Roteiro de Estudos
Professor(a): Daniele Bilatto
Componente Curricular: Projeto de Vida
Turmas: 8°B
Número de aulas/data
referente:
2 aulas semanais 22/06 a 26/06/2020
Sensibilização: Nossos Direitos
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: Competências socioemocionais em foco: Organização, Empatia e Respeito.
Sequência de Atividades : Texto
No Brasil, um dos principais documentos que reúnem leis especificas para
assegurar os direitos desses cidadãos é o Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA). Criado e ratificado em 1990, ele reconhece crianças e adolescentes como
sujeitos de direitos, ou seja, sujeitos que tem os seus direitos garantidos por
lei – e estabelece que a família, o Estado e a sociedade são responsáveis pela
sua proteção. O ECA prevê uma série de direitos fundamentais, agrupados em
cinco categorias.
1.
Direito à Vida e a Saúde.
2.
Direito à Liberdade, ao Respeito e a Dignidade.
3.
Direito à Convivência Familiar e Comunitária.
4.
Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.
5.
Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.
Veja
aula do CMSP dia: 17/06/2020
Crie
uma entrevista com seus familiares, quem convive com você e realize a atividade
abaixo.
Pergunte
a eles e responda junto as perguntas:
1.
O que significa ECA?
2.
Quais são os direitos fundamentais que o ECA prevê?
3.
Fale sobre alguns direitos à liberdade compreendidos no ECA?
4.
Cite alguns direitos da criança e do adolescente?
Observação:
Só serão aceitas atividades feitas a mão e não digitadas.
Data
da entrega: 29/06/2020
Não
esqueça de adicionar seu nome, número e ano.
Forma de Avaliação da
Aprendizagem: Sua disposição para aprender, entrega das atividades dentro dos prazos,
capricho.
Contato Dúvidas e entrega de
atividades no e mail: danielebilatto@prof.educacao.sp.gov.br
Referências: Currículo Paulista
Bons
estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário