérias são mais simples que as dos outros seres vivos. Uma das diferenças é o fato de não possuírem núcleo. Assim, seu material genético fica disperso no citoplasma, num local chamado nucleóide. Essas células que não possuem núcleo envolvendo o DNA são chamadas de células procariontes ou procariotas.

https://static.escolakids.uol.com.br/image/Estructura_Bacteriana.jpg
Célula bacteriana (partida ao meio)


Agora, observe a imagem abaixo:

https://static.escolakids.uol.com.br/image/06%20C%20interfase.JPG

Prestem atenção que as células possuem um núcleo onde o DNA fica protegido. Essas células que possuem núcleo protegendo o DNA são chamadas de células eucarióticas ou eucariotas. Os protozoários, os animais e as plantas são seres eucariotos. Portanto, nós que pertencemos ao reino animal, somo seres eucariotos.



2 – Leitura da página 62 do livro didático:
             - Seres Pluricelulares e Seres Unicelulares;
             
3 – Agora responda as questões abaixo:
            A – Diferencia seres unicelulares de seres pluricelulares.
            B – Quais são as principais partes de uma célula?
            C – Diferencie seres eucariotos de seres procariotos.
            D – De que forma conseguimos visualizar uma célula?
            E – Qual a função do núcleo de uma célula?


           
Forma de Avaliação da Aprendizagem
De acordo com o entendimento do texto, respostas das atividades e capricho na entrega.


Contato
QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A PROFESSORA PELO EMAIL elainestenzel@prof.educacao.sp.gov.br


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.

FAZER CABEÇALHO EM TODAS AS ATIVIDADES:
NOME
N.
ANO/SÉRIE
ATIVIDADE N.



Referências
Post “O incrivel pontinho azul”- 21/07/17
Canto, Eduardo Leite  - Aprendendo com o cotidiano – 6º.ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário