ROTEIRO DE
ESTUDOS
ATIVIDADE 16
A CÉLULA
Professor(a):
ELAINE APARECIDA STENZEL
Componente
Curricular: CIÊNCIAS
Turmas: 6os. ANOS A, B, C e D
Número de
aulas/data referente: 04 AULAS – semana
de 22 a 26 de Junho
Sensibilização
Assista ao
vídeo sobre as células: https://www.youtube.com/watch?v=-HWiJdIAnMw
Lembrou o
que é uma célula?
Que
instrumento ela usaria para realizar sua vontade?
Habilidade(s) a ser
desenvolvida
EF06CI05 – Identificar
a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de
animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como
unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares,
na perspectiva da História da Ciência.
Sequência de Atividades
AGORA É COM VOCÊ!
1 – Prestem atenção nas explicações
sobre células abaixo:
O QUE É UNICELULAR E PLURICELULAR?
Um organismo é unicelular quando ele é formado por apenas uma célula. Assim são as
bactérias e os protozoários. Essa única célula precisa então realizar todas as
funções para que o ser unicelular possa viver. Já imaginou comer, beber, fazer
xixi e respirar com uma única célula?
Já os organismos pluricelulares são assim como nós, ou seja, têm um montão de
células. São assim também a maioria dos seres vivos, como os animaizinhos de
estimação, os que estão no zoológico, os vermes, os cogumelos e até mesmo as
plantas.
Como os seres pluricelulares têm muitas
células, cada tipo de célula pode ficar por conta de uma função diferente. Por
exemplo: as células musculares se contraem e permitem que você faça movimentos;
os neurônios, que são as células nervosas, levam as informações para o seu
cérebro e dele para os outros órgãos; as células vermelhas do sangue levam o
oxigênio para outras células do seu corpo. Temos ainda as células do pulmão, do
fígado, do estômago, do intestino, da pele e muitas outras que juntas formam um
ser pluricelular, como a gente, como seu cachorro ou como a árvore do
ipê-amarelo.
Células são geralmente tão pequenas que não
conseguimos enxergar a olho nu, ou seja: sem uso de lentes de aumento
especiais. Assim, é utilizado o microscópio para que sejam observadas.
Graças a essa máquina, hoje podemos saber as principais estruturas de uma célula, que são:
- Citoplasma: região gelatinosa, rica em água e sais minerais. É nele que estão estruturas responsáveis por grande parte do funcionamento da célula.
-Núcleo: estrutura arredondada onde se encontra o material genético.
- Membrana plasmática: uma película que fica em torno da célula, selecionando o que entra e o que sai dentro dela.
Célula animal (partida ao meio)
O QUE É EUCARIOTO E
PROCARIOTO?
As células das bactérias são mais simples que as
dos outros seres vivos. Uma das diferenças é o fato de não possuírem núcleo.
Assim, seu material genético fica disperso no citoplasma, num local chamado
nucleóide. Essas células que não possuem núcleo envolvendo o DNA são chamadas
de células procariontes ou procariotas.
Célula bacteriana (partida ao meio)
Agora,
observe a imagem abaixo:
Prestem atenção que as células possuem um núcleo onde o DNA
fica protegido. Essas células que possuem núcleo protegendo o DNA são chamadas
de células eucarióticas ou eucariotas. Os
protozoários, os animais e as plantas são seres eucariotos. Portanto, nós que
pertencemos ao reino animal, somo seres eucariotos.
2 – Leitura da página 62 do livro
didático:
- Seres Pluricelulares e Seres Unicelulares;
3 – Agora responda as questões abaixo:
A – Diferencia seres unicelulares de
seres pluricelulares.
B – Quais são as principais partes
de uma célula?
C – Diferencie seres eucariotos de
seres procariotos.
D – De que forma conseguimos
visualizar uma célula?
E – Qual a função do núcleo de uma
célula?
Forma de Avaliação da Aprendizagem
De acordo
com o entendimento do texto, respostas das atividades e capricho na entrega.
Contato
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – COLOCAR NOME E SÉRIE EM CADA
ATIVIDADE (IDENTIFICAÇÃO) E ESPECIFICAR A ATIVIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO.
FAZER CABEÇALHO EM TODAS AS
ATIVIDADES:
NOME
|
N.
|
ANO/SÉRIE
|
ATIVIDADE
N.
|
Referências
Post “O incrivel pontinho azul”- 21/07/17
Canto, Eduardo Leite
- Aprendendo com o cotidiano – 6º.ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário