Roteiro de Estudos
Professor(a): LUCIRENE MAURICIO MOMETTI
Componente
Curricular: ARTE
Turmas: 9ºs ANOS ENSINO FUNDAMENTAL – A –
B – C - D
Número de
aulas/data referente: 02 – semana de 06 a 10 de
julho de 2020
Sensibilização:
Enquanto a dança trouxer alegrias para nossa vida a
tristeza terá de aguardar sua vez.
Habilidade(s) a ser desenvolvida :
(EF69AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado,
abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história
tradicional e contemporânea.
Sequência
de Atividades :
Parte 1 -
1 - copie o texto “Dança” no caderno de desenho/sulfite,
com margem de 1 cm nos 4 lados, a lápis.
2 -COLOQUE SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE
NA ATIVIDADE E ENVIE PELO E-MAIL.
Forma de Avaliação
da Aprendizagem serão avaliados a compreensão dos
procedimentos e o desenvolvimento das atividades. A entrega das mesmas, o
capricho e o interesse do aluno.
Contato : E-mail : lucim_mometti@hotmail.com -
para enviar as ativides e solicitar explicações e esclarecimentos,
sanando suas dúvidas.
Referências caderno do aluno, Livro Didático,
CMSP, pesquisa na internet.
DANÇA
Desde 1982, no dia 29 de abril,
comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem
ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.
A dança é uma das três principais artes
cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música.
A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente
estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com
passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão
de sentimentos potenciados por ela.
A dança
pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou
cerimônia. Atualmente, a dança se manifesta nas ruas
em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado
"vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado
o propósito artístico.
Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta
diferentes critérios.
·
Quanto ao modo de dançar:
·
Quanto a origem:
- dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc);
- dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc);
- dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
- dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).
·
Quanto a finalidade:
- dança erótica (ex.: can can, striptease, pole dancing);
- dança cênica ou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado, dança contemporânea);
- dança social (ex.: dança de salão, axé, tradicional);
- dança religiosa/dança profética (ex.: dança sufi).
- dança coreografada (ex.: Casamento, Debutantes, Bodas); etc
Jongo:
dança de roda de origem africana do tipo batuque ou samba, com acompanhamento
de tambores, solista no centro e eventual presença da umbigada (pancada com o
umbigo que o dançarino solista dá naquele que o vai substituir nas danças de
roda trazidas pelos escravos), e cujo canto é do tipo estrofe e refrão.
Mestre sala e porta bandeira: são um casal de dançarinos que exercem a função de conduzir e
apresentar a bandeira de uma escola de samba durante o seu
desfile no carnaval.
Samba de roda do Recôncavo Baiano: variante musical mais tradicional do samba,
originário da Bahia. Estilo musical afro-brasileiro, associado a uma dança que
por sua vez está ligada a capoeira.
Tambor de Crioula: dança de origem africana praticada por descendentes
de escravos africanos no Maranhão, em louvor a São Benedito.
Frevo:
ritmo musical e uma dança brasileira com origem em Pernambuco, misturando
marcha, maxixe e elementos da capoeira.
Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012.
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