quinta-feira, 9 de julho de 2020

EF 9º ano - Arte - Professora Lucirene (06/07 a 10/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): LUCIRENE MAURICIO MOMETTI
Componente Curricular:  ARTE
Turmas: 9ºs ANOS ENSINO FUNDAMENTAL  – A – B – C - D
Número de aulas/data referente: 02 – semana de 06 a 10 de julho de 2020

Sensibilização: Enquanto a dança trouxer alegrias para nossa vida a tristeza terá de aguardar sua vez.
Habilidade(s) a ser desenvolvida  :
(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Sequência de Atividades :
Parte 1 -
1 - copie o texto “Dança” no caderno de desenho/sulfite, com margem de 1 cm nos 4 lados, a lápis.
2 -COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE NA ATIVIDADE E ENVIE PELO E-MAIL.

Forma de Avaliação da Aprendizagem serão avaliados a compreensão dos procedimentos e o desenvolvimento das atividades. A entrega das mesmas, o capricho e o interesse do aluno.

Contato :  E-mail : lucim_mometti@hotmail.com   -  para enviar as ativides e solicitar explicações e esclarecimentos, sanando suas dúvidas.

Referências  caderno do aluno, Livro Didático, CMSP, pesquisa na internet.
 



DANÇA

Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.

·         Quanto ao modo de dançar:

·         Quanto a origem:

·         Quanto a finalidade:

Jongo: dança de roda de origem africana do tipo batuque ou samba, com acompanhamento de tambores, solista no centro e eventual presença da umbigada (pancada com o umbigo que o dançarino solista dá naquele que o vai substituir nas danças de roda trazidas pelos escravos), e cujo canto é do tipo estrofe e refrão.

Mestre sala e porta bandeira:  são um casal de dançarinos que exercem a função de conduzir e apresentar a bandeira de uma escola de samba durante o seu desfile no carnaval.

Samba de roda do Recôncavo Baiano: variante musical mais tradicional do samba, originário da Bahia. Estilo musical afro-brasileiro, associado a uma dança que por sua vez está ligada a capoeira.

Tambor de Crioula: dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no Maranhão, em louvor a São Benedito.

Frevo: ritmo musical e uma dança brasileira com origem em Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012.



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